Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Seventeam ST-420BKV


         259.704 visualizações    Energia    136 comentários
Teste da Fonte de Alimentação Seventeam ST-420BKV

Distribuição da Potência

Na Figura 13 você pode ver a etiqueta contendo todas as especificações de alimentação da ST-420BKV.


Figura 13: Etiqueta da fonte de alimentação.

Como você pode ver na etiqueta, existem dois barramentos virtuais de +12V, cada um capaz de fornecer até 16 A, mas com uma máximo combinado de 26 A. Dentro da fonte de alimentação esses dois barramentos são conectados no mesmo local – no barramento de +12V proveniente dos retificadores de +12 V. O que acontece é que cada barramento virtual tem seu próprio circuito de proteção contra sobrecarga de corrente (OCP), que desliga a fonte caso você extraia mais do que 16 A em cada barramento ou 26 A no total, no caso desta fonte. Normalmente o circuito OCP é configurado com um valor um pouco acima do que está impresso na etiqueta. Durante nossos testes nós verificaremos se o circuito OCP está realmente ativo.

Todos os fios de +12V (amarelos) são conectado no primeiro barramento (+12V1), com exceção dos fios do conector ATX12V, que são conectados no barramento de +12V2 e usam fios amarelos com listras pretas. Esta distribuição está correta para uma fonte de alimentação que não tem cabos de alimentação para placas de vídeo ou muitos cabos de alimentação para periféricos.

Vamos ver agora se esta fonte é capaz de fornecer sua potência rotulada.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas



Estou revoltado com o teste do Clube do Hardware.... fiz questão de abrir a minha fonte seventeam ST-420BKV e ela possui um varistor, é preta pintada com tinta automotiva( perguntei ao meu pai que é pintor de automóveis) a única diferença é que o cooler realmente não é laranja! o projeto dela é realmente moderno e ela acabou de receber o selo do imetro!!!! acho que o Clube do Hardware comprou uma fonte do paraguai!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! hahahhahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou revoltado com o teste do Clube do Hardware.... fiz questão de abrir a minha fonte seventeam ST-420BKV e ela possui um varistor, é preta pintada com tinta automotiva( perguntei ao meu pai que é pintor de automóveis) a única diferença é que o cooler realmente não é laranja! o projeto dela é realmente moderno e ela acabou de receber o selo do imetro!!!! acho que o Clube do Hardware comprou uma fonte do paraguai!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! hahahhahaha

Não é so a sua que é assim :D A minha também tem pintura automotiva. Comprei a minha faz 3 meses, só que ainda não confirmei se ela realmente possui um varistor. Do resto ela é muito boa, nunca me deixou na mão. Uso essa fonte no pc da assinatura. Agorinha tá bem quente aqui na minha cidade e ela está fornecendo voltagens certinhas 11,97 na saida de +12v, 5,00v na +5v, 3,38 na +3,3... (de acordo com o Asus Probe) vou esperar ela ficar velhinha pra ver se não vai ter nenhuma mudança. A unica coisa que eu não gostei nela foi a pouca eficiência de 65%, mas para uma fonte desse preço acho que está aceitável.

Não estou defendendo a seventeam, só estou postando minhas experiencias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara a minha fonte tem pintura automotiva e selo do imetro...só não tem a ventoinha laranja...acho que o modelo que vocês testaram é de um lote mais antigo...por isso essas diferenças! mas mesmo assim valeu pelo teste!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É no minimo estranho, pois a minha 420bkv é preta tb...

tenho uma 350bkv que não é preta...mesmo assim o acabamento dela não é daquele jeito que mostraram no teste, os fios por exemplo saem de dentro da fonte com um suporte de borracha na fonte entre a parte de dentro e de fora...ambas sao assim a 350 e a 420 e o mais importante, ate hoje seuqer tive problemas e detalhe a fonte não esquenta absolutamente nada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sou mais um para engrossar o coro:

A minha fonte, 420bkv, é preta com pintura automotiva. Ela também possui uma borracha para vedar o buraco de saída dos fios. Somente não vi se possui ou não varistor.

Será que o Clube do Hardware adquiriu uma fonte falsificada ??

Fica aqui a minha dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei não...

Mas acho que essa fonte é daqueles restos de estokes, que ninguém ker mais. Dai o Gabriel a viu numa promoção e quis unir o util ao agradavel. HEHEHuahe, num foi bem assim. Desde o começo da review vi que a fonte não tinha a pintura que eu conhecia.

