Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Programando o Seu Teclado

       
 111.000 Visualizações    Tutoriais  
 0 comentários

Aprenda a programar o seu teclado, lendo nosso tutorial.

Programando o Seu Teclado
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

A maioria dos teclados hoje em dia possui duas teclas extras, que são teclas de atalho do Windows. A tecla com o símbolo do Windows, que chama o menu Iniciar, e a tecla Menu, que chama automaticamente o menu de propriedades da janela aberta no momento, equivalendo a você clicar com o botão direito do mouse. Teclados com essas teclas são chamados de "teclados Windows" ou simplesmente teclado de 104 (ou 105) teclas.

Alguns teclados mais espertos possuem mais teclas de atalho. São os chamados teclados Internet ou teclados multimídia. Esses teclados possuem teclas de atalho para o seu browser Internet, programa de e-mail e outros programas, como a calculadora e até mesmo para o CD player (incluindo controles de volume no próprio teclado). Se você não conhece esse tipo de teclado, visite o site da Mtek (http://www.mtek.com.br), que é um fabricante desse tipo de teclado.

Mas mesmo que você não possua um teclado incrementado com essas teclas de atalho, você poderá criar teclas de atalho com o programa WinKey, que pode ser baixado de graça em http://www.copernic.com/winkey.exe. Através desse programinha você passa a utilizar a tecla Windows em conjunto com as demais teclas do teclado para chamar automaticamente qualquer programa instalado em sua máquina. Por exemplo, você pode programar o seu teclado para quando você pressionar Windows+W abrir o Word, Windows+E abrir o Excel e por aí vai. Além disso, você pode programar teclas de atalho para seus sites preferidos na Internet automaticamente.

O programa já vem com algumas teclas de atalho já pré-configuradas, como você pode observar na Figura 1. Entre elas estão algumas bem úteis, como teclas de atalho para o disco rígido, para o CD-ROM e para o Meu Computador.

Teclas de atalho configuradas através do WinKey
Figura 1: Teclas de atalho configuradas através do WinKey

Programar uma nova tecla de atalho é moleza. Basta clicar na caixa Add e, na tela que aparecerá em seguida, entrar a linha de comando que chama o programa na caixa Command. Se você não souber, não tem problema. Com o ícone existente ao lado você poderá navegar em seu computador até achar o arquivo executável do programa que você quer chamar. No campo Shortcut key você escolhe a tecla de atalho que você quer usar para o programa. Clique em Ok e pronto!

Criando uma tecla de atalho para o Word
Figura 2: Criando uma tecla de atalho para o Word

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×