Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Thermaltake Toughpower 800 W (W0296RU)


     41.334 visualizações    Energia    5 comentários
Teste da Fonte de Alimentação Thermaltake Toughpower 800 W (W0296RU)
Produto Recomendado

Análise do Secundário

A Thermaltake Toughpower 800 W tem duas fontes de alimentação separadas internamente, uma para a saída de +12 V e outra para a saída de +5 V, com a saída de +3,3 V sendo gerada a partir da saída de +5 V. Há no total quatro retificadores Schottky e cinco transistores de potência MOSFET. Cada um desses transistores de potência é controlador por um circuito integrado IR1167ASPbF.

A saída de +12 V é produzida por dois transistores de potência MOSFET IRFB3206PbF (máximo de 120 A a 100° C, RDS(on) máximo de apenas 3 mΩ, que é extremamente baixo – o que é excelente) e dois retificadores Schottky SBR60A45CT (60 A, 30 A por diodo interno a 150° C, queda de tensão máxima de 0,55 V cada), cada um instalado em paralelo com cada transistor MOSFET para evitar condução cruzada (este projeto é chamado “chaveamento de tensão zero” ou “chaveamento sem perda”). Cada MOSFET é controlado por um circuito integrado IR1167ASPbF.

A saída de +5 V é produzida por outros dois transistores de potência MOSFET IRFB3206PbF (também controlados por circuitos integrados IR1167ASPbF), usando diodos Schottky SSC53L  para evitar condução cruzada (este projeto é chamado “chaveamento de tensão zero” ou “chaveamento sem perda”). Esses diodos são soldados diretamente na placa de circuito impresso e, portanto, não presentes no dissipador de calor do secundário.

Como explicamos, a saída de +3,3 V é produzida a partir da saída de +5 V, usando outro MOSFET IRFB3206PbF (também controlado por um circuito integrado IR1167ASPbF) e um retificador Schottky SBR4040CT (40 A, 20 A por diodo interno a 110° C, queda de tensão máxima de 0,53 V).

A saída +5VSB usa o quarto retificador Schottky presente no dissipador de calor do secundário (outro SBR4040CT).

O projeto único desta fonte de alimentação nos impediu de calcular os valores máximos teóricos para corrente e potência, já que precisaríamos explorar esta fonte de alimentação em muito mais detalhes para chegarmos a esses valores.

Fonte de alimentação Thermaltake Toughpower 800 W
Figura 13: Transistores MOSFETs e retificadores.

O secundário é monitorado por um circuito integrado PS223H, que apresenta proteções contra sobretensão (OVP), subtensão (UVP), sobrecarga de corrente (OCP) e superaquecimento (OTP; não implementada nesta fonte).

Fonte de alimentação Thermaltake Toughpower 800 W
Figura 14: Circuito de monitoramento.

Todos os capacitores eletrolíticos do secundário são taiuaneses da Teapo e rotulados a 105° C, como de costume. Esta fonte tem um capacitor sólido no secundário.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

no teste diz que não tem como recomendar por causa do preço, mas recebeu selo de produto recomendado, merece ou não?

Acho que ela recebeu por conta da eficiência.

De qualquer forma me espantei com o possível valor dela por aqui. 680 é muuuita grana. :eek:

Me pergunto se não vale mais a pena comprar 2 fontes de 450 e associar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
no teste diz que não tem como recomendar por causa do preço, mas recebeu selo de produto recomendado, merece ou não?

Último parágrafo:

Para o mercado brasileiro vai restar a dúvida de qual preço o importador vai se basear. Portanto nosso selo de produto recomendado vai com a ressalva de que “somente se chegar ao Brasil custando menos de R$ 680”. Acima disso não vale à pena, pois você pode comprar outra fonte de maior potência com desempenho similar.

;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora ela é uma das fontes 80 Plus Silver de verdade. Há outras testadas que merecia apenas o 80 Plus Bronze de acordo com os testes do GT. Alias em 220v certamente ela entrega mesmo em 50º provavelmente a eficiencia prometida em 80 Plus silver mesmo não sendo os 23º feito pelos testes dessa empresa.

Abraços,

Edson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma boa fonte, com um belo projeto, mas deve chegar aqui custando os olhos da cara, mas quem precisar de uma fonte com essa potencia, com certeza conseguirar pagar uma dessas, embora temos outras opções com a mesma qualidade, ou até superior, mais em conta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...