Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Teste da Fonte de Alimentação PC Power & Cooling Silencer 750 Quad

       
 50.273 Visualizações    Testes  
 8 comentários

Nosso teste da PC Power & Cooling Silencer 750 Quad, uma fonte de 750 W que vem com quatro cabos de alimentação para placas de vídeo, é rotulada a 40°C e promete fornecer até 825 W durante picos. Vejamos se esta beldade sobrevive aos nossos testes.

Teste da Fonte de Alimentação PC Power & Cooling Silencer 750 Quad
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A Silencer 750 Quad é uma fonte de alimentação de 75 W da PC Power & Cooling que tem um único barramento de +12 V, quatro cabos de alimentação auxiliar PCI Express para placas de vídeo, PFC ativo, eficiência acima de 80% e se parece muito com uma tradicional fonte ATX, com uma pequena ventoinha de 80 mm em sua parte traseira. O fabricante promete que esta fonte pode fornecer sua potência rotulada a 40°C e tem uma potência máxima de pico de 825 W. Promissor, mas será que esta fonte pode realmente fornecer 750 W? Confira.

O que é realmente interessante sobre a PC Power & Cooling é que eles testam cada fonte individualmente com um testador de carga chamado Chroma 8000 e incluem o relatório gerado para a fonte que você comprou dentro da caixa do produto, como você pode ver na Figura 3.

Esta fonte está disponível em duas cores: vermelha ou preta. A versão vermelha é também chamada “CrossFire Edition”.


Figura 1: Fonte de alimentação PC Power & Cooling Silencer 750 Quad.

PC Power & Cooling Silencer 750 Quad
Figura 2: Fonte de alimentação PC Power & Cooling Silencer 750 Quad.

PC Power & Cooling Silencer 750 Quad
Figura 3: Relatório individual gerado pelo testador de carga Chroma 800 e que vem junto com a fonte testada.

De acordo com o relatório que veio com a fonte testada ela tem eficiência de 85% na carga máxima e potência de pico de 830 W. Claro que veremos qual é a quantidade de potência que esta fonte fornece em nossos testes.

Como mencionamos esta fonte usa uma ventoinha comum de 80 mm na sua parte traseira em vez de uma ventoinha de 120 mm ou maior na sua parte inferior. Esta ventoinha foi incrivelmente silenciosa durante nossos testes e nós a ouvimos girar apenas quando a fonte estava fornecendo 750 W (mais sobre isso depois).

Esta fonte de alimentação tem PFC ativo, que oferece uma melhor utilização da rede elétrica e permite que a PC Power & Cooling venda este produto na Europa (leia nosso tutorial sobre o PFC em nosso tutorial Fontes de Alimentação). No que diz respeito à eficiência, a PC Power & Cooling diz que este produto tem uma eficiência de pelo menos 83%. Claro que mediremos isto para ver se o que o fabricante afirma é verdade. Quanto maior a eficiência melhor – uma eficiência de 80% significa que 80% da potência extraída da rede elétrica é convertida em potência nas saídas da fonte de alimentação e apenas 20% é desperdiçada, o que significa uma conta de luz mais baixa – só para você ter uma ideia, fontes de alimentação convencionais possuem uma eficiência inferior a 70%.

O cabo de alimentação principal da placa-mãe usa um conector de 24 pinos (sem suporte para placas-mães com 20 pinos) e esta fonte tem um conector ATX12V e um conector EPS12V.

Esta fonte de alimentação vem com nove cabos de alimentação para periféricos: dois cabos de alimentação auxiliar de 6 pinos para placas de vídeo, dois cabos de alimentação auxiliar de 6/8 pinos para placas de vídeo, dois cabos contendo três conectores de alimentação para periféricos cada, um cabo contendo dois conectores de alimentação para periféricos e um conector de alimentação para a unidade de disquete, e dois cabos com três conectores de alimentação SATA cada.

A quantidade de conectores oferecidos por esta fonte é adequada para uma fonte de alimentação desta faixa de potência, mas usuários ultra entusiastas podem achar que a quantidade de conectores de alimentação SATA oferecida por esta fonte não é suficiente para seus micros topo de linha, especialmente agora com as unidades ópticas também possuindo conectores de alimentação SATA. É sempre bom lembrar que você pode converter qualquer plugue de alimentação para periférico em um plugue de alimentação SATA usando adaptadores (que não vêm com a fonte) e como esta fonte tem oito conectores de alimentação para periféricos a quantidade de conectores disponíveis não deve ser um problema.

Nesta fonte todos os fios são 18 AWG, o que é bom, apesar de pessoalmente preferirmos ver alguns fios de 16 AWG sendo usados em fontes de alimentação desta faixa de potência.

No que diz respeito à estética, a PC Power & Cooling usou acabamento de nylon em todos os cabos e este acabamento parte de dentro da fonte.

Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.

Editado por

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Ela custa 799 reais na WAZ, que é o importador oficial dela no Brasil.

Eu ia comentar o mesmo!

hehe

Eu ja li muitos review dessa fonte! Sempre vi q ela é considerada entre as melhores fontes que existem...

Dos teste jas feitos pelo Clube do Hardware... Tem alguma q poderia ser considerada melhor?

Queria saber se ela é silenciosa tirando toda a potencia(750W)

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com 5 anos de garantia nos EUA (na caixa do produto diz que a garantia é de 3 anos, mas esta informação não procede; lembrando que no Brasil a garantia dependerá do distribuidor – infelizmente nunca vimos no Brasil alguém honrar a garantia original do fabricante)

Acho que nunca devem ter entrado na página http://www.waz.com.br . Lá eles fornecem a garantia original do produto (neste caso 3 anos, que é o que está na caixa) para boa parte dos produtos que eles vendem.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Queria saber se ela é silenciosa tirando toda a potencia(750W)

Como diz o teste na página 8, praticamente não se ouve a ventoinha até 750W. A partir daí ela começa a fazer bastante barulho. Porém, convenhamos: somente o mais entusiastas dos entusiasta precisa de mais de 750W de potência em um PC... Aliás, acho que só com CrossfireX de HD 3870X2 é que alguém poderia extrair mais que 750W! AhuAHuahAuh!

Só achei estranho ela possuir somente essa ventoinha de 8cm, já que muitas fontes modernas e de qualidade comparável à fonte analisada tem ventoinha de 12cm e uma grande abertura na parte de trás, para melhorar o fluxo de ar. Será que ela não esquenta muito não?

Editado por timmy

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa fonte deve ser boa mesmo, vocês não tem nenhuma seventeam tipo a minha pra testar ?

Ainda não entendo nada de eletrônica, mas adoraria saber se é possível fazer um monitoramento da fonte via pc ou via instrumentos de medição mesmo, tipo amperímetro e etc...seria legal ter esses dados disponíveis tipo os de temperatura do cpu, velocidade dos coolers, só falta a fonte, corrente usada, potência, acredito que seja bem complicado esse monitoramento...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa não é não. Ela é d+ mais, que fonte meu irmão. Rapaz o cara desembolsar R$ 800,00 só para uma fonte é arriscado, principalmente porque é chaveada. Sem levar em conta que não é redudante imagine se ela fosse aí era perfeição. Acho que o meu K6II 475Mhz num precisa dessa fonte não HAAAA.:D

Um dia ainda chego numa dessa.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
:ahh: meu pentium4 3.6 mhz prescott não precisa de 800w mais meu chuveiro lorenzet , talvez no inverno hahahahahhahahahh

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

seu lorenzetti vai precisar de uns 6000W no inverno :D!

é uma baita fonte, mas foge da realidade do brasileiro, mesmo o mais entusiasta!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×