Entre para seguir isso  
Seguidores 0

IDF Spring 2005 - 2º Dia

       
 36.028 Visualizações    Artigos  
 0 comentários

Veja a cobertura completa do segundo dia de eventos do IDF Spring 2005, leia sobre as novas tecnologias de processadores de núcleo duplo, o Pentium D e o Xeon de Núcleo Duplo.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Processadores de Núcleo Duplo

A sensação desta edição do IDF foi, sem dúvida alguma, o anúncio e a demonstração pública dos processadores Intel com mais de um núcleo. Processadores deste tipo são como se fossem dois processadores soldados em apenas um encapsulamento, funcionando – e teoricamente obtendo o mesmo desempenho – como se você tivesse dois processadores no seu PC. Como esses processadores também incorporam a tecnologia Hyper-Threading – que simula a existência de dois processadores para cada núcleo –, o sistema operacional reconhecerá quatro processadores na máquina.

Os fatos são os seguintes. Para usufruir desta tecnologia seu sistema operacional precisa ser capaz de reconhecer mais de um processador. Ou seja, você não terá nenhum problema se usar o Windows XP, Windows 2000, Windows NT ou Linux. Aliás, os fabricantes de software irão licenciar os sistemas operacionais por soquete e não por núcleo. Isto é, você precisará pagar apenas uma licença por processador, independentemente do número de núcleos que ele tenha dentro dele.

Por outro lado, os chipsets atuais como o Intel 915 e o Intel 925 não reconhecem mais de um processador e, por isso, as placas-mães atuais não reconhecerão processadores com esta tecnologia (o micro não ligará). Isso é importante de você saber, já que os primeiros modelos de Pentium 4 de núcleo duplo (chamados Pentium D) usarão o soquete LGA775, o mesmo atualmente usado pelos novos modelos de Pentium 4. Ou seja, os novos processadores encaixarão em placas-mães "antigas". Para esses novos modelos de Pentium 4 a Intel lançará novos chipsets: o Intel 945 e o Intel 955.

Ontem a Intel havia anunciado que a tecnologia de duplo núcleo seria usada tanto em processadores para notebooks quanto para desktops e servidores. Hoje pudemos ver ao vivo esses processadores funcionando. Na Figura 1 você vê o Yonah, nome-código do primeiro processador para notebooks usando dois núcleos, construído com tecnologia de 65 nm e que possivelmente será lançado em 2006.

IDF Spring 2005 - 2º Dia

Figura 1: Protótipo do processador Yonah.

Já na Figura 2 você vê dois protótipos, à esquerda um micro montado com o futuro Pentium D (Pentium 4 com dois núcleos) e, à direita, o protótipo do processador Dempsey com o chipset Blackford. Nós explicaremos mais adiante em detalhes o que é este processador, mas grosso modo, é um computador com dois processadores Xeon de núcleo duplo.

IDF Spring 2005 - 2º Dia

Figura 2: Protótipo do Pentium D, à esquerda, e do Dempsey, à direita.

Como no protótipo do Dempsey havia dois processadores, o sistema operacional reconhecia oito processadores, como você confere na Figura 3 (dois processadores com 2 núcleos cada, sendo que o sistema reconhece cada núcleo como sendo dois processadores por conta da tecnologia hyperThreading).

IDF Spring 2005 - 2º Dia

Figura 3: Veja como o sistema reconhece oito processadores em um servidor baseado no Dempsey.

Agora que você já teve uma idéia geral do que é a tecnologia de múltiplos núcleos, vamos explicá-la em detalhes e falar dos processadores de núcleo duplo que a Intel lançará em 2005 e 2006.

 

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora