Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Pacific Network ATX-200W (TA500)


     53.432 visualizações    Energia    68 comentários
Teste da Fonte de Alimentação Pacific Network ATX-200W (TA500)

Análise do Secundário

Esta fonte usa três retificadores em seu secundário.

A corrente máxima teórica que cada linha pode fornecer é dada pela fórmula I / (1 - D), onde D é o ciclo de trabalho usado e I é a corrente máxima suportada pelo diodo de retificação. Como esta fonte usa o projeto meia-ponte, o ciclo de trabalho é de 50%, ou seja, basta somar a corrente máxima de todos os diodos de cada saída.

A saída de +12 V usa um retificador STPR1620CT, que possui uma corrente máxima de 16 A (8 A por diodo interno a 120° C, queda de tensão máxima de 0,99 V, que é alta). Isso nos dá uma corrente máxima teórica de 16 A ou 192 W para a saída +12 V. Note como este retificador é do tipo “rápido” e não do tipo “Schottky”, apresentando uma queda de tensão muito alta (isto é, baixa eficiência). Outro detalhe é que o fabricante deste componente o lista como sendo obsoleto em seu site.

A saída de +5 V usa um retificador Schottky MBR2045, que possui uma corrente máxima de 20 A (10 A por diodo interno a 165° C, queda de tensão máxima de 0,84 V). Isso nos dá uma corrente máxima teórica de 20 A ou 100 W para a saída +5 V.

A saída de +3,3 V usa um retificador Schottky PBYR1545CT, que possui uma corrente máxima de 15 A (7,5 A por diodo interno a 107° C, queda de tensão máxima de 0,57 V). Isso nos dá uma corrente máxima teórica de 15 A ou 49,5 W para a saída +3,3 V.

Note como esta fonte usa um retificador mais forte na saída +5 V em vez de na saída +12 V, um cenário típico de fontes projetadas 10 anos atrás.

Esses valores são valores máximos teóricos e a potência máxima que a fonte poderá fornecer dependerá de outros componentes.

Pacific Network ATX-200W
Figura 11: Retificadores de +12 V, de +5 V e de +3,3 V

Observando atentamente o secundário desta fonte algo nos chamou a atenção: esta fonte não tem as bobinas de filtragem, o que acarretará em altos níveis de oscilação e ruído.

Pacific Network ATX-200W
Figura 12: Esta fonte não tem bobinas em seu estágio de filtragem

Um circuito integrado comparador de tensão LM339 é usado para criar proteções, mas não conseguimos descobrir quais proteções são suportadas.

Pacific Network ATX-200W
Figura 13: Circuito comparador de tensão

Todos os capacitores eletrolíticos do dobrador de tensão são de uma empresa chamada K-Eagle, enquanto que os capacitores que filtram as saídas da fonte são, incrivelmente, de boas empresas: Teapo e Matsushita (Panasonic – uma empresa japonesa). Capacitores usados em outros estágios do secundário são de uma empresa chamada H.Q.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas



Hehehehe, essa é boa, não tem o estagio de filtragem e consegue fornecer resultados aceitaveis! Por miseros R$33,00 acho que não da pra fazer muito mais que isso!

Só uma errata na primeira pagina:

Um cabo com dois conectores de alimentação SATA, 32 cm até o primeiro conector, 15 cm entre conectores
Acho que deveria ser Conector para periféricos...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EPIC FAIL! O fabricante nem ao menos conseguiu copiar o projeto dos outros :lol:

Pensei que já fosse "Lei" fontes desse naipe e preço serem vagabundos...

Poxa vida, fico me perguntando se pego uma dessas pra colocar a velha carroça* de volta a vida... :rolleyes:

*Athlon 64 3200+, K8V-X SE, FX5200...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente. E ao que parece, esses testes estão fazendo essa cambada se mexer. Espero que haja mais fontes simples que sejam, no mínimo, no mesmo nível dessa aí. Pra quem não quer gastar com fonte, realmente é uma boa opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EPIC FAIL! O fabricante nem ao menos conseguiu copiar o projeto dos outros :lol:

Não entendi o comentário.

A fonte é muito boa pro preço que tem e para o mercado a que se destina. Acho que a única coisa que separa ela de um selo de recomendação é o (não existente) estágio de filtragem de transientes.

