Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Computex 2003 - 4º Dia

       
 36.568 Visualizações    Artigos  
 0 comentários

Veja a cobertura completa do quarto dia de eventos da Computex 2003, a maior feira de hardware do mundo, com as novidades da Gainward, Biostar, Chaintech, Kingmax, SiS e VIA.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Hoje foi o nosso último dia de Computex, apesar da feira continuar até amanhã, pois amanhã viajaremos para a China Continental, onde visitaremos a fábrica da ECS/PCChips na província de Shen Zhen. Hoje nós vimos as novidades da Gainward, Biostar, Chaintech, Kingmax, SiS e VIA.


Gainward

A Gainward nos surpreendeu, pois nesta feira não foi lançado nenhum chip gráfico novo (com exceção do chipset Radeon 9100 IGP, como comentamos várias vezes) e, portanto, não estávamos esperando ver nada de novo em relação a placas de vídeo nesta feira. Mas a Gainward apresentou um produto campeão para quem curte overclock e placas de vídeo de alto desempenho: uma GeForce FX 5900 Ultra com water cooler. Realmente impressionante.

A placa chama-se CoolFX 1600 XP Golden Sample. Ela é equipada com 256 MB de memória DDR de 2,2 ns. Na Figura 1 nós mostramos esta placa. Junto com ela vem todo o conjunto necessário para fazer o water cooler funcionar: bomba, radiador e tubos.

Computex 2003 - 4º Dia
Figura 1: Gainward CoolFX 1600 XP Golden Sample.

Na Figura 2 nós vemos esta placa-mãe instalada no micro.

Computex 2003 - 4º Dia
Figura 2: Gainward CoolFX 1600 XP Golden Sample instalada no micro.

Nas fotos a seguir você confere os componentes do water cooler.

Computex 2003 - 4º Dia
Figura 3: Detalhe da bomba do water cooler.

Computex 2003 - 4º Dia
Figura 4: Detalhe do radiador, visto de dentro do gabinete.

Computex 2003 - 4º Dia
Figura 5: Detalhe do radiador, visto de frente.

Opcionalmente, você pode comprar um kit para fazer um upgrade do water cooler, instalando um dissipador no chipset da placa-mãe e outro no processador (estes dois dissipadores, os tubos e as emendas necessárias não acompanham o kit original da placa). Na Figura 6 nós vemos o detalhe das peças extras para refrigeração do processador e do chipset.

Computex 2003 - 4º Dia
Figura 6: Detalhe do dissipador extra do chipset e do processador.

Computex 2003 - 4º Dia
Figura 7: Visão geral do sistema completo.

A capacidade de overclock desta placa de vídeo é realmente impressionante. O pessoal da Gainward deixou a gente mexer e testar à vontade o sistema. Em sua configuração padrão, o processador de vídeo roda a 450 MHz e a memória a 900 MHz. Rodamos o 3DMark03 no micro disponível (Pentium 4 2,4 GHz, placa-mãe Gigabyte 8PENXP) e, sem overclock, a placa atingiu 4.744 pontos. Conseguimos facilmente fazer overclock da memória a 1 GHz (4.883 pontos, aumento de apenas 2,93% no desempenho). Aumentamos o clock do processador e obtivemos o maior desempenho possível com ele rodando a 510 MHz (e a memória a 1 GHz): 5.223 pontos, um aumento de 10,10% no desempenho 3D. Interessante notar que conseguimos colocar o processador rodando acima de 510 MHz, mas o desempenho em vez de aumentar, diminuiu. Segundo o pessoal da Gainward isso ocorre por conta do driver de vídeo, que necessitaria de uma otimização.

Esta placa realmente nos chamou a atenção e seu único problema é o preço. Ela por enquanto só foi lançada na Europa com um preço sugerido de 899 euros (o que equivale a US$ 1.029 ou R$ 3.021, usando a cotação de hoje. Ai!) Interessante notar que a Gainward oferece a mesma placa de vídeo porém sem o water cooler. O nome deste modelo é Ultra/1600 XP Golden Sample.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário







Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×