Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação OCZ EliteXStream 1000 W


     53.661 visualizações    Energia    8 comentários
Teste da Fonte de Alimentação OCZ EliteXStream 1000 W
Produto Recomendado

Análise do Primário

Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da EliteXStream 1000 W. Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos que você leia nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas.

Esta fonte de alimentação usa uma ponte de retificação GBJ2006 em seu estágio primário capaz de fornecer até 20 A a 110°C. Este componente está claramente superdimensionado: a 115 V ele seria capaz de puxar até 2.300 W da rede. Supondo uma eficiência típica de 80%, isso significa que essa fonte poderia entregar até 1.840 W sem que este componente queimasse. É claro que estamos falando especificamente do limite da ponte de retificação, e a potência máxima que uma fonte é capaz de fornecer depende dos demais componentes usados.

Fonte de alimentação OCZ EliteXStream 1000 W
Figura 8: Ponte de retificação.

O circuito PFC ativo usa três transistores de potência MOSFET 20N60C3, o mesmo usado por várias outras fontes de alimentação que já vimos. Cada um é capaz de fornecer até 300 A a 25°C em modo pulsante (que é o caso) ou até 45 A a 25°C ou 20 A a 110°C (veja o que a diferença de temperatura faz). Normalmente o circuito PFC ativo tem apenas dois transistores. Outras fontes de alimentação que já vimos até o momento e que utilizam três transistores no circuito PFC ativo incluem a Zalman ZM-600HP, OCZ StealthXstream 600 W e a OCZ GameXstream 700 W.

Outra coisa diferente no circuito PFC ativo desta fonte é o uso de três capacitores eletrolíticos japoneses da Hitachi rotulados a 105°C conectados em paralelo. Quando os capacitores são conectados em paralelo os valores de suas capacitâncias são somados. Portanto três capacitores de 330 µF conectados em paralelo equivalem a um capacitor de 990 µF. Este é um macete muito inteligente para obter uma maior capacitância sem usar um componente fisicamente maior. Esta é a melhor configuração possível: capacitores japoneses, alto limite de temperatura e capacitância muito elevada.

Fonte de alimentação OCZ EliteXStream 1000 W
Figura 9: Capacitores do circuito PFC ativo.

Na seção de chaveamento esta fonte utiliza dois outros transistores 20N60C3 na tradicional configuração de chaveamento direto com dois transistores. As especificações para esses transistores foram publicadas acima. Eles alimentam os dois transformadores disponíveis, que têm seus primários conectados em paralelo. Portanto apensar de esta fonte ter dois transformadores eles são alimentados e controlados pelo mesmo circuito.

Como você pode ver na Figura 10 todos os principais semicondutores do primário são instalados no mesmo dissipador de calor.

Fonte de alimentação OCZ EliteXStream 1000 W
Figura 10: Diodo do PFC ativo, três transistores do PFC e dois transistores chaveadores.

Esta fonte utiliza um controlador PFC/PWM discreto em vez de usar um circuito integrado que tem este circuito já pronto. Nesta fonte este circuito foi feito usando um comparador  LM339, um controlador de modo de corrente UC3845B e um controlador PFC ICE2PCS02.

Fonte de alimentação OCZ EliteXStream 1000 W
Figura 11: Controlador do PFC ativo/PWM.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Caramba, excelente teste e excelente fonte tamb, mas meu comentário é sobre o modo que vocês especificaram neste teste (e no da Corsair HX1000W) em quantos cabos vem os conectores SATA e para periféricos, 8 conectores em 2 cabos, ao invés de dizer apenas que tem 8 conectores.

Ainda estou longe ($$$$ :)) de montar um pc que precise de uma fonte destas mas seria legal que especifiquem isto nos testes das fontes de menor potência (aliás todos os outros testes), pois as vezes, mesmo se tiver a quantidade de conectores necessários você ainda precisa recorrer aos adapdadores.

Um exemplo disto é minha Cooler Master 460W (ou 430W) que tem 3 conectores SATA em apenas 1 cabo.

Como meu HD e minha grav. DVD são SATA, tive que usar um adaptador para a grav. DVD pois nem se eu usasse os conectores das extremidades ainda sim não alcançava.

Tá ai pessoal, até a próxima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Excelente teste. Bem prático e detalhado, como sempre.

Entretanto:

Quem precisa de uma fonte de 1000W?

Que tipo de configuração exige tanto?

Alguém com duas 4870X2 ou três GTX280 + um QX9770 overclockado por exemplo..

Ou algupem com uma configuração menos forte mas que queira trabalhar na eficiência máxima da fonte..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Gabriel, o link não está abrindo aqui agora, então não pude verificar...

Por acaso esse novo wattimetro lhe permite fazer sobrecarga em fontes de 1000W já?

Grande abraço e parabéns pelo excelente trabalho!

Essa é uma limitação do testador de fontes ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...