Imprimir artigo
FRAPS
por em Tutoriais
Última atualização:
15.558 visualizações
Página 2 de 3

Procedimentos Adequados

Como o FRAPS medirá o desempenho do jogo em uma partida real, você deverá ser o mais consistente possível na coleta dos dados. Isto é, tanto no computador que você está medindo o desempenho quanto no computador com o qual você quer comparar os resultados, a configuração de vídeo deverá ser absolutamente a mesma e a sequência do jogo deverá ser a mais próxima possível..

O motivo da configuração de vídeo ter de ser idêntica é simples: você quer comparar valores coletados em situações idênticas. Como normalmente ao aumentar a qualidade de imagem o desempenho cai, é totalmente injusto e incorreto você comparar um computador onde, por exemplo, a suavização de serrilhado (anti-aliasing) estiver habilitada com outro onde este recurso estiver desabilitado. Portanto, no menu de opções do jogo onde há a configuração da qualidade de vídeo, as configurações nos dois computadores (o seu e o computador ao qual você estiver comparando o seu) deverão ser iguais. Caso você esteja coletando dados para publicar na Internet, publique todas as configurações de vídeo para que outros usuários possam usar a mesma configuração em seus computadores. Do contrário, os resultados serão incompatíveis.

Dentro do jogo, você deverá rodar uma sequência de jogo conhecida. Por exemplo, andar do ponto “A” do mapa até o ponto “B”, sendo que essa sequência deve ser repetida em todos os computadores. Se você coletar dados em uma parte do mapa do jogo e o seu amigo coletar dados de outra parte do mapa, os resultados provavelmente serão incompatíveis, visto que um pedaço do mapa pode exigir maior desempenho (e, portanto, oferecer menor número de quadros por segundo) do que outro. Essa sequência deverá ser a maior longa possível (recomendamos que seja de, no mínimo, um minuto), para que os resultados sejam consistentes.

É importante que você repita o teste pelo menos quatro vezes, o mais próximo possível da sequência de jogo escolhida, descartando o primeiro resultado. Quando você roda o jogo pela primeira vez, a memória de vídeo da placa de vídeo ainda está vazia e o computador perde um tempo carregando as texturas e demais dados na memória da placa de vídeo. Com isso, é comum que o computador apresente um número de quadros por segundo menor na primeira rodada do que nas demais. Os três resultados seguintes deverão ser mais consistentes. Com esses três resultados disponíveis, você deverá escolher o método de obtenção do resultado final: pela média aritmética (os três resultados são somados e dividos por três) ou pela mediana (pega-se o resultado do meio e descarta-se o resultado mais alto e o mais baixo). É importante que você informe se o seu resultado é a média ou a mediana.

Por fim, você deverá desabilitar uma opção chamada “vertical sync” ou simplesmente “v-sync” ou “vsync”. Veja exemplo dessa configuração na Figura 1. Essa opção está presente no menu de opções de vídeo do jogo e, quando habilitada, limita o desempenho do computador à taxa de atualização máxima do monitor de vídeo (normalmente 60 quadros por segundo). Essa limitação existe porque se o computador gerar um número de quadros por segundo acima que o monitor de vídeo suporta, a placa de vídeo pode enviar ao monitor o conteúdo do próximo quadro quando o monitor ainda não terminou de apresentar na tela o conteúdo do quadro anterior, corrompendo a imagem.

Desabilitando essa opção, o seu computador é capaz de gerar mais quadros por segundo que o seu monitor suporta, porém a imagem do jogo pode apresentar falhas, o que não é um problema no nosso caso, pois você quer justamente verificar o desempenho máximo que o computador é capaz de fornecer, sem limitações.

V-Sync
Figura 1: Opção “VSync” em um jogo; você deve desabilitá-la

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
530.111 usuários cadastrados
1.019 usuários on-line