Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Teste da Fonte de Alimentação XFX PRO 850 W Black Edition Full Modular

       
 36.517 Visualizações    Testes  
 1 comentário

A XFX lançou uma nova versão da sua série PRO Black Edition, agora com certificação 80 Plus Gold e sistema de cabeamento modular completo. Vamos ver como o modelo de 850 W se saiu em nossos testes.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A XFX lançou recentemente uma nova série de fontes de alimentação com certificação 80 Plus Gold e um sistema de cabeamento modular completo com versões de 750 W, 850 W, 1.050 W e 1.250 W, chamada Pro Black Edition Full Modular. Preste atenção porque o nome Pro Black Edition já foi usado pela XFX para uma série de fontes de alimentação com certificação 80 Plus Bronze e a nova série apresenta as palavras “Full Modular” adicionadas ao seu nome. Os novos modelos têm as letras “BEF” adicionadas ao final dos seus números das peças. Não seria mais simples usar um nome diferente? Nós já testamos o modelo de 750 W, que provou ser uma fonte excepcional. Vamos ver se a versão de 850 W também merece a nossa recomendação.

A nova série XFX PRO Black Edition Full Modular é formada por fontes Seasonic X-Series KM3 renomeadas. Os modelos mais recentes da série AX da Corsair também são baseados na mesma plataforma.

XFX Pro 850w Modular
Figura 1: Fonte de alimentação XFX PRO 850 W Black Edition Full Modular

XFX Pro 850w Modular
Figura 2: Fonte de alimentação XFX PRO 850 W Black Edition Full Modular

A XFX PRO 850 W Black Edition Full Modular mede 160 mm de profundidade, usando uma ventoinha de 120 mm com rolamento de esferas na sua parte inferior (ADDA AD1212MB-A70GL; os modelos da Seasonic e da Corsair baseados na mesma plataforma usam uma ventoinha da Sanyo Denki). A fonte apresenta um interruptor “hybrid/normal” que permite que você configure a ventoinha para ligar somente quando a fonte de alimentação alcançar carga de 30% da sua potência nominal (ou seja, 255 W). No modo “hybrid” com cargas entre 30% e 50%, a ventoinha funcionará a uma velocidade menor, gerando menos ruído que o de costume.

XFX Pro 850w Modular
Figura 3: Ventoinha

O sistema de cabeamento desta fonte de alimentação apresenta 13 conectores: dois para o conector de alimentação principal da placa-mãe, seis para conectores para placas de vídeo e ATX12V/EPS12V e cinco para os cabos de alimentação para periféricos e SATA. Esta fonte de alimentação vem com os seguintes cabos:

  • Cabo principal da placa-mãe com um conector 20/24 pinos, 60 cm de comprimento
  • Um cabo com dois conectores ATX12V que juntos formam um conector EPS12V, 64 cm de comprimento
  • Um cabo com um conector EPS12V, 64 cm de comprimento
  • Dois cabos, cada um com dois conectores de seis/oito pinos para placas de vídeo, 56 cm até o primeiro conector, 10 cm entre conectores
  • Dois cabos, cada um com quatro conectores de alimentação SATA, 40 cm até o primeiro conector, 12 cm entre os conectores
  • Um cabo com dois conectores de alimentação SATA, 32 cm até o primeiro conector, 12 cm entre os conectores
  • Um cabo com três conectores de alimentação para periféricos, 40 cm até o primeiro conector, 12 cm entre os conectores
  • Um cabo com dois conectores de alimentação para periféricos, 32 cm até o primeiro conector, 12 cm entre os conectores
  • Dois adaptadores para converter um conector de alimentação para periféricos em um conector de alimentação para unidades de disquete

Todos os fios são 18 AWG, que é a bitola mínima requerida.

Esta é a mesma configuração que o modelo de 750 W, permitindo que você instale até duas placas de vídeo topo de linha que requerem dois conectores de alimentação auxiliares cada uma. Nós achamos que a XFX poderia ter adicionada um terceiro cabo para placas de vídeo de modo a suportar a instalação de três placas de vídeo topo de linha sem a necessidade de uso de adaptadores.

XFX Pro 850w Modular
Figura 4: Cabos

Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


É muito boa, mas não tem todo aquele desempenho excepcional que a gente fica esperando nos novos lançamentos de grande potência com certificação 80Plus Gold. Daí precisa custar menos que as concorrentes mais diretas e atuais.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora