Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação PC Power & Cooling Silencer Mk III 750 W


     31.807 visualizações    Energia    3 comentários
Teste da Fonte de Alimentação PC Power & Cooling Silencer Mk III 750 W
Produto Recomendado

Análise do Secundário

Como era de se esperar em uma fonte de alimentação de alta eficiência, a PC Power & Cooling Silencer Mk III 750 W usa um projeto síncrono, onde os retificadores Schottky foram substituídos por transistores MOSFET. Além disso, esta fonte também utiliza um projeto DC-DC no seu secundário, o que significa que ela é basicamente uma fonte de +12 V com as saídas de +5 V e +3,3 V sendo produzidas por duas fontes de alimentação menores conectadas ao barramento de +12 V principal. Ambos os projetos são usados para aumentar a eficiência da fonte.

A saída de +12 V usa quatro transistores MOSFET IPP041N04N, cada um suportando até 80 A a 100° C em modo contínuo ou até 400 A a 25° C em modo pulsante, com um RDS(on) máximo de 4,1 mΩ.

PC Power and Cooling Silencer MKIII 750w
Figura 15: Os transistores de +12 V

Como foi explicado, as saídas de +5 V e de +3,3 V são produzidas por dois conversores DC-DC, que estão localizados em uma placa separada conectada à placa do placa do circuito impresso principal. Cada conversor é controlado por um circuito integrado NCP1587 e cada conversor usa quatro transistores MOSFET IPD060N03L G. Cada transistor suporta até 50 A a 100° C em modo contínuo ou até 350 A a 25° C em modo pulsante, com um RDS(on) máximo de 6 mΩ.

PC Power and Cooling Silencer MKIII 750w
Figura 16: Os conversores DC-DC

PC Power and Cooling Silencer MKIII 750w
Figura 17: Os conversores DC-DC

Nós não encontramos um circuito integrado específico para o monitoramento das saídas e aplicação das proteções adequadas.

Esta fonte de alimentação usa capacitores eletrolíticos japoneses no seu secundário, da Chemi-Com, rotulados a 105º C, como de costume.

PC Power and Cooling Silencer MKIII 750w
Figura 18: Capacitores

PC Power and Cooling Silencer MKIII 750w
Figura 19: Capacitores


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Os cabos modulares dessa fonte além de encaixados também são rosqueados no lugar?

Devo admitir que tenho uma certa queda pelo visual destes conectores de cabos modulares, se tiverem essa função de rosquear então, ai o negócio também vai para a parte de segurança. (e um dos pinos na entrada é mais comprido e mais grosso, seria ele o ground?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Super Flower já esteve a frente com plataformas de alto níveis a baixo custo não há muito tempo atrás, mas agora o projeto Golden Green está sendo ultrapassado pelas plataformas KM3, RM e GP da Seasonic em termos de desempenho x custo. Mas esta fonte aí é bem bacana pra colocar num gabinete branco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma dúvida, não sei se de iniciante ou não, mas o quanto as medições de oscilação e ruído nas saídas de uma fonte podem ser influênciadas pela qualidade da energia que entra na fonte, ou seja, oscilação e ruído da energia "da tomada"?

Creio que o estágio inicial de filtragem da fonte seja o responsável por "limar" isso, mas "quanto" efetivamente pode ser conseguido?

Pergunto isso para saber o quanto um NoBreak (principalmente os com Estabilizador) ou outros elementos da rede elétrica podem interferir na saída da fonte de alimentação.

Voltanto à especificidade deste modelo, realmente é muito interessante o esquema de rosqueamento para os cabos modulares e, particularmente, gosto da "não modularidade" dos cabos de alimentação da placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...