Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

IDF Fall 2003 - Apresentação Pré-IDF


     21.632 visualizações    Feiras e eventos    0 comentários
IDF Fall 2003 - Apresentação Pré-IDF

Servidor Pessoal

Roy Want começou sua apresentação com dados factuais bem interessantes. Primeiro, um PDA é muito pequeno para ser usado como um computador portátil, e os laptops têm duas grandes desvantagens, são grandes e pesados. Então, como fazer um computador pequeno, leve e portátil?

IDF Fall 2003 - Apresentação Pré-IDF
Figura 2: Roy Want, Engenheiro de Pesquisas da Intel.

A ideia que Roy está pesquisando chama-se simplesmente Servidor Pessoal e é um computador menor do que uma máquina fotográfica que cabe em um bolso. Ele pretende ser um meio termo entre PDA e um notebook. A grande diferença dele é que ele não tem tela, não tem mouse e não tem teclado. Loucura?

IDF Fall 2003 - Apresentação Pré-IDF
Figura 3: Conceito do Servidor Pessoal.

A ideia é a seguinte: qualquer computador pode passar a ser o seu computador. Isto é, você pode pegar "emprestado" o teclado, monitor e mouse de qualquer computador. Ainda, locais podem disponibilizar estes dispositivos, da mesma forma que hoje temos estações de Internet em hotéis, por exemplo. A diferença é que a conexão ao Servidor Pessoal é feita totalmente sem fio, usando comunicação BlueTooth.

A escolha do BlueTooth, segundo a Intel, é porque esta tecnologia é mais promissora do que a IEEE 802.11 por um motivo muito importante: requer menos energia para efetuar transmissões de dados. Para um dispositivo portátil, operado por bateria, este fator é importantíssimo.

Com o desenvolvimento de processadores que consomem menos (como o XScale da Intel, que roda a 1 GHz e consome apenas 1,4 W), e com o desenvolvimento de memórias Flash de maior capacidade, os Servidores Pessoais poderão ser em breve uma realidade. Mas, segundo Roy Want, uma realidade ainda distante, onde, segundo ele, só começaremos a ver alguma coisa desta tecnologia em prática no mercado daqui a pelo menos 5 anos.

As aplicações para o Servidor Pessoal são muito promissoras. Você poderia acessar os arquivos MP3 do seu computador através de um aparelho de som com comunicação wireless. Poderia ver seus filmes através de um aparelho multimídia, como um futuro aparelho de TV com essa capacidade ou até mesmo nos monitores individuais de vídeo de aviões, um telefone sem fio poderia consultar sua agenda diretamente em seu servidor pessoal e até mesmo um carro poderia ajustar as estações de rádio e posição do banco de acordo com o servidor pessoal do motorista. Outras aplicações são ainda mais futuristas, lembrando filmes de ficção científica como Minority Report. Como o Servidor Pessoal pode ser carregado no bolso ou em uma bolsa, ele poderia se comunicar via wireless com outros servidores pela rua, recolhendo informações de lojas e restaurantes por onde você passou, por exemplo.

Além disso, o servidor pessoal poderia ser integrado a um celular, já pensou?

Uma apresentação ao vivo do protótipo do servidor pessoal foi feita (funcionando, note bem). A transmissão não é tão rápida, visto que a comunicação Bluetooth atualmente trabalha a somente 115.200 bps. Mas a transmissão MP3 e de vídeos é feito usando a tecnologia "streaming", que em vez de transmitir o arquivo inteiro para então começar a tocá-lo, vai tocando o arquivo enquanto ele está ainda sendo transmitido. Por conta disso, o desempenho não é tão ruim. Devemos lembrar ainda que o Bluetooth possará por revisões que aumentarão sua taxa de transferência.

IDF Fall 2003 - Apresentação Pré-IDF
Figura 4: Protótipo do Servidor Pessoal, funcionando. Note que ele usa um cartão de memória flash.

IDF Fall 2003 - Apresentação Pré-IDF
Figura 5: O outro lado do protótipo, notar a bateria e o tamanho.

Foi mostrado ainda o protótipo de um controle remoto para o Servidor Pessoal em forma de relógio, para ser usado quando não temos acesso a um teclado ou a um mouse. Por exemplo, você está diante de uma loja que tem um monitor de vídeo com capacidade wireless, mas a loja está fechada. Você só poderá usar o monitor, mas não o teclado e/ou o mouse. Aí entraria o controle remoto, permitindo que você consulte alguma informação em seu servidor pessoal.

IDF Fall 2003 - Apresentação Pré-IDF
Figura 6: Roy Want com o protótipo do controle remoto em forma de relógio.

IDF Fall 2003 - Apresentação Pré-IDF
Figura 7: Close do protótipo do controle remoto em forma de relógio.

Futurista demais? Bem, os protótipos estão aí funcionando. Se esta tecnologia realmente chegará no mercado e quando, bem, isto ainda é uma incógnita.

É claro que questões sobre a segurança do Servidor Pessoal foram levantadas. Segundo Roy Want, as soluções hoje existentes para segurança e criptografia via Internet são satisfatórias para o uso com o Servidor Pessoal. Mas será importante ter um backup dos dados, para caso o dono perca ou quebre o aparelho ou ainda para o caso dele ser roubado.

A apresentação foi fechada por Pat Gelsinger, Vice-Presidente Sênior e Diretor-Geral de Tecnologia (CTO) da Intel, com uma sessão de perguntas e respostas sobre futuras tecnologias da Intel. Das questões levantadas, a única em nossa opinião que vale a pena destacar é o fato da Intel ter desistido de criar uma tecnologia de transmissão de Internet via rede elétrica. Segundo Gelsinger, é muito complicado, pois cada casa possui uma rede elétrica diferente, entre outras dificuldades que, segundo ele, fizeram a Intel desistir deste projeto.

IDF Fall 2003 - Apresentação Pré-IDF
Figura 8: Pat Gelsinger e Gabriel Torres.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...