Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Athena Power AP-MFATX35 de 350 W


     28.687 visualizações    Energia    4 comentários
Teste da Fonte de Alimentação Athena Power AP-MFATX35 de 350 W
Produto Bomba

Introdução

A Athena Power AP-MFATX35 mede apenas 8 x 4 x 15 cm (L x A x P) e é voltada para micros compactos (SFF) equipados com placas-mãe Mini-ITX. Com potência rotulada de 350 W, a fonte tem certificação 80 Plus Bronze, que promete eficiência de pelo menos 82%. Vejamos se ela é uma boa opção.

Athena Power AP-MFATX35
Figura 1: Fonte de alimentação Athena Power AP-MFATX35

Athena Power AP-MFATX35
Figura 2: Fonte de alimentação Athena Power AP-MFATX35

Por causa do seu tamanho reduzido, a Athena Power AP-MFATX35 utiliza uma ventoinha pequena de 40 mm (modelo Sunon KDE1204PKVX-A com rolamento magnético).

Os cabos são permanentemente instalados na fonte e eles não são protegidos por acabamentos em nylon. A fonte vem com os seguintes cabos:

  • Cabo principal da placa-mãe com um conector de 20/24 pinos, 38 cm de comprimento
  • Um cabo com três conectores ATX12V, com o primeiro formando um conector EPS12V, 38 cm até os dois primeiros conectores, 13 cm até o terceiro conector
  • Um cabo com dois conectores de alimentação de seis pinos para placas de vídeo, 40 cm até o primeiro conector, 14,5 cm entre os conectores
  • Um cabo com três conectores de alimentação SATA, 40 cm até o primeiro conector, 26 cm entre os conectores
  • Um cabo com dois conectores de alimentação para periféricos e um conector de alimentação para unidade de disquete, 41 cm até o primeiro conector, 15 cm entre os conectores

Todos os fios são 18 AWG, que é a bitola correta a ser usada.

A configuração de cabos é sensacional para um produto de 350 W, já que ele vem com dois conectores de alimentação para placas de vídeo, recurso normalmente não encontrado em fontes de alimentação com esta faixa de potência. Uma coisa estranha nesta fonte é que ela ainda tem a saída -5 V (fio branco), que foi removida da especificação ATX12V em janeiro de 2002.

Athena Power AP-MFATX35
Figura 3: Cabos

Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no Clube do Hardware:

Teste da Fonte de Alimentação Athena Power AP-MFATX35 de 350 W

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Athena-Power-AP-MFATX35-de-350-W/2270

Aqui está um pequeno trecho do artigo:

"A Athena Power AP-MFATX35 mede apenas 8 x 4 x 15 cm (L x A x P) e é voltada para micros compactos (SFF) equipados com placas-mãe Mini-ITX. Com potência rotulada de 350 W, a fonte tem certificação 80 Plus Bronze, que promete eficiência de pelo menos 8..."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

https://www.clubedohardware.com.br

Acho difícil os fabricantes fabricarem uma fonte deste tamanho & elas conseguirem fornecer a sua potência rotulada , ainda mais por serem compactas demais & por isso sobrecarregar por causa da temperatura , agora outro absurdo dessa fonte é vir com muitos conectores e não poder nem fornecer 300w :angry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra um micro pequeno ( corporativo ou HTPC ), uma fonte de 250W dah conta do recado. Um PC com um processador basico ( Core 2 Duo ou Athlon II X2 ) com uma VGA integrada nao passa de 200W de consumo, nem aqui e nem na china!!!! Bem q poderiam rotular essa fonte como 250W reais ao invés de 350W. Fontes de 350W são para micros gamers com VGA mid-end como 460GTX ou 6850, nao para micros compactos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está fonte tem todas as proteções listadas pelo fabricante isso é muito bom, para um usuário que está querendo monta um computador básico com vídeo on-board que não consuma mais do que 250w está fonte é essencial, eu não recomendaria está fonte, tem outras opções melhores no mercado nessa faixa de preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...