Agora to mais na duvida ainda, n sei c compro tt ou 7t. Alguem tem uma outra review, ou comparações das 2 fontes.

Apesar desses transtornos, parabenizo pela intenção de trazer mais uma review de um produto que eu posso adquirir. porque essas fontes de 1000w, kepaokep, nem em sonho!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Oi pessoal,

Primeiramente agradeço a todos pela participação.

Realmente me esqueci de explicar isso melhor no teste: existem os dois modelos. O modelo cinza que comprei era de uma das primeiras remessas da Seventeam aqui para o Brasil, depois eles passaram a mandar o modelo preto. Tenho visto em praticamente todos os anúncios desta fonte o destaque "black" após o modelo, enfatizando que é o modelo preto que está sendo vendido atualmente por aqui. Vou dar uma guaribada no texto para enfatizar que o nosso caso foi uma exceção.

Quanto ao varistor, por favor, trippasecca, se você puder postar uma foto aqui mostrando ele agradeço, pois no modelo que abri este componente não existe, como você pode conferir em detalhes nas fotos que tirei. Será que você não está confundindo outro componente com o varistor? Pois essa fonte tem quatro capacitores Y (aqueles capacitores cerâmicos azuis) e não dois como o usual. Além disso o termistor NTC está bem proeminente perto do filtro de transientes. Como o varistor se parece com um capacitor ou com um NTC, a confusão pode ser por aí. É claro que não destaco o fato de o meu modelo ser um pouco mais antigo e que essa fonte tenha sido revisada, por isso precisaria da foto comprovando isso para corrigir o artigo.

Lembro ainda que este é um artigo "primeiras impressões", pois não temos o equipamento necessário para testar fontes, isto é, para puxar tudo o que a fonte é capaz de fornecer. Um testador de carga dinâmica, equipamento necessário para testar fontes, custa na faixa de US$ 10.000 nos EUA e esperamos um dia comprar um.

Outra coisa. Que a fonte é homologada pelo Inmetro ou qualquer outro instituto (como o próprio UL, o equivalente do Inmetro nos EUA) não quer dizer muita coisa. Significa apenas que a fonte corresponde às especificações técnicas usando a metodologia declarada pelo fabricante. Se o fabricante diz que a fonte é de 420 W a 25º C, o instituto vai testá-la esta temperatura. O problema é que nenhuma fonte opera a 25º C, a temperatura típica de uma fonte fica entre 35º C e 40º C. Quanto maior a temperatura, menor a potência que a fonte vai entregar. O mesmo vale para as demais características. Por exemplo, a eficiência. O fabricante diz "eficiência típica de 65% em carga máxima". Aí o instituto vai averiguar se isso é verdade. Mas veja que não há referência alguma para quando a carga é outra, e o instituto não vai medir a eficiência da fonte quando ela estiver entregando 250 W, por exemplo. Isso pode significar que a fonte quando não está operando em carga máxima entregue só 50%, por exemplo. Como dissemos, não temos o equipamento necessário para este teste e o que acabei de escrever é pura especulação minha.

De qualquer forma vou editar o texto para adicionar essas observações.

Mais uma vez, muito obrigado pela participação de todos e pelas observações que só fazem que nossos textos fiquem cada vez melhores.

Abraços,

Gabriel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola,

Sera que existe a possibilidade de vocêis fazerem um teste com o modelo "Black"?

Pois pelo visto esse modelo parece predominante entre o pessoal do forum. Contudo Acho que essa fonte ainda vai dar muito pano pra manga, e claro ficamos aguardando so para ver se realmente essa fonte vale a pena.

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente queria dar meus parabens pelo review! A intenção era testar como q essa fonte em questão é!!! E nisso foi muito bom !!! O objetivo não foi mostrar como q era a fonte BLACK com pintura altomotiva e etc!

Pois é!!!

O q eu queria saber é se essas fontes q vem com pintura automotiva vem com aquele projeto de alimentação AT !!!

ninguém falou disso ainda! O q mais me desanimou foi isso mesmo :bored: ... se não fosse isso acho q ela ia ser perfeita :D

Alguem viu se a black com pintura altomotiva vem com esse projeto de alimentação AT !!!???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei bastante surpreso com o teste e devo adimitir que esperava "muito mais" dessa fonte...tenho uma com seis meses de uso e nunca tive problemas, a esperança é que o fabricante tenha feito um projeto novo para essa versão black...eu pelo menos não me arrependo da compra :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algum tempo atrás saí para comprar uma fonte. Encontrei uma Seventeam de 500W por cerca de 200,00 reais. O acabamento externo era igual aos dessa do teste, inclusive com a saída do chicote sem anel plástico. Internamente os dissipadores de calor pareciam inferiores e eram de um material escuro. Não deu para ver pois não desmontei a fonte.

