Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Teste da Fonte de Alimentação Neptuno NPT-450

       
 22.702 Visualizações    Testes  
 8 comentários

Testamos mais uma fonte de alimentação de marca nacional, desta vez a Neptuno NPT-450, que a marca diz ser de “450 W reais”. Será que ela é uma boa opção? Confira.

Teste da Fonte de Alimentação Neptuno NPT-450
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Testamos mais uma fonte de alimentação de marca nacional, desta vez a Neptuno NPT-450, que promete ser de “450 W reais”. Será que ela é uma boa opção? Confira.

Neptuno 450w
Figura 1: Fonte de alimentação Neptuno NPT-450

Neptuno 450w
Figura 2: Fonte de alimentação Neptuno NPT-450

A Neptuno NPT-450 tem 14 cm de profundidade e ventoinha de 120 mm com rolamento de mancal em sua parte inferior.

Neptuno 450w
Figura 3: Ventoinha

Ela não tem nenhum sistema de cabeamento modular e apenas o cabo de alimentação principal da placa-mãe traz uma proteção de nylon. O cabo de alimentação principal da placa-mãe usa fios com a bitola correta (18 AWG), porém os fios dos demais cabos são mais finos do que o recomendado (20 AWG). Os cabos inclusos são:

  • Cabo principal da placa-mãe com conector de 20/24 pinos, 37 cm de comprimento
  • Um cabo com um conector ATX12V, 37 cm de comprimento
  • Um cabo com um conector de seis pinos para placas de vídeo, 38 cm de comprimento
  • Um cabo com dois conectores de alimentação SATA, 38 cm até o primeiro conector, 30 cm entre conectores
  • Um cabo com dois conectores de alimentação para periféricos e um conector de alimentação para unidades de disquete, 38 cm até o primeiro conector, 14 cm entre conectores

A configuração de cabos desta fonte mostra que ela definitivamente é um produto de baixo custo.

Neptuno 450w
Figura 4: Cabos

Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


A fonte é uma porcaria completa, mas quase cumpriu o prometido.

344uqrp.png

Com os devidos créditos ao Clube do Hardware, como aliás já demonstra a marca dágua na imagem, a etiqueta promete 16A na linha +12V, o que dá 232W para uma configuração moderna. Pois não se pode esperar que uma configuração moderna consuma mais de 40W das demais linhas.

O resto prometido ali é potência de pico (peak power) e até nisso ela quase cumpriu, embora potência de pico seja uma grande bobagem que deva ser desconsiderada.

Já o site do fabricante faz mesmo muita palhaçada de marketing falcatrua. Restaria conferir se aqueles capacitores Rubycon são mesmo autênticos ou só casca.

Enfim, péssima regulação de tensão, péssima supressão de ripple, péssimo preço para produto tão ruim.

Editado por Kayke

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já virou tradição. Falou em "Watts REAIS" = LIXO.

Fonte que preste não faz alarde sobre estar entregando watts conforme o que consta na etiqueta, já que isso é o mínimo que se poderia esperar dela.

Editado por Phas

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca nem ouvi falar em fontes dessa marca. Mais bom saber que é bomba. xD

Parabens mais uma vez ao cdh pelos testes.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Restaria conferir se aqueles capacitores Rubycon são mesmo autênticos ou só casca.

Pois é, eu particularmente acho que são falsos (repare com a impressão de um dos capacitores está falhada), mas não pude fazer esse comentário no teste pois não tenho como provar. Você me deu uma ideia, remover a "casca" para ver se há outra coisa por debaixo. Aguarde.

Errinho bobo na página 5: "Os capacitores eletrolíticos que filtram as saídas da fonte da Chengx"...

Corrigido, obrigado.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu "desmontei" o capacitor mas não consegui ver nada que pudesse indicar falsificação, pois não havia nada embaixo da "capa". Teria de ter um capacitor da Rubycon de mesmas especificações para compará-los.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Eu "desmontei" o capacitor mas não consegui ver nada que pudesse indicar falsificação, pois não havia nada embaixo da "capa". Teria de ter um capacitor da Rubycon de mesmas especificações para compará-los.

Ao menos nao tinha um capacitor menor dentro da "casca"?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×