Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Teste da Fonte de Alimentação PC Power & Cooling Silencer 910

       
 36.842 Visualizações    Testes  
 3 comentários

A Silencer 910 é a mais nova fonte de alimentação da PC Power & Cooling, baseada no projeto da Seasonic M12D. Vejamos se ela é uma boa fonte de alimentação.

Teste da Fonte de Alimentação PC Power & Cooling Silencer 910
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A PC Power & Cooling Silencer 910 utiliza internamente o mesmo projeto da Seasonic M12D, sendo, portanto, fabricada pela Seasonic. Neste projeto um conversor DC-DC é usado no secundário, o que significa basicamente que a Silencer 910 é uma fonte de alimentação de +12 V com duas fontes menores para converter a saída de +12 V em +5 V e +3,3 V. Este é o mesmo conceito usado pelas fontes das séries Antec Signature e TruePower, Seasonic M12D, Cooler Master UCP e Corsair HX (750W e superiores) e pelo menos nessas outras fontes este projeto provou fornecer uma eficiência muito alta. É importante lembrar que outros modelos da série PC Power & Cooling Silencer utilizam um projeto interno diferente. Vejamos como a PC Power & Cooling Silencer 910 se saiu em nossos testes.

A Silencer 910 possui certificação 80 Plus Silver, o que significa que ela apresenta eficiência mínima de 85% em carga leve (20% da carga; 182 W) e em carga máxima (910 W) e uma eficiência mínima de 88% em carga típica (50% da carga; 455 W).

Fonte de alimentação PC Power & Cooling Silencer 910
Figura 1: Fonte de alimentação PC Power & Cooling Silencer 910.

Fonte de alimentação PC Power & Cooling Silencer 910
Figura 2: Fonte de alimentação PC Power & Cooling Silencer 910.

A PC Power & Cooling Silencer 910 mede 18 cm de profundidade, possui uma ventoinha de 80 mm em vez de 120 mm em sua parte traseira e possui circuito PFC ativo, é claro. Ela não tem sistema de cabeamento modular e esta é a principal diferença entre a Silencer 910 e as fontes da série Seasonic M12D.

Os cabos que vêm com a Silencer 910 são os seguintes:

  • Cabo principal da placa-mãe com um conector de 20/24 pinos (47 cm de comprimento).
  • Um cabo com dois conectores ATX12V que juntos formam um conector EPS12V (57 cm de comprimento).
  • Um cabo com um conector EPS12V (60 cm de comprimento).
  • Dois cabos de alimentação auxiliar para placas de vídeo com um conector de seis pinos cada (57 cm de comprimento).
  • Dois cabos de alimentação auxiliar para placas de vídeo com um conector de seis/oito pinos cada (57 cm de comprimento).
  • Um cabo de alimentação SATA com quatro conectores medindo 37 cm entre a fonte de alimentação e o primeiro conector e 15 cm entre os conectores.
  • Um cabo de alimentação SATA com quatro conectores medindo 50 cm entre a fonte de alimentação e o primeiro conector e 15 cm entre os conectores.
  • Um cabo de alimentação SATA com quatro conectores medindo 63 cm entre a fonte de alimentação e o primeiro conector e 15 cm entre os conectores.
  • Um cabo com três conectores de alimentação para periféricos e um conector de alimentação para a unidade de disquete medindo 43 cm entre a fonte de alimentação e o primeiro conector e 13 cm entre os conectores.
  • Um cabo com quatro conectores de alimentação para periféricos medindo 61 cm entre a fonte de alimentação e o primeiro conector e 13 cm entre os conectores.

Normalmente nas fontes de alimentação todos os cabos têm o mesmo comprimento, o que não acontece com a Silencer 910. Todos os fios são 18 AWG, com os fios usados no cabo principal da placa-mãe sendo mais grossos (16 AWG), o que é ótimo.

Fonte de alimentação PC Power & Cooling Silencer 910
Figura 3: Cabos.

Nós achamos que esta fonte de alimentação poderia ter pelo menos mais dois cabos para placas de vídeo. Como ela é claramente voltada para micros de alto desempenho, esta fonte deveria oferecer suporte direto para configurações SLI e CrossFire usando três placas de vídeo topo de linha, o que não é o caso. Com apenas quatro conectores para placas de vídeo você só pode instalar até duas placas de vídeo topo de linha, já que cada placa requer a utilização de dois conectores de alimentação. Você pode instalar mais de duas placas de vídeo se converter plugues de alimentação para periféricos em conectores de alimentação para placas de vídeo.

Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.

Editado por

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Essa fonte é uma fonte de 900W honesta com boa eficiência, estou maravilhado com ela. Não é a história de uma ferrari que explode quando chega a 250km.

Editado por Pierre C.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim é um ótima fonte mas podia vir com pelo menos mais 2 cabos PCI-E e todos com 8 pinos. Quem usa uma fonte dessas vai, no mínimo, fazer CF ou SLI com 2 placas de vídeo. Porém poderia ter a opção de poder suportar nativamente pelo menos mais uma VGA, pois a fonte aguenta traquilamente 3 placas de vídeo.

De resto uma fonte notável, com excelente eficiência e preço à altura do que oferece.

[]s!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente... acho que a empresa quis ser "conservatoria" com a fonte. É um belo produto e quem quer alto desempenho hoje procura apenas uma fonte que suporte duas placas de video. O pessoal totalmente entusiasta procuraria uma fonte de mais potencia para suportar mais de 2 placas de video.

Alias, eu usaria para mim afim de obter essa eficiencia. Claro que o custo Brasil nao permite, mas seria otimo ter uma fonte dessas.

Abraços,

Edson

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×