Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação PC Power & Cooling Silencer Mk III 750 W


     31.813 visualizações    Energia    3 comentários
Teste da Fonte de Alimentação PC Power & Cooling Silencer Mk III 750 W
Produto Recomendado

Análise do Primário

Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da PC Power & Cooling Silencer Mk III 750 W. Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos a leitura do nosso tutorial “Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas”.

Esta fonte de alimentação usa uma ponte de retificação US30K80R, que está conectada a um dissipador de calor individual. Esta ponte suporta até 30 A a 97° C, o que significa que em teoria você seria capaz de extrair até 3.450 W desta fonte em uma rede elétrica de 115 V; assumindo uma eficiência de 80%, esta ponte permitiria que a fonte fornecesse até 2.760 W  (ou 3.105 W a uma eficiência de 90%) sem que ela se queimasse. Claro que estamos falando apenas desse componente e o limite real dependerá de outros componentes da fonte de alimentação.

PC Power and Cooling Silencer MKIII 750w
Figura 10: Ponte de retificação

O circuito PFC ativo utiliza dois transistores MOSFET IPP50R199CP, cada um suportando até 17 A a 25° C ou 11 A a 100° C em modo contínuo (veja o que a diferença de temperatura faz) ou até 40 A a 25 ° C em modo pulsante. Estes transistores possuem uma resistência máxima de 199 mΩ quando ligados, característica chamada RDS(on). Quanto menor esta resistência melhor, pois menos os transistores consumirão, significando maior eficiência. 

O circuito PFC ativo é controlado por um circuito integrado NCP1653.

PC Power and Cooling Silencer MKIII 750w
Figura 11: Controlador do PFC ativo

A saída do circuito PFC ativo é filtrada por um capacitor eletrolítico japonês de 560 µF x 400 V da ChemiCon, rotulados a 105º C.

PC Power and Cooling Silencer MKIII 750w
Figura 12: Capacitor

Na seção de chaveamento, outros dois transistores MOSFET IPP50R199C são empregados usando uma configuração ressonante. As especificações técnicas para estes transistores já foram discutidas acima. 

PC Power and Cooling Silencer MKIII 750w
Figura 13: Os transistores chaveadores, o diodo do PFC ativo e os transistores do PFC ativo

Os transistores chaveadores são controlados por um controlador ressonante SF29601, que é um circuito integrado proprietário da Super Flower.

PC Power and Cooling Silencer MKIII 750w
Figura 14: Controlador ressonante

Vamos agora dar uma olhada no secundário desta fonte de alimentação.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Os cabos modulares dessa fonte além de encaixados também são rosqueados no lugar?

Devo admitir que tenho uma certa queda pelo visual destes conectores de cabos modulares, se tiverem essa função de rosquear então, ai o negócio também vai para a parte de segurança. (e um dos pinos na entrada é mais comprido e mais grosso, seria ele o ground?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Super Flower já esteve a frente com plataformas de alto níveis a baixo custo não há muito tempo atrás, mas agora o projeto Golden Green está sendo ultrapassado pelas plataformas KM3, RM e GP da Seasonic em termos de desempenho x custo. Mas esta fonte aí é bem bacana pra colocar num gabinete branco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma dúvida, não sei se de iniciante ou não, mas o quanto as medições de oscilação e ruído nas saídas de uma fonte podem ser influênciadas pela qualidade da energia que entra na fonte, ou seja, oscilação e ruído da energia "da tomada"?

Creio que o estágio inicial de filtragem da fonte seja o responsável por "limar" isso, mas "quanto" efetivamente pode ser conseguido?

Pergunto isso para saber o quanto um NoBreak (principalmente os com Estabilizador) ou outros elementos da rede elétrica podem interferir na saída da fonte de alimentação.

Voltanto à especificidade deste modelo, realmente é muito interessante o esquema de rosqueamento para os cabos modulares e, particularmente, gosto da "não modularidade" dos cabos de alimentação da placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...