Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cobertura do NAIAS 2013 (Salão do Automóvel de Detroit)


     10.752 visualizações    Feiras e eventos    1 comentário
Cobertura do NAIAS 2013 (Salão do Automóvel de Detroit)

O ST Simulator

Carros são sinônimo de tecnologia. Com este pensamento em mente, aceitamos o convite da Ford para participar do Salão do Automóvel de Detroit, o NAIAS (North American International Autoshow). Vimos, naturalmente, um desfile das novidades da indústria automobilística, com grande enfoque nos modelos híbridos e elétricos. Mas nosso olhar sempre esteve voltado para o hardware, para a interação computador/veículo e, claro, para os videogames. Pois encontramos a encruzilhada desses três temas nos simuladores presentes na feira e em outro instalado na própria sede da Ford.

Dentro do salão, esbarramos com o ST Simulator, usado para test-drive virtual dos modelos Focus ST e Fiesta ST, da Ford. O aparelho conta com um trio de monitores e assentos montados sobre um aparato hidráulico que responde aos movimentos do volante e dos pedais. A volta pelo circuito virtual inclui várias curvas, especialmente uma traiçoeira no final do percurso que tira qualquer um da pista – não fomos os únicos a rodar, das várias pessoas que formavam a fila para o brinquedo. Ao sair da simulação, ficou aquela vontade de montar uma engenhoca dessas para aposentar o Gran Turismo no PlayStation 3, mas o preço salgado de 300 mil dólares acabou com nosso sonho.

Naias 2013
Figura 1: ST Simulator da Ford

Naias 2013
Figura 2: Visão lateral

Ao contrário do Virttex, o supersimulador que abordaremos adiante, o objetivo do ST Simulator não é aperfeiçoar as técnicas de direção e segurança dos motoristas, e sim adoçar a boca dos clientes. “Sabemos que nossos consumidores adoram videogame”, diz a gerente da marketing da linha ST da Ford, Lisa Schoder. “O simulador é programado com as especificações reais do veículo para que as pessoas experimentem a dinâmica de seu desempenho”.

Pelo resto do evento, ainda vimos outros simuladores e cabines de direção, como o Eco Assist Challenge da Honda e o Lacrosse eAssist da Buick. Ambos tinham propostas mais didáticas sobre sistemas de economia de combustível das montadoras. Eles variavam entre vídeos demonstrativos e joguinhos cujo objetivo era obter a melhor relação de quilometragem por combustível consumido. Depois da adrenalina do ST Simulator, aprender sobre economia verde pareceu um tanto enfadonho

Naias 2013
Figura 3: Ao volante do Lacrosse eAssist da Buick

Fora do NAIAS é que encontramos o verdadeiro casamento entre tecnologia e automobilística, o sistema Virttex.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...