O fato é que fiquei com a fonte até o dia seguinte apenas. A ventoinha parecia só funcionar no máximo, fazia um barulho absurdo e o pior, o ASUS probe mostrava uns picos nas linhas de 12 e 5V.

Troquei no dia seguinte por uma Thermaltake TR2-430W que não dá variação, é muuuuito silenciosa e muito bem acabada.

Uma coisa que não foi mencionada no teste é o sistema de refrigeração. Como tem aletas ao lado da saída do chicote,

tras.jpg

acaba saindo ar quente contribuindo assim para o aquecimento do gabinete. Durante o pouco tempo que tive a minha ST de 500W, tapei essas aletas e o gabinete esfriou consideravelmente.

Um problema parecido ocorre nas Superflower/TTGI de 350W (e demais com esse design): Existe uma ventoinha de 90mm embaixo empurrando o ar para dentro da fonte e outra de 80mm na parte traseira empurrando o ar para fora. Como a de 90 empurra mais cfm do que a de 80 mm consegue retirar, acaba saindo parte do ar qunte pelas aletas traseiras.

Os melhores designs são, a meu ver, com ventoinha de 12cm embaixo, mas SEM aletas como na ST 420 ou como a TT 430W que tem duas de 80mm, uma soprando ara para dentro da fonte, outra sugando a mesma quantidade de ar (são ventoinhas idênticas) para fora.

W0070_1_big.jpg

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha seventeam tem o emborrachado na saída, já testei ela no circuito carga simulando carga de 400w, e ela se portou bem, testei o ripple dela e também ok, os capacitores dela são boms evitando o ripple, existe um varisto entre o fase e neutro (caso não exita você pode providenciar se souber fazer :D ) capacitor de linha fazendo seu papel fase+ terra, neutro + terra :P, fiquei assustado com o review do CHD e abri a minha para verificar :-BEER essa que foi adquirida pelo Gabriel é bem ching ling :P , Tô sem webcam e não tenho camera digital, alguém ai que tiver posta ela aberta ai apara deixar a galera mais tranquila :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas que zona é essa??? No artigo ficou bem claro que a fonte testada é um modelo antigo... Foi BEM explicado que o distribuidor passaou a importar o modelo BLACK!

Dai aparece um milhão de usuários que parecem não ter lido o artigo com atenção e danam a soltar críticas! :muro:

Pelo menos le com atenção o artigo antes de falar q ta uma porcaria... :P

Agora, bem que poderiam ter testado a black né... porque essa aí ninguém compra mais pois nem deve ser produzida... agora é só black!

Então esse artigo não ajudou muito...

Mas já é alguma coisa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tambem falta testar a fonte ap450x alem de ser barata a fonte e super estavel e bonita! muitos do forum tem ela a minha é espelhada muito bonita ela te 423wats e ela é mais barata que a seveantea 420 bkv se testar essa fonte e a leardsheap seria um teste exepicional!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei uma dessa já faz uns 5 meses.. não usei ainda.. vou montar o pc com ela agora...

A diferença é que a minha é Black, mas não tem borracha na saída dos fios.. será q q minha é igual a essa do teste, só que preta, ou tem o projeto mais atual???

agora fiquei na duvida!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que o Clube do Hardware pegou pesado demais com essa fonte SEM ter provas suficientes.

Nós ficamos muito desapontados com o projeto interno da Seventeam ST-420BKV. Seu primário utiliza a mesma tecnologia usada em fontes de alimentação AT antigas, projeto totalmente inconcebível para os dias de hoje.

Porque vocês disseram que estão decepcionados com a fonte se não tiveram como testar sua potência e suas variações?

Se ela fornecer os 420W que promete com poucas variações e 65% de eficiência ela CUMPRE o que promete, mesmo tendo um projeto antigo no primário.

Claro que a Seventeam ST-420BKV é mais barata do que esses dois outros modelos, mas agora que você conhece como é o projeto interno desta fonte, achamos que vale a pena pagar um pouco mais para ter uma fonte com um projeto interno melhor se você está procurando por uma fonte de alimentação de “marca” e barata.

