Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Teste do Gabinete Leadership Goldship Smart Handle

       
 67.700 Visualizações    Testes  
 14 comentários

Testamos o Smart Handle, gabinete de alumínio da Leadership para computadores tipo HTPC ("Media Center") ou para ser carregado para LAN Parties.

Teste do Gabinete Leadership Goldship Smart Handle
Rafael Coelho Editor-chefe do Clube do Hardware

Introdução

O gabinete Goldship Smart Handle da Leadership é um gabinete HTPC (Home Theater PC) todo em alumínio voltado para micros do tipo “media center” (ou seja, computadores conectados em um sistema de home theater para tocar filmes e músicas) ou para usuários que querem um gabinete muito pequeno para transportar o micro (para LAN parties, por exemplo). Vamos dar uma boa olhada nesse gabinete.

 Smart Handle
Figura 1: Caixa.

Smart Handle
Figura 2: Proteção.

Na Figura 1 você pode ver a caixa do Smart Handle. A primeira impressão ao segurá-la é que, além de ser um gabinete pequeno, é muito leve. Na Figura 2, você pode ver a proteção de isopor que vem em torno do gabinete propriamente dito, que é extremamente necessária principalmente por conta das janelas de acrílico.

Smart Handle
Figura 3: Visão geral.

Retirada a embalagem, podemos ver que o Smart Handle é um gabinete bem compacto (ele é do mesmo porte do Bgears b-Envi, que testamos recentemente) e muito leve. Apesar da cor predomiante ser o prata, a parte frontal preta permite que você instale dispositivos (por exemplo, um gravador de DVD) desta cor sem quebrar a harmonia do conjunto. A alça que dá nome ao gabinete (Smart Handle significa, em inglês, algo como "alça inteligente") fica bem encaixada na frente do gabinete (mais adiante você a verá aberta) e também não atrapalha o bonito visual do gabinete.

Smart Handle
Figura 4: Frente.

O painel frontal do gabinete é feito de plástico e muito bem pensado, pois tem os principais recursos distribuidos de forma a não apresentar problemas de uso. Há uma porta FireWire, importante para transferência de vídeo de filmadoras digitais, as duas portas USB estão distribuidas de forma que você pode usar dois dispositivos "gordinhos" (pen drives, por exemplo) ao mesmo tempo. Os botões de liga/desliga e reset são firmes e de fácil acesso, bem como os conectores de áudio para fone de ouvido e microfone. Logo acima, ao lado da baia de externa de 3 1/2" (para unidades de disquete ou leitores de cartões), há um termômetro (iluminado em azul quando ligado) que pode ser usado para monitorar a temperatura de um ponto do computador à sua escolha.

Smart Handle
Figura 5: Acessórios.

Na Figura 5 você pode ver os acessórios que vêm junto com o gabinete. O manual de instruções é ridículo, na verdade apenas um folheto com algumas indicações vagas de como desmontar o gabinete e instalar discos. Nenhuma indicação de como configurar o termômetro, que tipo de parafusos usar em cada lugar, cuidados para manter o gabinete, etc.

Além disso, há um saco com alguns parafusos e um buzzer, um pequeno adesivo que provavelmente serve para colar o sensor de temperatura (só podemos supor, já que não há um manual decente que indique isso) e uma tampa para slot, além de um certificado de garantia (de um ano).

O Smart Handle é na realidade fabricado pela Apevia e é vendido no exterior com o nome X-QPack.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Nossa, muito bonito o gabinete. Deu até vontade de comprar um.

Mas o preço dele não ajuda. Achei absurdo ele custar tanto.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifiquei na figura 19 a proximidade do cooler do processador com a gaiola dos hds, se você aproximar uma fiolha de papel ao cooler, o mesmo vai girar mais pápido. Porém não vai ventilar com a mesma eficácia, gerando um aquecimeto maior do processador e diminuindo a sua vida útil. O mesmo ocorre em gabinetes de 3 baias onde a fonte fica em frente do processador, não há muito espaço para que o cooler puxe o ar.

