Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

IDF Spring 2004 - 3º Dia


     45.549 visualizações    Feiras e eventos    0 comentários
IDF Spring 2004 - 3º Dia

Helper Threads

Pat Gelsinger mostrou uma tecnologia chamada Helper Threads, que consiste em um compilador que analisa o programa e o otimiza de forma que as instruções sejam ordenadas de forma que o processador não tenha que esperar a memória ficar pronta para entregar ou receber um dado. Como a memória RAM é muito mais lenta que o processador, o que acaba ocorrendo é que grande parte do tempo o processador tem de parar e esperar até a memória RAM entregar um dado ou ficar pronta para receber um dado. Isto ocorre sobretudo quando há um erro de cache (cache-miss), isto é, quando o dado requisitado não estava dentro da memória cache, que é uma memória que consegue se acessada na mesma velocidade do processador. Para esta tecnologia funcionar, o processador também tem de tê-la. Gelsinger apresentou o protótipo de Itanium com esta tecnologia em uma demonstração ao vivo desta tecnologia fazendo consultas a um banco de dados DB2, onde o sistema com o Helper Threads mostrou-se realmente mais eficiente. Na máquina sem esta tecnologia, o demo demorou 50,9 segundos para ser executado e ocorreram 411 milhões de erros de cache. Já na máquina com esta tecnologia, o demo demorou 45,9 segundos e ocorreram 314 milhões de erros de cache.


Polarização Adaptativa de Corpo

Outra tecnologia apresentada foi a polarização adaptativa de corpo (adaptative body biasing), que será usada na construção de futuros transistores usados em microprocessadores. Atualmente um dos maiores problemas encontrados na fabricação de processadores é a corrente de fuga de seus transistores. O que acontece é o seguinte. Quando o transistor está em sua posição de "desligado", uma pequena corrente continua passando (chamada corrente de fuga), que faz com que uma parte significativa da potência dissipada pelo processador seja causada por esta corrente. Isto significa que se não houvesse corrente de fuga, os processadores dissipariam menos potência, isto é, menos calor seria gerado. A ideia apresentada consiste em fazer com que, quando o transistor estiver desligado, que ele seja inversamente polarizado (isto é, "ligado invertido") a fim de diminuir a incidência da corrente de fuga.

Gelsinger falou ainda nos progressos do rádio adaptativo, mas como já explicamos esta tecnologia em nossa cobertura do IDF passado, não a explicaremos novamente aqui.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...