Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Sentey SDP850-SS


     88.887 visualizações    Energia    7 comentários
Teste da Fonte de Alimentação Sentey SDP850-SS
Produto Recomendado

Análise do Primário

Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da Sentey SDP850-SS. Para uma melhor compreensão do que falaremos aqui, sugerimos a leitura do nosso tutorial “Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas”.

Esta fonte de alimentação usa uma ponte de retificação GBU1506, que está instalada ao mesmo dissipador de calor que os transistores do primário, mas também está instalada a um dissipador de calor individual. Essa ponte suporta até 15 A a 100° C, o que significa que, em teoria, você seria capaz de extrair até 3.450 W dessa fonte em uma rede elétrica de 115 V; assumindo uma eficiência de 80%, essa ponte permitiria que a fonte fornecesse até 1.725 W  sem que se queimasse. Claro que estamos falando apenas desse componente e o limite real dependerá de outros componentes da fonte de alimentação.

Sentey SDP850-SS
Figura 10: Ponte de retificação

O circuito PFC ativo utiliza dois transistores MOSFET IPP50R199CP, cada um suportando até 17 A a 25° C ou 11 A a 100° C em modo contínuo (veja o que a diferença de temperatura faz) ou até 40 A a 25° C em modo pulsante. Esses transistores possuem uma resistência máxima de 199 mΩ quando ligados, característica chamada RDS(on). Quanto menor essa resistência, melhor, pois menos os transistores consumirão, significando maior eficiência.

O circuito PFC ativo é controlado por um circuito integrado NCP1653A.

Sentey SDP850-SS
Figura 11: Controlador do PFC ativo

A saída do circuito PFC ativo é filtrada por um capacitor eletrolítico de 680 µF x 420 V da CapXon, rotulados a 85° C.

Sentey SDP850-SS
Figura 12: Capacitor

Esta fonte de alimentação usa uma configuração ressonante com outros dois transistores MOSFET IPP50R199CP. As especificações técnicas para esses transistores já foram apresentadas acima.

Sentey SDP850-SS
Figura 13: Os dois transistores chaveadores, o diodo do PFC ativo e um dos transistores do PFC ativo

Os transistores chaveadores são controlados por um controlador ressonante de projeto próprio chamado SF29601, que está localizado fisicamente no secundário. Como este é um circuito integrado próprio, suas especificações técnicas não estão disponíveis.

Sentey SDP850-SS
Figura 14: Controlador ressonante

Vamos agora dar uma olhada no secundário desta fonte de alimentação.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Tenho uma dessas e me surgiu uma dúvida (várias já que não entendo muito dessa parte elétrica). É recomendado o uso de estabilizador junto desta fonte? A Rede elétrica da minha casa é um pouco antiga, as vezes tem picos.

Lí em algum lugar que não é recomendado o uso de estabilizador com uma fonte dessas, procede? Caso necessite, o estabilizador precisa ser de qualidade ou qualquer estabilizador genérico da conta do recado?

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite! Alguém sabe o que aconteceu com os testes de fontes  aqui no Clube do Hardware ?

Desde 31 de Julho de 2013 não se postou mais nenhum teste com fontes. :(

Nesse Brasil onde não se fiscaliza e fabricantes mentem na cara dura, os testes estão fazendo falta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...