Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação PC Power & Cooling Silencer 760 W


     28.364 visualizações    Energia    3 comentários
Teste da Fonte de Alimentação PC Power & Cooling Silencer 760 W
Produto Recomendado

Análise do Primário

Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da PC Power & Cooling Silencer 760 W. Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos que você leia nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas.

Assim como a Seasonic S12D 750 W e a Seasonic M12D 750 W (que são internamente idênticas à Silencer 760 W) esta fonte tem duas pontes de retificação alimentando dois circuitos PFC ativos separados. Cada ponte é uma GBU806, que suporta até 8 A a 100° C e, portanto, em teoria você seria capaz de extrair até 1.840 W de uma rede elétrica de 115 V; assumindo uma eficiência de 80%, as pontes permitiram que esta fonte fornecesse até 1.472 W sem que elas queimassem. É claro que estamos falando especificamente do limite da ponte de retificação, e a potência máxima que uma fonte é capaz de fornecer depende dos demais componentes usados. As duas pontes estão instaladas em um dissipador de calor.

PC Power & Cooling Silencer 760 W
Figura 10: Pontes de retificação

Como explicamos, existem dois circuitos PFC ativos separados, cada um usando dois transistores MOSFET FWP12N50C para um total de quatro transistores. Cada um deles é capaz de fornecer até 13 A a 25° C ou até 8 A a 100° C (note o que a diferença de temperatura faz) em modo contínuo, ou até 52 A em modo pulsante a 25° C. Esses transistores apresentam uma resistência de 480 mΩ quando ligados, uma característica chamada RDS(on). Quanto menor este valor, melhor, já que os transistores gastarão menos energia e a fonte apresentará maior eficiência.

PC Power & Cooling Silencer 760 W
Figura 11: Transistores do PFC ativo

Esta fonte de alimentação usa dois capacitores eletrolíticos para filtrar a saída do circuito PFC ativo. O uso de mais de um capacitor aqui não tem nada a ver com a “qualidade” da fonte de alimentação, como alguns leigos poderiam supor (incluindo pessoas sem conhecimento em eletrônica que fazem testes de fontes de alimentação em outros sites). Em vez de usar um grande capacitor os fabricantes podem optar por usar dois os mais componentes menores que darão a mesma capacitância total, para melhor acomodar os componentes na placa de circuito impresso, já que capacitores com menores capacitâncias são fisicamente menores do que capacitores com maiores capacitâncias. Além disso, com dois capacitores em paralelo a corrente é dividida, diminuindo a quantidade de calor dissipado por cada capacitor. A Silencer 760 W usa um capacitor de 390 µF x 420 V e um capacitor de 330 µF x 420 V conectados em paralelo; isto é equivalente a um único capacitor de 720 µF x 420 V. Esses capacitores são japoneses, da Chemi-Com, e rotulados a 105° C.

Na seção de chaveamento, dois transistores de potência MOSFET SPP24N60C3 são usados, instalados na tradicional configuração de chaveamento direto com dois transistores. Cada transistor suporta até 24,3 A a 25° C ou 15,4 A a 100° C (note o que a diferença de temperatura faz) ou 72,9 A em modo pulsante a 25° C, apresentando um RDS(on) de 160 mΩ.

PC Power & Cooling Silencer 760 W
Figura 12: Transistores chaveadores e transistores do PFC ativo

O primário é gerenciado por um controlador PFC ativo/PWM CM6802.

PC Power & Cooling Silencer 760 W
Figura 13: Controlador PFC ativo/PWM

Vamos agora dar uma olhada no secundário desta fonte de alimentação.

Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Uma boa opção pra quem necessita de tal potência. E de fato, o preço ta muito bom levando em conta a qualidade da fonte que mesmo entregando 930W (170W a mais que o anunciado) ficou tudo dentro da faixa permitida e com uma excelente eficiência de 82%.

Parabéns a PC Power & Cooler, acertaram em cheio mais uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na pagina 7 do teste acredito ter um erro na especificação onde comenta sobre a eficiencia da bixinha..."A eficiência foi alta, entre 85,3% e 87,8%, apenas 0,2 ponto abaixo do requerido pela certificação 80 Plus Silver " sendo que na tabela mostra eficiencia minima de 84,9% em carga maxima.

parabens por mais um review muito bom...como sempre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As fontes PC Power & Cooling sempre tiveram grande prestígio porque são fabricadas pela Seasonic. Atualmente a PC&C (como costuma ser chamada na intimidade) é a linha premium da OCZ, que a adquiriu em 2007 por nada menos do que 13 milhões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...