Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação PC Power & Cooling Silencer 610 EPS12V


         69.688 visualizações    Energia    10 comentários
Teste da Fonte de Alimentação PC Power & Cooling Silencer 610 EPS12V
Produto Recomendado

Análise do Secundário

Esta fonte usa quatro retificadores Schottky em seu secundário.

A saída de +12V usa dois 30A50CT em paralelo, cada um capaz de suportar até 30 A a 125° C (15 A por diodo interno). A corrente máxima teórica que a linha de +12 V pode fornecer é dada pela fórmula I / (1 – D), onde D é o ciclo de trabalho usado e I é a corrente máxima suportada pelo diodo responsável pela retificação (neste caso, formado por dois diodos de 15 A em paralelo). Apenas como um exercício teórico podemos assumir um ciclo de carga de 30%. Isto nos daria uma corrente máxima teórica de 43 A ou 514 W para a saída de +12 V. A corrente máxima que esta linha pode realmente fornecer depende dos demais componentes usados, em particular da bobina.

A saída de +5V usa um 30L30CT, que é capaz de suportar até 30 A a 140° C (15 A por diodo interno). A corrente máxima teórica que a linha de +5 V pode fornecer é dada pela fórmula I / (1 – D), onde D é o ciclo de trabalho usado e I é a corrente máxima suportada pelo diodo responsável pela retificação (neste caso, formado por um diodo de 15 A). Apenas como um exercício teórico podemos assumir um ciclo de carga de 30%. Isto nos daria uma corrente máxima teórica de 21 A ou 107 W para a saída de +5 V. A corrente máxima que esta linha pode realmente fornecer depende dos demais componentes usados, em particular da bobina.

A saída de +3,3 V usa um 30A40CT, capaz de suportar até 30 A a 135° C (15 A por diodo interno). Usando a mesma matemática temos uma potência máxima teórica de 71 W.

Apesar de as linhas +5 V e +3,3 V terem retificadores separados, elas compartilham a mesma saída do transformador. Portanto a corrente máxima que essas linhas podem fornecer dependerá muito do transformador.

Como já dissemos anteriormente, a corrente/potência máxima que cada linha pode realmente fornecer dependerá de outros componentes usados, especialmente do transformador, da bobina, do capacitor, da bitola do fio e até mesmo da largura das trilhas da placa de circuito impresso. Os números apresentados são apenas um exercício teórico.

Silencer 610
Figura 10: Os quatro retificadores Schottky usados no secundário.

Esta fonte usa um minúsculo semicondutor sensor térmico localizado no lado da solda da placa de circuito impresso, abaixo do dissipador de calor do secundário (veja na Figura 11). Este sensor pode passar despercebido por um olho não treinado. A proposta deste sensor é controlar a velovidade de rotação da ventoinha de acordo com a temperatura interna da fonte.

Silencer 610
Figura 11: Sensor térmico.

Esta fonte de alimentação usa uma mistura de capacitores eletrolíticos japoneses (Chemi-Con) e taiuaneses (OST). O maior capacitor eletrolítico do circuito PFC ativo é rotulado a 85° C, enquanto que todos os outros capacitores menores são rotulados a 105° C.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Muito bom esse teste, mas está faltando complementar os testes publicados antes da chegada dos equipamentos que medem realmente o desempenho das fontes. Gostaria de saber quanto realmente a fonte da Zalman ZM600-HP pode fornecer de potência, pois comprei uma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nós, no entanto, ainda não fizemos um teste de carga com este modelo da OCZ para verificar se ela pode realmente fornecer os 600 W rotulados. Com este modelo da PC Power & Cooling nós garantimos a você que ela será capaz de fornecer os 610 W rotulados. Além disso, a Silencer 610 EPS12V é cotada com a mesma faixa de preço de fontes de alimentação de 600 W de outros fabricantes. Portanto nós achamos que preço não será um verdadeiro problema se você está procurando por uma boa fonte de 600 W.

Com relação a esse trecho acho desnecessário, pois além de não ter dados sobre a outra fonte vocês ainda confundem o leitor com isso. perceba o que o Genzo falou aqui.

Quanto ao teste, realmente um excelente teste, me animou muito apesar de não conhecer esta marca, mas eu ja vi boas qualificações dela no newegg, eu iria comprar uma OCZ StealthXStream 600W, mas com esse teste e com as aprovações no newegg mais para a PC Power eu penso seriamente em comprar a da PC Power.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Só para avisar que este artigo foi atualizado para incluir testes de carga e, portanto, o artigo foi transformado em um teste "de verdade".

Abraços,

Gabriel Torres

O CDH irá atualizar o teste da OCZ StealthXStream 600W com os metodos e equipamentos novos? Eu iria comprar ela, mas depois do teste completo dessa PC Power estou em dúvida.

Uma coisa importante que poderia ressaltar nesse teste, no final, é que essa fonte PC Power tem conectores pci-e 6+2 pin.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As fontes PC Power & Cooling são senão as melhores fontes, pelo menos uma das melhores fontes q se pode achar... Mas pelo amor de Deus... Não faz sentido uma fonte ser chamada se Silencer e ter um ruido de 26-38dB!!!!

Não consigo entender como fontes do nível (de preço inclusive...) dela faz barulho assim!

---

O "noise" que eu disse ae em cima, está no próprio site da fabricante...

http://www.pcpower.com/power-supply/silencer-610-eps12v.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...