Imprimir artigo
FRAPS
por em Tutoriais
Última atualização:
15.544 visualizações
Página 1 de 3

Introdução

Como já dissemos várias vezes em nossos artigos, uma das melhores maneiras de se medir o desempenho de um PC é através de jogos modernos, visto que eles normalmente exigem o máximo que os componentes do computador podem oferecer. Com o resultado de testes de desempenho você pode comparar o desempenho do seu computador com o de outros computadores similares e verificar se há algo “errado” com o seu computador..

Há duas maneiras básicas de se medir esse desempenho: através de programas sintéticos ou através de jogos.

Programas sintéticos executam uma simulação própria e normalmente apresentam o resultado em uma pontuação proprietária. O melhor exemplo desse tipo de programa é o 3D Mark, sobre o qual já publicamos um tutorial.

Já quando medimos o desempenho usando jogos “verdadeiros”, o resultado será dado em quadros por segundo ou FPS (Frames Per Second), que é a quantidade de telas completas que o processador de vídeo é capaz de renderizar (“criar”) por segundo. Obviamente, quanto maior esse valor, melhor. Uma baixa quantidade de quadros por segundo faz com que o jogo pareça “arrastado”, ou seja, lento para você movimentar-se dentro dele.

Alguns jogos já trazem um módulo de medida de desempenho, bastando rodá-lo para saber o desempenho do seu computador. Quando o jogo não tiver um módulo de medida de desempenho, você deverá utilizar um programa externo, e o FRAPS é o mais popular deles. Além de medir desempenho, o FRAPS permite ainda que você capture telas ou “filme” jogadas, o que certamente é um recurso bacana se você quiser mostrar algum detalhe do jogo para alguém (por exemplo, você está com alguma dúvida e quer publicar a sua dúvida em um fórum).

Mas antes de rodar o FRAPS, é necessário que você entenda alguns detalhes importantíssimos sobre a coleta de dados de medida de desempenho ou poderá ter resultados equivocados. Vamos a eles.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
529.697 usuários cadastrados
145 usuários on-line