Imprimir artigo
Fazendo Backup dos E-mails do Outlook
por em Tutoriais
Última atualização:
1.127.870 visualizações

Todos nós precisamos fazer, pelo menos de vez em quando, um backup dos nossos dados importantes. Isso inclui as nossas mensagens de e-mail. Imagine que você precise trocar de computador ou reformatar o seu disco rígido por algum motivo. Se você não tiver o backup das suas mensagens você perderá tudo.

Em nossa coluna de hoje ensinaremos passo a passo como efetuar o backup e como restaurar mensagens do Outlook. É importante notar que o procedimento para o Outlook Express é diferente do procedimento para o Outlook.

Note que a pasta Configurações locais tem o atributo de ocultamento ativada e você não a verá a menos que marque para que o sistema mostre arquivos e pastas ocultas (menu Ferramentas, Opções de pasta, guia Modo de exibição, Pastas e arquivos ocultos, marcar Mostrar pastas e arquivos ocultos). %user% é o seu nome de usuário no sistema e {%clsid%} é um diretório contendo um número gigantesco.

Backup das mensagens do Outlook 97/2000/XP/2003

Se o seu computador estiver funcionando corretamente, basta abrir o Outlook e seguir o seguinte caminho: Arquivo, Importar e exportar, Exportar para um arquivo, Avançar, Personal folder file (.pst), Avançar, selecione Pastas particulares e marque a caixa "Incluir subpastas", Avançar, clique em Procurar e selecione onde e com que nome você deseja salvar o arquivo de backup. Clique em Concluir para salvar o arquivo de backup.

Já se o seu computador não estiver funcionando corretamente – por exemplo, o Outlook está com problemas e não abre ou o sistema operacional não carrega e você instalou o disco rígido do seu micro como secundário em um outro micro e está fazendo backup de todos os arquivos antes de reinstalar o sistema operacional –, você deverá copiar manualmente o arquivo pst, que é o arquivo que contém as pastas e mensagens do Outlook. No Windows 9x e ME este arquivo fica em C:WINDOWSApplication DataMicrosoftOutlookoutlook.pst. Já no Windows NT, 2000 e XP este arquivo fica em C:Documents and Settings%user%Configurações locaisDados de aplicativosMicrosoftOutlookoutlook.pst. Basta copiar este arquivo para onde você está fazendo o backup (CD-R, Zip disk, rede, etc).

Recuperando o backup do Outlook 97/2000/XP/2003

Para recuperar o backup efetuado, abra o Outlook, vá em Arquivo, Importar e exportar, selecionar Importar de outro programa ou arquivo, Avançar, selecione Personal folder file (.pst), Avançar, clique em Procurar e selecione o arquivo de backup, clique em Avançar para recuperar o backup.

Backup das mensagens do Outlook Express

Você terá de copiar manualmente todos os arquivos existentes no diretório de dados deste programa. Este diretório varia de acordo com o sistema. Se você usa Windows 9x ou ME, vá em C:WINDOWSDados de aplicativosIdentities{%clsid%}MicrosoftOutlook Express. Já se você usa o Windows NT, 2000 ou XP, vá em C:Documents and Settings%user%Configurações locaisDados de aplicativosIdentities{%clsid%}MicrosoftOutlook Express. Copie todos os arquivos .dbx encontrados para a mídia de backup (CD-R, Zip disk, rede, etc).

Recuperando o backup do Outlook Express

Abra o Outlook Express e vá em Arquivo, Importar, Mensagens, selecione Microsoft Outlook Express 6, Avançar, selecione Importar email de uma pasta de armazenamento do OE6, clique em Ok, clique em Procurar e selecione o diretório contendo os arquivos .dbx que você efetuou o backup.

AUTOR
Gabriel Torres
Gabriel Torres
Editor Executivo

Gabriel Torres criou o Clube do Hardware em maio de 1996, onde escreve artigos e coordena o trabalho dos nossos diversos colaboradores. É também autor de 24 livros sobre hardware, redes e eletrônica. Foi, de 1996 a 2007, colunista do suplemento de informática do jornal O DIA (RJ). Morou nos Estados Unidos de 2007 a 2013 e atualmente mora na Austrália.

ARTIGOS RELACIONADOS
Lendas Urbanas
por em Redes
ÚLTIMOS ARTIGOS
478.087 usuários cadastrados
2.269 usuários on-line