Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Sentey SDP850-SS


     88.845 visualizações    Energia    7 comentários
Teste da Fonte de Alimentação Sentey SDP850-SS
Produto Recomendado

Análise do Secundário

Apesar de a Sentey oficialmente oferecer a SD850-SS como tendo certificação 80 Plus padrão, ela usa um projeto síncrono, onde os retificadores Schottky foram substituídos por transistores MOSFET. Além disso, essa fonte também utiliza um projeto DC-DC no seu secundário, o que significa que ela é, basicamente, uma fonte de +12 V com as saídas de +5 V e +3,3 V sendo produzidas por duas fontes de alimentação menores conectadas ao barramento de +12 V principal. Ambos os projetos são usados para aumentar a eficiência da fonte e normalmente são vistos apenas em fontes de alimentação de alta eficiência, com pelo menos certificação 80 Plus Bronze.

A saída de +12 V usa quatro transistores MOSFET IPP040N06N, cada um suportando até 80 A a 100° C em modo contínuo ou até 320 A a 25° C em modo pulsante, com um RDS(on) máximo de 4 mΩ.

Sentey SDP850-SS
Figura 15: Os transistores de +12 V

Como foi explicado, as saídas de +5 V e de +3,3 V são produzidas por dois conversores DC-DC, que estão localizados em uma única placa do circuito impresso, instalada à placa de circuito impresso principal. Cada conversor é controlado por um circuito integrado NCP1587A e usa dois transistores MOSFET IPD060N03L, cada um suportando até 50 A a 100° C em modo contínuo ou até 43 A a 25° C em modo pulsante, com um RDS(on) máximo de 6 mΩ.

Sentey SDP850-SS
Figura 16: Os conversores DC-DC

Sentey SDP850-SS
Figura 17: Os conversores DC-DC

Nós não encontramos um circuito integrado para monitoramento das saídas desta fonte de alimentação. Como o fio Power Good e os fios de monitoramento estavam conectados à pequena placa do circuito impresso na qual o controlador ressonante estava instalado, nós supomos que o enigmático controlador SF29601, com ajuda de quatro amplificadores operacionais oferecidos pelo circuito integrado LM324, sejam responsáveis pelo monitoramento das saídas da fonte.

Os capacitores eletrolíticos disponíveis no secundário também são da CapXon e rotulados a 105⁰ C, com exceção do capacitor eletrolítico usado na saída +5VSB, que é da Su’scon.

Sentey SDP850-SS
Figura 18: Capacitores


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Tenho uma dessas e me surgiu uma dúvida (várias já que não entendo muito dessa parte elétrica). É recomendado o uso de estabilizador junto desta fonte? A Rede elétrica da minha casa é um pouco antiga, as vezes tem picos.

Lí em algum lugar que não é recomendado o uso de estabilizador com uma fonte dessas, procede? Caso necessite, o estabilizador precisa ser de qualidade ou qualquer estabilizador genérico da conta do recado?

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite! Alguém sabe o que aconteceu com os testes de fontes  aqui no Clube do Hardware ?

Desde 31 de Julho de 2013 não se postou mais nenhum teste com fontes. :(

Nesse Brasil onde não se fiscaliza e fabricantes mentem na cara dura, os testes estão fazendo falta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...