Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computex 2003 - 4º Dia


     38.231 visualizações    Feiras e eventos    0 comentários
Computex 2003 - 4º Dia

Biostar

A Biostar também apresentou seus modelos de placas-mães para o Athlon 64: K8VHA Pro, baseada no chipset VIA K8T800, K8VHA-M, baseada no mesmo chipset só que no formato microATX, K8NHA Pro, baseada no nForce 3-150 e K8NHA-M, também baseada no mesmo chipset só que no formato microATX.

Computex 2003 - 4º Dia
Figura 8: Biostar K8VHA Pro.

Computex 2003 - 4º Dia
Figura 9: Biostar K8VHA-M.

Computex 2003 - 4º Dia
Figura 10: Biostar K8NHA Pro.

Computex 2003 - 4º Dia
Figura 11: Biostar K8NHA-M.

Outro lançamento foi a P4ARA, baseada no novo chipset Radeon 9100 IGP da ATI, que promete ter o melhor vídeo on-board para a plataforma soquete 478, já que usa o motor gráfico da Radeon 9200.

Computex 2003 - 4º Dia
Figura 12: Biostar P4ARA.

A Biostar, assim como praticamente todos os fabricantes de placas-mães, também apresentou o seu mini PC, chamado iDEQ. O diferencial do mini PC da Biostar é o seu sistema de refrigeração, que usa três ventoinhas no total. Na Figura 13 nós vemos como é o interior do mini PC da Biostar e, na Figura 14, o detalhe do sistema de refrigeração. Como você pode notar, o cooler do processador tem uma ventoinha em sua lateral e há um cooler preso ao gabinete para a exaustão do ar. Ou seja, a ventoinha do cooler sopra o ar na direção do dissipador de calor do processador e o ar quente sai do gabinete com o auxílio da ventoinha existente na parte traseira. Não bastasse isso, ainda há a ventoinha da fonte de alimentação bem acima do dissipador do processador. O modelo da foto usa um dissipador de cobre, porém modelos voltados a processadores que não usem o clock máximo disponível hoje usam dissipadores de alumínio, sendo o sistema de refrigeração exatamente o mesmo.

Computex 2003 - 4º Dia
Figura 13: Visão interna do iDEQ da Biostar.

Computex 2003 - 4º Dia
Figura 14: Sistema de refrigeração do iDEQ da Biostar.

Outro detalhe interessante está na parte de baixo do gabinete, que funciona como dissipador de calor secundário para o regulador de tensão, processador e chipset. A chapa do gabinete possui uma saliência que faz contato com a região da placa-mãe onde estes componentes estão localizados (obviamente com uma fita térmica fazendo o isolamento elétrico e facilitando a dissipação).

Computex 2003 - 4º Dia
Figura 15: A parte de baixo do gabinete funciona como dissipador de calor para componentes da placa-mãe.

Segundo a Biostar, eles estão desenvolvendo um novo modelo de mini PC onde a placa-mãe possa ser removida pela parte de trás do gabinete, como se fosse uma gaveta, facilitando a manutenção do micro.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...