Na minha opinião isso deveria ser analisado.

Falou galera.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bonito gabinete e bela resenha.

Entretanto, para HTPC ainda fico com um modelo preto, vez que combina melhor com os outros equipamentos eletrônicos, como o HT-3000, por exemplo.

Sugiro um teste do mesmo, já que voltou recentemente ao mercado, e é uma ótima opção, com leitor de cartão e visor frontal.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Nossa, muito bonito o gabinete. Deu até vontade de comprar um.

Mas o preço dele não ajuda. Achei absurdo ele custar tanto.

Não achei tão caro por ser um gabinete de alumínio. Até que representa um bom custo/benefício.

Contudo, poderia ter suporte a mais discos rígidos (2 é muito pouco, mesmo para um mídia center) e maior capacidade de refrigeração (salvo engano só tem uma mísera ventoinha!).

Além disso, acho que era imprescindível que acompanhasse leitor de cartões de memória. Num PC do tipo mídia center é indispensável leitor de cartões de memória para, por exemplo, conectá-lo à TV e reproduzir diretamente dos cartões as fotos e vídeos registrados por câmeras digitais.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao contrário de suas fontes, os gabinetes geralmente são bons. Quanto a não inclusão do leitor de cartões até acho uma boa ideia, porque muitas vezes acaba saindo mais caro vindo com o gabinete do que comprar avulso, mesmo quando a lógica sugere o contrário.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ó, muito bom o testes, e o gabinete, sem comentários, pra quem gosta do estilo é um excelente gabinete, se tivesse $$ sobrando montava meu htpc nele, mas já tenho gabinete, hehe.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei ele pela mobilidade e por ser muito bem projetado

Complementando a noticia:

- Atrás do painel, é possivel inserir um cooler de 80mm

- Como disquetes estão em desuso, pode-se usar a baia deles para colocar um terceiro HD.

- As fontes que possuem ventilador de 120mm (ventilador embaixo) sugam diretamente o calor gerado pelas placas conectadas nos slots.

- Eu tive um pouco de dificuldade em parafusar a tampa de cima (A tampa é encaixada em no corpo do gabinete e na fonte, uma seventeam st-bkv420)

- Não há fluxo de ar passando pelos HDs, mas como são montados em alumínio, funciona um pouco como dissipador.

- O Cooler do processador ficou encostado na armação central.

Coisas que poderiam ser melhoradas:

- Poderia ter um conector traseiro para o audio digital. É comum ter nas placas mães, mas até hj não vi nenhum gabinete com esse conector.

- Faz falta um de duto para o cooler do processador

- Poderia ter algum tratamento acústico como os gabinetes da Dell

Minhas temperaturas (C/ Speed Fan 4.37)

P. Mãe: 28 á 40

Processador: 42 á 64

HDs : 40 á 52

Geforce: 49 á 80

É extremamente prático, fácil de carregar e mais leve (alumínio)

Minha Maquina:

Tipo de processador: DualCore AMD Athlon 64 X2, 2200 MHz 4200+

Plataforma: D3h (Socket 939)

Nome da Placa Mãe: Gigabyte GA-K8N51GMF-9(-RH)

Memória: (4 un) Kingston DDR400 PC3200 (200 MHz) 512MB

HD: (2 un) Seagate 500GB 7200rpm 16MB(ST3500630AS)

GPU: PCI Express 1.0 x16: XFX GeForce 8500 GT

Troquei o processador antigo (3000+ X1) pelo (4200+ X2), para conseguir rodar videos em Full HD (1800p )

Mais tarde eu vou postar algumas fotos

Editado por Pierazzoli

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi esse gabinete no final do ano passado numas importadoras aqui de Manaus só que ele não era de aluminio, e o valor dele era R$179.

Na época eu ia comprar só que acabei adquirindo uma placa mãe offboard por um preço muito bom ai desisti de montar um HTPC.

