Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação MyMax Cratus 500 W


     138.678 visualizações    Energia    11 comentários
Teste da Fonte de Alimentação MyMax Cratus 500 W

Análise do Primário

Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da MyMax Cratus 500 W. Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos a leitura do nosso tutorial “Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas”.

Esta fonte de alimentação usa duas pontes de retificação GBU606, que estão instaladas em um dissipador de calor individual. Cada ponte suporta até 6 A a 100° C, o que significa que em teoria você seria capaz de extrair até 1.380 W desta fonte em uma rede elétrica de 115 V; assumindo uma eficiência de 80%, estas pontes permitiriam que a fonte fornecesse até 1.104 W sem que ela se queimasse. Claro que estamos falando apenas desses componentes e o limite real dependerá de outros componentes da fonte de alimentação.

MyMax Cratus 500w
Figura 12: Pontes de retificação

O circuito PFC ativo utiliza um transistor MOSFET IXTQ36N50P, cada um suportando até 26 A a 25° C em modo contínuo ou até 108 A a 25 ° C em modo pulsante. Este transistor possui uma resistência máxima de 170 mΩ quando ligado, característica chamada RDS(on). Quanto menor esta resistência melhor, pois menos o transistor consumirá, significando maior eficiência.

MyMax Cratus 500w
Figura 13: O transistor e o diodo do PFC ativo

A saída do circuito PFC ativo é filtrada por um capacitor eletrolítico de 330 µF x 450 V de uma empresa chamada FEC, rotulado a 105º C.

MyMax Cratus 500w
Figura 14: Capacitor

Na seção de chaveamento, mais transistores MOSFET SPP16N50C3 são empregados usando a tradicional configuração de chaveamento direto com dois transistores. Cada transistor suporta até 16 A a 25° C ou 10 A a 100° C em modo contínuo ou até 48 A a 25° C em modo pulsante, com um RDS(on) máximo de 280 mΩ.

MyMax Cratus 500w
Figura 15: Os transistores chaveadores

O primário é gerenciado por um controlador PWM/PFC ativo CM6805.

MyMax Cratus 500w
Figura 16: Controlador PWM/PFC ativo

Vamos agora dar uma olhada no secundário desta fonte de alimentação.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Primeiro foi dito:

"é uma fonte de alimentação boa para seu preço"

E depois:

"Outro problema dessa fonte é seu preço"

Afinal, o preço é bom ou não? No Mercado Livre, tem a CX 500 por R$ 195. Entre as duas fontes, com certeza ficaria com a da Corsair.

Resolver a questão 80 Plus não basta pra ganhar o selo de recomendação. A fonte queimou ao ser sobrecarregada - coisa que o usuário comum nunca iria fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O preço é alto, está na média do preço da Corsair CX500 modelo atual com certificação 80Plus Bronze. Por isso eu particularmente não recomendaria. Não se testou os 39A que a fonte promete na linha +12V e mesmo assim a eficiência foi abaixo de 80%. Por outro lado é bom ver que a fonte não é nenhuma porcaria, como aqueles outros modelos da mesma marca. A regulação de tensão foi bem decente e o ripple bem controlado. O que se conclui é que marcas nacionais, por melhor que queiram fazer, não têm como competir hoje em dia com as grandes marcas. Deviam investir onde há carência: Modelos decentes de baixa potência com preço justo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
A Corsair honra a garantia de 3 anos da linha CX para os consumidores brasileiros.

Então a mymax na verdade tem 1 ano a menos de garantia.

Oi Jorno, eu não sabia disso. Vou corrigir o texto.

Vou clarificar também a parte que vocês dizem estar confusa nas conclusões, sobre eu dizer que o preço é ponto positivo no início e depois ponto negativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Preço alto demais, para uma marca brasileira que ainda não tem credibilidade.

já venho pendido a quase 2 anos para testarem o modelo MPSU/2S3I de 420, 500, 600w principalmente de 420 que são essas que estão vendendo a balde no Brasil devido ao seu preço acessível, ninguém em sã consciência vai pagar quase 250 dilmas tendo Corsair, Seasonic e OCZ como opção e com o preço mais em conta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...