Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação SilverStone Decathlon 700 W


     42.216 visualizações    Energia    7 comentários
Teste da Fonte de Alimentação SilverStone Decathlon 700 W
Produto Recomendado

Análise do Primário

Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da Decathlon 700 W. Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos que você leia nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas.

Esta fonte usa uma ponte de retificação GBJ1506 capaz de fornecer até 15 A a 100° C. Este componente está impressionantemente superdimensionado: a 115 V ele seria capaz de puxar até 1.725 W da rede elétrica. Supondo uma eficiência típica de 80%, isso significa que essa fonte poderia entregar até 1.380 W sem que este componente queimasse. É claro que estamos falando especificamente do limite da ponte de retificação, e a potência máxima que uma fonte é capaz de fornecer depende dos demais componentes usados.

SilverStone Decathlon 700 W
Figura 9: Ponte de retificação.

O circuito PFC ativo usa dois transistores de potência MOSFET 20N60C3, que provavelmente são os transistores mais populares para esta função. Cada transistor é capaz de fornecer até 300 A a 25° C em modo pulsante (que é o caso) ou até 45 A a 25° C ou 20 A a 110° C (veja o que a diferença de temperatura faz).

O circuito PFC ativo usa três capacitores da Toshin Kogyo (TK, empresa japonesa que vende capacitores taiuaneses da OST remarcados) rotulados a 85° C conectados em paralelo. Quando os capacitores são conectados em paralelo suas capacitâncias são somadas. Este é um macete muito comum para obter uma capacitância maior sem usar um capacitor fisicamente maior e que não caberia no projeto proposto pelo fabricante. Como cada capacitor tem uma capacitância de 150 µF, juntos eles são equivalentes a um capacitor maior de 450 µF.

Esta fonte usa dois transistores de potência MOSFET SPW16N50C3 na tradicional configuração de chaveamento direto com dois transistores na seção de chaveamento. Cada transistor é capaz de suportar até 48 A em modo pulsante ou até 10 A a 100° C em modo contínuo.

SilverStone Decathlon 700 W
Figura 10: Diodo do PFC ativo, transistores do PFC ativo e transistores chaveadores.

Os dois transformadores são alimentados pelos dois transistores chaveadores, portanto os dois transformadores compartilham todo o primário da fonte de alimentação testada.

Esta fonte usa um controlador PFC ativo/PWM discreto em vez de usar um circuito integrado que tenha este circuito já pronto para o uso. Nesta fonte este circuito foi montado usando um comparador LM339, um controlador de modo corrente UC3845B e um controlador PFC UCC3818A.

SilverStone Decathlon 700 W
Figura 11: Controlador PFC/PWM.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

muito bom o teste!!!!

É muito bom ver fontes iguais a essa com boa capacidade e suportar alem do limite. Infelizmente o preço é mais salgado que as demais da mesma potencia e o pior... se vier para o Brasil vai ter um custo muito alto...

Parabens pelo teste!!!!

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o teste, gostei muito dessa fonte, capaz de fornecer mais do que está em sua etiqueta, ao contrário de outras por ai.

Pena o preço um tanto salgado, mas é uma boa opção pra quem pode gastar e ter um bom produto.

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é uma excelente fonte e parabéns com o teste agora coisas boas no brasil ainda são caras é difícil mas não impossível achar bom e barato!!!!!!

ga g31m-s2l/ pentium dual core e2140/2 gravadores de dvd lg 1 sata e 1 ide+1 de cd/2gb de ram 667 em dual channel/hd 2x250gb samsung+1x1 160gb samsung/6 exaustores e 26º graus o cpu já overclockado/nvidia 8600gt 512mb zoggis/subwoofer 2.1 clone/thermaltake de 600w reais w.o 129ru/genius 5.1/lcd aoc 712sa/placa de captura pixelview/ windows vista ultimate edition muito feliz s.o muito bom tive uns probleminhas mas resolvi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...