Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Topower PowerBird 900 W


     36.437 visualizações    Energia    8 comentários
Teste da Fonte de Alimentação Topower PowerBird 900 W
Produto Recomendado

Análise do Primário

Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da PowerBird 900 W. Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos a leitura do nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas.

Esta fonte de alimentação usa uma ponte de retificação GBJ2506 em seu estágio primário, que pode fornecer até 25 A a 100° C. Este componente está claramente superdimensionado: em 115 V esta fonte seria capaz de extrair até 2.875 W da rede elétrica; assumindo uma eficiência de 80%, a ponte permitiria que esta fonte fornecesse até 2.300 W sem a queima deste componente. Claro que estamos falando apenas deste componente e o limite real dependerá de outros componentes da fonte de alimentação.

Fonte de alimentação Topower PowerBird 900 W
Figura 10: Ponte de retificação.

No circuito PFC ativo desta fonte são usados dois transistores MOSFET SPW35N60C3, cada um capaz de fornecer até 34,6 A a 25°C ou 21,9 A a 100°C em modo contínuo (veja o que a diferença de temperatura faz) ou 103,8 A em modo pulsante a 25°C.

Esta fonte de alimentação usa dois capacitores eletrolíticos para filtrar a saída do circuito PFC ativo. O uso de mais de um capacitor aqui não tem nada a ver com a “qualidade” da fonte de alimentação, como alguns leigos poderiam supor (incluindo pessoas sem conhecimento em eletrônica que fazem testes de fontes de alimentação em outros sites). Em vez de usar um grande capacitor os fabricantes podem optar por usar dois os mais componentes menores que darão a mesma capacitância total, para melhor acomodar os componentes na placa de circuito impresso, já que capacitores com menores capacitâncias são fisicamente menores do que capacitores com maiores capacitâncias. Na PowerBird 900 W dois capacitores de 1200 µF x 200 V são usados em série; isto é equivalente a um capacitor 660 µF x 400 V.

Esses capacitores são da Toshin Kogyo (TK), rotulados a 105° C. Esta empresa, apesar de ser japonesa, revende capacitores taiuaneses da OST remarcados.

Na seção de chaveamento outros dois transistores de potência MOSFET SPW35N60C3 são usados na tradicional configuração direta com dois transistores. As especificações para esses transistores foram publicadas acima. Esses dois capacitores alimentam os dois transformadores disponíveis.

Fonte de alimentação Topower PowerBird 900 W
Figura 11: Transistores do PFC ativo, diodos do PFC ativo e transistores chaveadores.

Esta fonte  usa o onipresente controlador PFC ativo/PWM CM6800.

Fonte de alimentação Topower PowerBird 900 W
Figura 12: Controlador PFC ativo/PWM.

Vamos agora dar uma olhada no secundário desta fonte.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

E porque ela não ganhou o selo de produto recomendado do Clube do Hardware?

Pois é eu tambem fiquei na duvida pois so vi pontos positivos nesta fonte nas conclusoes!

então afinal de contas qual foi o motivo da fonte nao ter ganhado o selo de aprovada pelo Clube do Hardware? :confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

que bela fonte e o preço num tá ruim não ^^ uma pena q com muita dificuldade chegará à um preço bom no Brasil isso se vier né (no Ml por exemplo :D)

pra ser chato também, xD porque ela não ganhou o selo de produto recomendado do Clube do Hardware ³

aahuaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Os resultados deste teste foram atualizados hoje de forma a refletir os valores da potência AC e eficiência medidos com o nosso novo wattímetro de precisão. Os resultados atualizados não afetaram nossas conclusões ou a nossa recomendação a respeito deste produto.

pra ser chato também, xD porque ela não ganhou o selo de produto recomendado do Clube do Hardware ³

aahuaha

Corrigido...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu esperava um pouco mais de potência em sobrecarga, apenas 958,3W é pouco para uma fonte de 900W de boa qualidade. Em geral fontes boas fornecem pelo menos 100W a mais que o rotulado. Mas, claro, não tira o mérito dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...