Como eu disse antes, vocês ainda não tiveram como provar que esse projeto antigo afeta na qualidade dela. Se ela cumpre o que promete (420W e 65% de eficiênica), ela é uma boa fonte sim.

Gostaria de saber porque vocês deram mais destaque para a parte ruim dela (projeto antigo no primário) do que para a parte boa da fonte? (projeto novo de fontes top no secundário)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o comentário acima. Achei esse artigo, ainda que sendo da seção "Primeiras Impressões", totalmente desastrado.

É impressionante como meteram o pau na fonte - que tudo indica ser de uma versão mais antiga das que estão sendo vendidas atualmente. Os defeitos foram enormemente destacados, e as qualidades diminuídas.

Além disso, pelo que alguns usuários do fórum estão colocando, parece que alguns dos "defeitos" que o Gabriel falou não correspondem ao que se encontra no modelo preto. Mais de uma pessoa destacou que existe sim o varistor. Só falta alguém atestar se o projeto do primário no modelo preto é do tipo AT, como o Gabriel falou, ou se já foi modernizado.

Quanto a certificação UL, ou qualquer outra certificação via qualquer outro organismo de certificação de sistemas, (UL, INMETRO, CE, etc.): quem já trabalhou ou vivenciou a implatação de qualquer certificação dessas em uma empresa/produto sabe que nenhuma delas atesta que determinado produto é "BOM", o que por si só já é um conceito subjetivo. Toda certificação simplesmente atesta que ele (o produto) cumpre as normas construtivas que se dispõe a cumprir (ou seja, simplesmente cumpre o que promete), em alguns casos atendendo a requisitos mínimos estabelecidos por aquela certificação, e que o fabricante consegue manter uma repetibilidade padronizada dessas normas construtivas na fabricação daquele determinado produto.

Isso é um fato básico em qualquer certificação de produtos / sistemas. Citar isso repetidamente sobre esse produto, quase como se isso fosse uma "falha" do produto, soa tendencioso - pois é um fato que vai se repetir em todos os produtos de qualquer marca que obtiverem a marca UL.

Isso tudo sem contar que está se apresentando um produto que não é igual ao que se encontra hoje no mercado, mas mantendo-se no título que se trata de um teste daquele modelo de fonte. Ainda que se explique no artigo que a fonte testada se trata de uma peça mais antiga, para leitores menos cuidadosos isso lança imediata dúvida sobre o produto e sobre o fabricante em questão.

Se eu não acreditasse na ilibada reputação do Gabriel Torres, cujo trabalho acompanho há muitos anos nos jornais e na internet, eu até iria suspeitar que foi matéria comprada pelos concorrentes, tal a forma desastrada como foi apresentada. Acho que seria excelente se a Clube do Hardware entrasse em contato com a Seventeam do Brasil, e comentasse o fato. Tenho a impressão que para apagar a má impressão deixada nesse artigo eles não iam hesitar em fornecer uma fonte nova desse modelo para testes.

Aí sim, olhando os detalhes de projeto da fonte nova, o Gabriel poderia ou confirmar o que ele disse sobre os defeitos, ou então retificar o artigo, caso os defeitos já tiverem sido corrigidos. E não restaria mais dúvida para nenhum de nós.

[]'s

DDS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu não acreditasse na ilibada reputação do Gabriel Torres, cujo trabalho acompanho há muitos anos nos jornais e na internet, eu até iria suspeitar que foi matéria comprada pelos concorrentes, tal a forma desastrada como foi apresentada. Acho que seria excelente se a Clube do Hardware entrasse em contato com a Seventeam do Brasil, e comentasse o fato. Tenho a impressão que para apagar a má impressão deixada nesse artigo eles não iam hesitar em fornecer uma fonte nova desse modelo para testes.

Aí sim, olhando os detalhes de projeto da fonte nova, o Gabriel poderia ou confirmar o que ele disse sobre os defeitos, ou então retificar o artigo, caso os defeitos já tiverem sido corrigidos. E não restaria mais dúvida para nenhum de nós.

[]'s

DDS

Aí sim tiraríamos a prova dos nove. Tem muita gente interessada nesse teste, inclusive eu que possuo uma preta.

Abit KN8-Ultra CPU Atlhon 64 X2 3800

1024MB Kingstosn (4x256) 400MHZ

160GB Sata samsung em Raid 0

250GB Sata II samsung

E-VGA 7600GS

Seventeam 420W

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...