Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computex 2002 - 4º Dia


     45.863 visualizações    Feiras e eventos    0 comentários
Computex 2002 - 4º Dia

QG da ABIT

O QG da ABIT é um prédio colossal em Taipé onde as placas-mães e demais produtos da ABIT são projetados. Lá pudemos conferir de perto todas as etapas feitas durante a criação de uma nova placa-mãe, além de sermos apresentados à programação completa da ABIT para 2002. Depois, uma festa regada a pizza de pimenta da Pizza Hut (tudo em Taiwan leva pimenta) e uma partida de Jedi Knight II em rede. Confesso que não sou fã desse tipo de jogo, mas as máquinas com gabinetes transparentes e equipadas com placas-mães AT-7, caixas de som surround e monitores de cristal líquido realmente me convidaram a tentar matar os outros colegas... Quanto à pizza, uma delícia. O problema é o efeito colateral depois. Se é que me entendem...

Computex 2002 - 4º Dia
Figura 30: Gabriel Torres visita o edifício-sede da ABIT.

Na próxima figura nós vemos a programação da ABIT para processadores da Intel para esse ano. A única novidade nesse cronograma é a GB7, usando o novo chipset da Intel nome-código Granite Bay, que terá AGP 8x e aceitará memórias DDR333 e que será lançada no final do ano, já que as demais placas-mães nós mostramos na parte anterior.

Computex 2002 - 4º Dia
Figura 31: Programação de placas-mães da ABIT para processadores da Intel.

Já o cronograma da ABIT para placas-mães da AMD nós vemos na próxima figura. A novidade é a KD7 usando o novo chipset VIA KT400, que deve ser lançada lá para setembro ou outubro.

Computex 2002 - 4º Dia
Figura 32: Programação de placas-mães da ABIT para processadores da AMD.

Em nossa visita ao prédio, vimos a área onde a equipe de pesquisa e desenvolvimento da ABIT trabalha. É nessa área que os engenheiros criam novas placas-mães, placas de vídeo e demais produtos da ABIT. Obviamente fomos proibidos de tirar qualquer foto de close nas baias, onde havia vários protótipos. Se você reparar bem na foto, você verá uma placa-mãe da ASUS. O pessoal da ABIT executa vários testes com as placas-mães concorrentes na baia que está no primeiro plano da foto.

Computex 2002 - 4º Dia
Figura 33: Área de Pesquisa e Desenvolvimento da ABIT.

A foto a seguir é da câmara EMI da ABIT (EMI é a sigla de interferência eletro-magnética, em inglês). Trata-se de uma câmara lacrada, com paredes metálicas de quase um palmo de espessura, que funciona como uma sala completamente lacrada contra qualquer interferência eletromagnética. De um lado, eles colocam um novo protótipo a ser testado quanto ao nível de interferência eletro-magnética que é gerado. Do outro, há uma antena que capta tudo quanto é tipo de interferência que o produto está produzindo. Assim eles sabem se o produto está dentro das normas internacionais em relação à geração de interferência eletromagnética.

Computex 2002 - 4º Dia
Figura 34: Câmara EMI da ABIT.

Computex 2002 - 4º Dia
Figura 35: Detalhe da antena da câmara EMI da ABIT.

Em seguida tivemos um bate-papo descontraído com Oskar Wu, engenheiro supervisor da equipe de pesquisa e desenvolvimento da ABIT. Ele é quem realmente criou várias placas-mães da ABIT, como a AT7. Eles nos explicou passo a passo o processo de criação de uma placa-mãe. Na próxima foto nós vemos várias etapas do processo de criação de uma placa-mãe, no caso a ABIT AT7. Acima e à esquerda, os layouts originais da placa de circuito impresso. No meio e à esquerda, a primeira etapa da placa de circuito impresso, com suas duas camadas internas (a placa de circuito impresso da AT7 é uma placa de quatro camadas) e abaixo, à esquerda, a placa de circuito impresso finalizada. Acima e à direita, a placa após ter passado pela linha de inserção de componentes SMD e, por fim, a placa-mãe finalizada. Embaixo da placa-mãe você repara o esquemático dela. Obviamente não pudemos tirar fotos mais detalhadas do processo, embora ele tenha sido explicado em detalhes a Gabriel Torres.

Computex 2002 - 4º Dia
Figura 36: Etapas de criação de uma placa-mãe.

Computex 2002 - 4º Dia
Figura 37: Oskar Wu explica em detalhes o processo de criação de uma placa-mãe e tira dúvidas de Gabriel Torres.

Por fim, a festa Max vs. Max, o fliperama gigante montado pelo pessoal da ABIT para jogarmos Jedi Knight 2, com 12 máquinas em rede e muita pizza de jalapeño.

Computex 2002 - 4º Dia
Figura 38: ABIT LAN party.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...