Essa eficiência pra 200 W não chega a ser muito prejuízo, e os cabos curtos e escassos combinam com o tipo de computador que dá pra se montar com ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, vi ela no Kabum: Fonte Pacific Network ATX 200W - MUFO0000 ( mas já está indisponível :ph34r: )

Atualmente tenho grandes dificuldades de substituir fontes em micros antigos (funcionais), essa pelo custo/benefício seria uma boa opção pelo visto, porém pelo jeitão de ATX 1.3 (pela ausência do fio branco e ao menos um conector sata) elá não é recomendada para placas socket 370 / 462 que possuem slot isa e/ou possuem carga excessiva no 5v. (mas essa fonte curiosamente possui um conector de alimentação para monitores pré-histórico, poderia ser ao menos o tripolar comum)

De resto, o trecho abaixo (retirado da primeira página do artigo) realmente como já citado, não condiz com a realidade.

Um cabo com dois conectores de alimentação SATA, 32 cm até o primeiro conector, 15 cm entre conectores
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja cliquei no teste esperando o selo bomba, mas como bem disse o Gabriel Torres, milagres acontecem. Claro que nao da pra comparar com fontes mais caras, mas custando na casa dos 30 barão e não explodindo na sua cara parece ser uma boa alternativa pra pcs "de escritório"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalmente uma fonte de baixo custo honesta! Mesmo sem os estágios de filtragem e a eficiência abaixo dos 80%, depois de tantos testes com fontes de baixo custo, tenho uma opção para indicar:D. Parabéns ao CDH pela descoberta e parabéns à Pacific Network por respeitar o consumidor.

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí sim fomos surpreendidos nvoamente hein???

Assim como muitos amigos eu também achava q ia ser Produto Bomba fácil =D

É triste esse modo de pensamento, + se tratando de fontes nacionais a exceção é achar uma que não seja bomba mesmo.

Como o pessoal falou, pra um computador de escritório que só precisa de uma fonte estável essa fonte é uma excelente pedida. Inclusive aqui na empresa eu vou encaminhar alguns sites de venda dessa fonte pro setor de Compras. Adeus fontes xing-ling por aqui huahuauhauhuaa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, mais um que achou que ia ver um produto bomba...

Confesso que fiquei surpreso, ainda to achando que é pegadinha do CdH, vem cá, será que eu dormi demais e acordei em 1º de abril é? Hehehe, acho que deu TILT no testador de carga ai do clube de tando testar produto bichado, :P.

Mas falando sério, é bom ter pelo menos UMA opção barata para poder substituir uma fonte de PC antigo, até porque investir 150, 200 reais ou mais numa fonte prum computador obsoleto que as vezes nem vale isso é brabo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela primeira vez aparece uma fonte no preço das bombas e honesta

mostrando que não é caro demais fazer uma fonte pelo menos que não oferece risco por um preço acessível, tomara que as outras fontes dessa marca e de outras comece a ficar assim, pelo menos a concorrencia agora vai começar, só o ruim que na minha cidade acho que ainda não tem essa fonte o que vai causar ainda a venda de muita fonte bomba por aqui.

por também ter grana curta apesar de gastar um pouco mais de energia acho que vou procurar um fonte dessa para substituir a dinamite (muito mais que bomba) da multilaser que ganhei do meu irmão e está no meu pc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só faltou mesmo a filtragem, alguem sabe dizer quanto eles gastariam a mais se o incluissem?(r$)

Provavelmente alguns centavos... ainda mais sendo uma empresa que compra esses componentes de tonelada.

Esses componentes podem ser comprados em qualquer boa eletrônica e qualquer um que tem um bom conhecimento de eletrônica pode colocá-los.

Resumindo: É barato e fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falta agora comparar as diferenças com a Asvotek 200W cujo teste sugeri há mais tempo e se os resultados obtidos são iguais ou semelhantes. A fonte custou 33 reais e toca um Core 2 Duo E7400 com 4GB de memória, dois HDs, 1 drive optico, um leitor de cartão e uma Geforce 9500GT Zotac.

img0007h.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando vejo um review que tem a frase "Estamos testando hoje mais uma fonte de marca nacional", a primeira imagem que vem a cabeça é o selo "produto bomba", mas pela primeira vez vejo uma fonte nacional de baixo custo honesta .... parabéns ao cdh pelo teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...