Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Teste da Fonte de Alimentação Nexus RX-6300 630 W

       
 39.609 Visualizações    Testes  
 4 comentários

Vamos dar uma olhada neste modelo de 630 W da Nexus, que vem com sistema de cabeamento modular, projeto com um único barramento e uma ventoinha super silenciosa.

Teste da Fonte de Alimentação Nexus RX-6300 630 W
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A Nexus é uma empresa holandesa e suas fontes de alimentação podem ser encontradas facilmente nos EUA e na Europa, obviamente. Hoje nós daremos uma olhada na fonte 630 W RX-6300, que vem com sistema de cabeamento modular, projeto com um único barramento e uma ventoinha super silenciosa. Será que esta fonte é uma boa opção de compra? Confira.

Fonte de alimentação Nexus RX-6300
Figura 1: Fonte de alimentação Nexus RX-6300.

Fonte de alimentação Nexus RX-6300
Figura 2: Fonte de alimentação Nexus RX-6300.

A Nexus RX-6300 tem 16 cm de profundidade, vem com uma ventoinha de 135 mm em sua parte inferior e circuito PFC ativo, é claro. Ela tem também sistema de cabeamento modular, mas alguns dos cabos estão permanentemente instalados na fonte (esses cabos possuem uma proteção de nylon que parte de dentro da carcaça da fonte). O sistema de cabeamento modular tem oito conectores, mas a fonte vem com apenas cinco cabos. Esta fonte tem os seguintes cabos:

  • Cabo principal da placa-mãe com um conector de 20/24 pinos (permanentemente preso na fonte de alimentação).
  • Um cabo com um conector EPS12V que pode ser transformado em dois conectores ATX12V (permanentemente preso na fonte de alimentação).
  • Um cabo ATX12V2 (permanentemente preso na fonte de alimentação).
  • Um cabo com um conector de alimentação auxiliar de seis/oito pinos para placas de vídeo (permanentemente preso na fonte de alimentação).
  • Um cabo com um conector de alimentação auxiliar de seis pinos para placas de vídeo (sistema de cabeamento modular).
  • Dois cabos com três conectores de alimentação SATA cada (sistema de cabeamento modular).
  • Dois cabos com três conectores de alimentação para periféricos e um conector de alimentação para a unidade de disquete cada (sistema de cabeamento modular).

A configuração de cabos da RX-6300 é perfeita para um produto de 630 W.

Os cabos que estão permanentemente instalados na fonte de alimentação medem 46 cm de comprimento, e os cabos do sistema de cabeamento modular são um pouco mais longos, com 50 cm entre a fonte de alimentação e o primeiro conector no cabo. Os conectores para periféricos têm 15 cm entre eles, mas os conectores SATA têm 20 cm entre eles, o que é excelente.

Todos os cabos utilizam fios 18 AWG, que é a bitola correta a ser usada.

Fonte de alimentação Nexus RX-6300
Figura 3: Cabos.

Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Uma dúvida: como ficou a oscilação e o ruído da fonte quando em sobrecarga?

Só faltava chegar aqui por um preço menor q 400 reais...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso que é fonte. É até agradável aos olhos ver o interior dessa fonte. Não precisa ser expert pra perceber mesmo sem teste que essa fonte já tem outro nível comparado as nossas bombas.

Mas vai ver se encontra essa fonte por aqui :(

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria louvável se o Gabriel Torres investisse em instrumentos de ensaio para teste de acústica.

Ele é a única referência brasileira em termos de teste de PSUs. Não existe site de hardware no Brasil cujos testes de PSUs sejam relevantes. Quando eu vejo uma chamada que indica um "review de fonte" em qualquer outro site eu nem perco tempo em lê-lo. Acredito até mesmo que não haja teste de fonte relevante em nenhum site em língua portuguesa.

Portanto eu gostaria de ver testes de ruído de produtos de hardware em português. Talvez nem valha a pena investir nisso porque, acredito, o público seria bem menor em relação ao interessado em desempenho. Acredito também que seria muito caro montar uma câmara anecoica e adquirir os instrumentos para aferição de acústica. Pelo que me lembro, já foi bem caro para o Gabriel adquirir um testador de PSU de verdade.

Eu comento isso aqui neste tópico pelo seguinte: o nicho de mercado do Nexus é o entusiasta de "Silent PC". Tanto é que um de seus domínios na internet chama-se Stop The Noise (www.stopthenoise.com).

Do resto, só tenho a parabenizar o Gabriel pelo review. Torço para que um dia ele também possa fazer testes de ruído.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×