Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Zalman ZM770-XT


     52.045 visualizações    Energia    2 comentários
Teste da Fonte de Alimentação Zalman ZM770-XT

Análise do Secundário

Esta fonte usa oito retificadores Schottky instalados no dissipador de calor do secundário.

A corrente máxima teórica que cada linha pode fornecer é dada pela fórmula I / (1 - D), onde D é o ciclo de trabalho usado e I é a corrente máxima suportada pelo diodo de retificação. Apenas como um exercício, nós podemos assumir um ciclo de trabalho típico de 30%.

A saída de +12 V é produzida por quatro retificadores Schottky 40CPQ060 conectados em paralelo, cada um suportando até 40 A (20 A por diodo interno a 120° C, queda de tensão de 0,49 V). Isto nos dá uma corrente máxima teórica de 114 A ou 1.371 W.

A saída de +5 V é produzida por quatro retificadores Schottky STPS60L45CW conectados em paralelo, cada um suportando até 60 A (30 A por diodo interno a 135° C, queda de tensão de 0,50 V). Isto nos dá uma corrente máxima teórica de 86 A ou 429 W.

A saída de +3,3 V é produzida por outros dois retificadores Schottky STPS60L45CW, o que nos dá uma corrente máxima teórica de 86 A ou 283 W.

Todos esses valores são teóricos. A quantidade real de corrente/potência que cada saída pode fornecer é limitada por outros componentes, especialmente pelas bobinas usadas em cada saída.

Zalman ZM770-XT
Figura 11: Retificadores de +12 V, +5 V e +3,3 V.

Como mencionamos, os dissipadores de calor são feitos em alumínio, apesar de a sua cor lembrar cobre. O componente redondo mostrado na Figura 11 é outro LED que brilha em azul quando a fonte está ligada.

As saídas são monitoradas por um circuito de integrado PS223, que suporta as proteções contra subtensão (UVP), sobretensão (OVP), sobrecarga de corrente (OCP) e superaquecimento (OTP). Qualquer outra proteção que esta fonte possa ter é implementada fora deste circuito integrado.

Zalman ZM770-XT
Figura 12: Circuito de monitoramento.

Os capacitores eletrolíticos do secundário são da Teapo e rotulados a 105° C.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Mais uma boa fonte com o problema que já é típico da Zalman, o preço alto, não sei o que eles pensam quando colocam uma fonte que nem é a melhor da categoria pelo maior preço da categoria.

Acho que a Zalman tá se achando demais, ela tem um bom nome no mercado, mas nem tanto assim pra querer dá uma "facada" dessas nos consumidores, mesmo os Americanos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente dragao vermelho, mais um produto Zalman sem um diferencial dos outros produtos de outras marcas, mas com o preço la nas alturas.

Eu não compraria essa fonte de forma alguma, meu ego não aumentaria se eu pagasse $200 em um produto que valeria $150, só por ter o nome Zalman.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...