Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

IDF Spring 2003 - 1º Dia

       
 29.643 Visualizações    Artigos  
 0 comentários

Veja a cobertura completa do primeiro dia de eventos da IDF Spring 2003, veja um protótipo do modulador óptico baseado em silício, projeto Newport, projeto Manitoba e PCI Express.

IDF Spring 2003 - 1º Dia
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Abertura

O IDF (Intel Developer Forum) é um fórum para desenvolvedores de hardware e software patrocinado pela Intel e que ocorre duas vezes por ano (na primavera - Spring - e no outono - Fall - Norte-Americano). É nesse evento que a Intel apresenta seus mais recentes desenvolvimentos na área de software e hardware.

A Intel nos convidou a participar do IDF Spring deste ano, que está sendo realizado em San José, Califórnia. Para quem não sabe, San José é a capital do Vale do Silício, rodeada por cidades famosas pelas empresas de alta tecnologia. Se você é um nerd de verdade já deve ter ouvido falar em cidades como Santa Bárbara, Milpitas, Cupertino, Palo Alto, Fremont, entre outras, todas nos arredores da San José.

Nos quatro dias do evento, serão apresentadas mais de 170 horas de cursos e palestras. É claro que não dá para assistir a todas, mas fizemos um roteiro de forma a assistirmos aos cursos mais quentes na área de hardware. Novos processadores, barramento PCI Express e novas tecnologias de memória são alguns dos assuntos que veremos no IDF.

Estaremos publicando aqui no Clube do Hardware o que vimos durante cada dia do IDF.


Pat Gelsinger e a Convergência de Tecnologias

O IDF começou oficialmente ontem, dia 17 de fevereiro de 2003 às 12:30 H (horário local, cinco horas a menos que no Brasil), com a apresentação de Pat Gelsinger, executivo da Intel responsável pela divisão de tecnologia (CTO, Chief Tecnology Officer). O principal ponto na apresentação de Pat foi explicar a direção da Intel no sentido da convergência de tecnologias de comunicação e computação. Seguindo a essa introdução, Pat chamou ao palco o Diretor-Presidente da Intel, Craig Barret.

IDF Spring 2003 - 1º Dia
Figura 1: Pat Gelsinger, CTO da Intel.


Craig Barret e os Novos Desenvolvimentos da Intel

Craig Barret apresentou as expectativas da Intel com o mercado de redes e informática para os próximos anos e, seguindo a isso, mostrou os mais recentes desenvolvimentos da Intel.

IDF Spring 2003 - 1º Dia
Figura 2: Craig Barret, CEO da Intel.

Segundo Craig, o mercado de informática é uma indústria de US$ 1 trilhão, representando 10% do PIB norte-americano e 1% do PIB mundial, sendo que esse valor deve continuar aumentando, devendo atingir US$ 1,2 trilhão em 2006.

Craig também acredita que em 2005 ou 2006 existirão 1 bilhão de pessoas conectadas à Internet.

A tendência em relação à convergência de tecnologias é termos no futuro todos aparelhos eletrônicos interligados em uma grande rede wireless metropolitana, isto é, acesso a Internet, comunicação entre PCs, etc tudo sem fio.

Craig Barret deixou claro uma posição da Intel da qual não concordamos integralmente, que todos os usuários "precisam" de upgrade em suas máquinas de tempos em tempos e que a Intel está aí para isso mesmo. Ele fala como se todo mundo tivesse dinheiro para ficar fazendo upgrade todo ano... Ou seja, ficou realmente claro que a Intel realmente tem a política da obsolecência, ou seja, tornar os seus próprios produtos obsoletos para poder vender novos produtos. E isso, podem acreditar, tanto a Intel quanto a Microsoft são campeãs em fazer.

Ainda, segundo Barret, a Lei de Moore (que diz que a capacidade de processamento dobra a cada 18 meses enquanto o preço de se construir o circuito se mantém o mesmo) continuará válida pelo menos pelos próximos anos. Ele disse isso baseado em uma apresentação feita por Gordon Moore - fundador e ex-presidente da Intel e justamente quem postulou tal lei - realizada na semana passada.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×