Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste do Gabinete Coletek CSEL261-BK


     36.397 visualizações    Gabinetes    3 comentários
Teste do Gabinete Coletek CSEL261-BK

Por Dentro do CSEL261-BK

A tampa do gabinete é uma peça única, que removida dá acesso a todos os lados do gabinete. Sendo um gabinete tão pequeno, o espaço interno é bastante reduzido, resumindo-se praticamente ao espaço da placa-mãe Mini-ITX (que por padrão deve medir 170 x 170 mm) e da baia de 5,25” (que fica logo acima da placa-mãe). O espaço da parte inferior é ocupado pela fonte e pelos cabos, enquanto a parte de cima é para a baia de 3,5”, da qual falaremos na próxima página. A bandeja da placa-mãe tem apenas quatro furos, onde são instalados os suportes da placa-mãe. O gabinete vem com uma ventoinha de 80 mm na parte inferior do painel frontal.

Coletek CSEL261-BK
Figura 10: Visão geral

A fonte de alimentação que acompanha o CSEL261-BK é do tipo SFX12V, modelo CT-120S2, de 120 W de potência. Você pode ver a etiqueta da fonte na Figura 11. Infelizmente, não pudemos testá-la.

Coletek CSEL261-BK
Figura 11: Compartimento da fonte de alimentação

A fonte de alimentação que acompanha o gabinete vem instalada com sua ventoinha voltada para cima, isto é, puxando o ar quente de dentro do computador para fora dele. Idealmente, você deverá instalar uma ventoinha no painel traseiro do gabinete (no modo de exaustão, isto é, puxando ar quente de dentro do gabinete e jogando-o para fora dele) e girar a fonte de alimentação 180 graus de modo que a sua ventoinha puxe ar frio através da grade existente no painel inferior do gabinete. Isto fará com que a fonte trabalhe a uma temperatura menor, aumentando a sua eficiência e a vida útil de seus componentes internos. No entanto, como esta é uma fonte de baixa potência e você possivelmente montará um computador de baixo consumo neste gabinete, a posição em que a fonte de alimentação vem instalada não é um problema, visto que a quantidade de calor gerada pelo computador será baixa.

A Figura 12 mostra um micro praticamente completo (sem a unidade óptica) instalado dentro do gabinete.

align="center">Coletek CSEL261-BK
Figura 12: Computador montado no CSEL261-BK


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Mais um gabinete genérico

Pois é, ainda mais considerando o Lian Li Q11B (um pouco mais caro). Comprei um desses Coletek na Balão, paguei R$92,00 c/ frente (agora está um pouco mais barato). Queria trocar meu HTPC que não era muito grande, mas ocupava um bom espaço no rack, além de ser um AMD muito barulhento. Coloquei uma Gigabyte GA-H77N-WIFI com um i5 3330 e 4GB de ram nesse Coletek. Instalei meu HD de 2TB no topo, troquei a fonte por uma Silverstone usada de 450W (pensando numa VGA mais pra frente), instalei 2 coolers de 60mm na traseira e troquei o de 80mm original de 25mm de espessura por um de 10mm que comprei na DealExtreme. Me surpreendi bastante com o bichinho, ficou bem silencioso e não esquenta muito. Achei que as entradas de ar não fossem o suficiente, mas não foi nenhum problema. A linha vertical em azul e a barra horizontal prateada deixa o aparelhinho muito legal.

Depois que vi o Q11B de perto até pensei que fiz mal negócio no Coletek. Mas o preço e o tamanho fariam bastante diferença. O problema agora é que será difícil encontrar uma VGA que caiba ali, que seja single slot e de uns 17cm de comprimento, com o cooler mais distante dos conectores para não ficar em cima da fonte ao mesmo tempo que não toque no fan frontal. Uma GT640 da EVGA, Point of View e Zotac cabem direitinho, mas quero primeiro trocar meu HD por um de 4TB quando baixar mais o preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...