Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

IDF Spring 2003 - 1º Dia


     30.718 visualizações    Feiras e eventos    0 comentários
IDF Spring 2003 - 1º Dia

Novas Tecnologias

Em seguida, Craig Barret apresentou novidades tecnológicas que a Intel vem desenvolvendo. A primeira grande novidade foi a primeira apresentação pública de transmissão óptica usando o silício como meio de transmissão. Foi apresentado o protótipo de um modulador óptico baseado em silício, permitindo a integração, no futuro, de comunicação óptica e comunicação eletrônica em um mesmo chip.

IDF Spring 2003 - 1º Dia
Figura 3: Protótipo do primeiro modulador óptico baseado em silício.

Após essa apresentação, foi mostrado ferramentas para o desenvolvimento de chips com tecnologia na casa dos nanometros. O grande problema em se construir circuitos com transistores tão pequenos é que não há como enxergá-los, mesmo com microscópios eletrônicos, pois nesse tamanho há muito ruido, impossibilitando a visualização da superfície do chip. Na Figura 4 nós vemos como a superfície de um circuito construído na escala de nanometros é visto por um microscópio eletrônico: só ruido. Para permitir a construção de circuitos nesta escala, a Intel desenvolveu programas para a redução de ruído, finalmente permitindo construção de circuitos nessa escala, como vemos na Figura 5.

IDF Spring 2003 - 1º Dia
Figura 4: Visualização normal da superfície da pastilha de silício.

IDF Spring 2003 - 1º Dia
Figura 5: Visualização após a aplicação do software de eliminação do ruído.

Outras novidades tecnológicas e protótipos também foram apresentados. Falaremos dos mais importantes.

O projeto "Newport" foi apresentado. Trata-se de uma solução móvel bastante interessante. É uma mistura de celular com notebook com um tablet PC. Imagine um notebook que, removendo a parte de baixo, ele se transforme em um tablet PC, isto é, uma prancheta com touch screen onde você o manipula como se fosse um hand held (só que de 14" ou 15"). E mais: do lado de fora do Newport há um display de cristal líquido igual ao usado por celulares, onde você pode acessar o conteúdo do micro sem precisar abri-lo. Por exemplo, é possível através desse display enviar um arquivo por e-mail.

IDF Spring 2003 - 1º Dia
Figura 6: Projeto Newport.

IDF Spring 2003 - 1º Dia
Figura 7: Display LCD do projeto Newport.

Fechando a apresentação inicial que marcou o início do IDF, a Intel apresentou o seu projeto Manitoba, um processador de alto desempenho para dispositivos móveis. Além do seu alto desempenho, ele tem 4 MB de memória flash-ROM dentro do próprio chip. Esse processador é rápido o suficiente para rodar um jogo relativamente complexo em cores (ver Figura 9).

IDF Spring 2003 - 1º Dia
Figura 8: Placa de testes do Manitoba.

IDF Spring 2003 - 1º Dia
Figura 9: O Manitoba é capaz até de rodar jogos relativamente complexos.

Após a apresentação inicial, o IDF começou de fato. São várias salas de aula com aulas sobre os mais diversos temas relacionados a tecnologias da Intel. Fomos correndo aprender sobre o mais novo padrão de barramento que está sendo desenvolvido pela Intel, o PCI Express.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...