Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computex 2003 - 1º Dia


     45.295 visualizações    Feiras e eventos    0 comentários
Computex 2003 - 1º Dia

XGI

A XGI é uma empresa de chips gráficos formada por ex-funcionários da SiS em maio deste ano que, após montarem a empresa, compraram a Trident. Apesar de a SiS ser a maior acionista da XGI, é importante notar que a XGI é uma empresa atualmente sem qualquer relação com a SiS. Além disso, a marca Xabre de chips gráficos continua pertencendo à SiS, portanto temos de ter muito cuidado para não confundir XGI (nova empresa) com Xabre (SiS).

A XGI apresentou a sua linha completa de processadores gráficos que estarão sendo lançados em outubro e que deverão estar chegando no mercado em novembro. Esta linha é composta basicamente de 5 processadores gráficos e uma nova tecnologia de processamento simétrico para placas de vídeo para placas de alto desempenho, que explicaremos mais adiante.

A linha de produtos é composta dos seguintes chips: Volari XP5, para notebooks; Volari V5 e V5 Ultra, para o mercado popular; e Volari V8 e V8 Ultra para o mercado de alto desempenho.

Computex 2003 - 1º Dia
Figura 23: Chip XGI Volari V8 Ultra.

As diferenças entre esses chips são as seguintes: o XP5 roda a 250 MHz, o V5 e o V8 rodam a 300 MHz e os modelos ultra rodam a 350 MHz. Os modelos V5 e V5 Ultra possuem 4 canais de renderização (pipeline) e dois de pixel shader, enquanto os modelos topo de linha V8 e V8 Ultra possuem oito canais de renderização e quatro de pixel shader.

Computex 2003 - 1º Dia
Figura 24: Amostra de placa usando o chip Volari V5 Ultra.

Mas o produto campeão da XGI é chamado Duo. Os processadores gráficos da XGI podem trabalhar em multiprocessamento. Placas usando a tecnologia Duo usam dois processadores gráficos, que podem ser o V5 Ultra ou o V8 Ultra. Usando dois processadores gráficos, as características da placa de vídeo são dobradas. A placa pode ter o dobro de memória de vídeo (o limite passa de 256 MB para 512 MB), o número de canais de renderização passa de quatro para oito (no modelo V5 Ultra) ou de oito para 16 (no modelo V8 Ultra) e o de pixel shaders passa de dois para quatro (no modelo V5 Ultra) ou de quatro para oito (no modelo V8 Ultra).

Na Figura 25 nós vemos uma amostra de placa de vídeo usando a tecnologia Duo. É interessante notar que há dois conectores de alimentação extra, um para cada chip.

Computex 2003 - 1º Dia
Figura 25: Amostra de placa usando a tecnologia Duo.

A maneira com que a tecnologia Duo funciona é bem interessante. Cada chip usa metade da memória de vídeo. Em uma placa com 256 MB, por exemplo, cada chip usa para si 128 MB. Cada chip acessa a memória a 128 bits. Assim, como existem dois processadores, o desempenho é como se o acesso fosse a 256 bits.

A XGI fez uma apresentação prática de uma amostra do V8 Ultra Duo com 256 MB de memória DDR2 (este chip aceita tanto memórias DDR quanto DDR2, sendo que o modelo demonstrado usava DDR2) em um Pentium 4 de 3.2 GHz com placa-mãe ABIT IC7-Max3. Eles deixaram a gente mexer a vontade na máxima. Rodamos o 3DMark03 e o escore foi de 5.361 pontos. Infelizmente nós não temos (pelo menos ainda) este mesmo processador para verificarmos como é este escore comparado a outros processadores gráficos topo de linha, em especial o Radeon 9800 e o GeForce FX 5900. No teste do processador Pentium 4 de 3.2 GHz do site Sharky Extreme, a Radeon 9800 Pro usando uma configuração similar obteve 5.689 pontos no 3DMark03. Ou seja, comparando o resultado da Radeon 9800 Pro no teste do Sharky Extreme com o resultado que obtivemos em nossos testes com o XGI V8 Ultra Duo, o chip da ATI foi apenas 6,12% mais rápido. Este é um bom resultado, visto que como os chips da XGI ainda não existem no mercado, os drivers possivelmente ainda não estão completamente otimizados. Nossa opinião sobre este chip ainda é neutra, porque não sabemos por qual preço placas V8 Ultra Duo serão vendidas. Mas a tecnologia é bastante promissora, visto que poderão criados e lançados chips ainda mais rápidos. Para uma empresa fundada em maio deste ano, a velocidade no tocante a pesquisa e desenvolvimento de produtos é realmente impressionante.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...