Recentemente adquiri o GABINETE GMC R3 CORONA e gostaria que o Clube do hardware fizesse uma revisão sobre esse modelo que é muito diferente dos gabinetes atuais. Fica aqui a dica

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois comprei esse gabinete e acho o que amigo la em cima falou ta errado porque a fonte joga o ar todo ec ima da placa de video o que eu or sua vz ficar muito a qunte aminha 8800gt que o diga só no inicio de farcry a tem bateu quasenos 95 graus foaqe o o processador x2 7750 esta chegando quase no limite chegou a bater 69 graus, num processador que va 73 ta muto perto do limite troque a fand e tras por uma melhor pois e que ve de origem coloquei la no canto ma mesmo assim o gabinete parece uma sauna fiquei decepcionado pra caramba meu pc da uma sauna

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas para início de conversa, só comprei depois de ler o teste feito pelo Clube do Hardware.

E como já esperava, atendeu muito bem as minhas espectativas. De antemão já sabia que teria de aposentar meu cooler búfalo pois não caberia e fui obrigado a usar o original que veio no processador (Core 2 Duo 7400). Realmente ele é extremamente leve e bonito, em relação ao HD como eu só uso um e o mesmo tem o cooler dissipador ficou de boa. Optei por colocar drive de dvd na baia superior e esconder os cabos da fonte o máximo possível em baixo, ficou muito bom. Mas o que me surpreendeu realmente foi o fato da temperatura do processador e interna terem baixado relativamente em relação ao antigo gabinete (torre 4 baias, três cooler um na frete e na lateral na frete do processador puxando o ar e outro que ficou bem atrás quase encostado no radiador do búfalo elimando o ar quente). Com o speedfam e everest obtive sempre as mesmas temperaturas.

Torre: Usando o búfalo

System: 38C

CPU: 39C

Core 0: 40C

Core 1: 40C

Leadership Goldship Smart Handle: com o cooler original (que nunca tinha sido usado)

System: 36C

CPU: 36C

Core 0: 37C

Core 1: 37C

PA210118.JPG

O Aux eu realmente não sei de que parte é mais sempre ficou padrão de 45 a 47C

Eu que estava preocuado, pois além de ter que me desfazer do búfalo (que não é lá essas caca-cola mais é muito bom), ainda teria um gabinete pequeno e teoricamente muito mais quente.

Em outras palavras, estou muito satisfeito com este gabinete e com o cooler original da intel. Tenho certeza de que o fato dele ser todo em alumínio (ótimo dissipador de calor) é o fator principal desses valores alem de que o ventoinha que vem nele de 120mm cumpre seu papel.

Eu ia esquecendo, atrás do painel frontal, instalei uma fan de 80mm para puxar o ar para dentro na direção do processador.

Editado por msagyga

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal preciso trocar a fonte do meu PC ATX normal pois ela está morrendo e está fazendo uns sons muito estranhos e dando umas travadas no meu hd ST310005.

Como pretendo montar uma nova máquina em breve, desta vez com Gabinete Smart Handle pensei que poderia comprar já uma fonte para o novo gabinete.

Minha máquina atual é:

- Gabinete ATX normal

- Athlon XP 3000+ (2ghz)

- 1gb ddr

- 1 HD

- Geforce 6600 GT

Máquina que pretendo montar:

- Gabinete micro ATX Smart Handle

- Phenom II X3/X4 de baixo TDP 65-95W ou 125W com underclock

- 2x2 GB DDR3

- 2 HDs (Solid State + Normal)

- VGA ATI média que caiba

Com estas informações, gostaria de saber:

1) Por hora, posso comprar uma fonte micro ATX e usar ela no meu gabinete ATX e depois usá-la no gabinete Smart Handle?

2) Que tipo de fonte me recomendam para este gabinete Smart Handle? Ventilação sugando embaixo? 80mm? 120mm?

3) Alguma marca/modelo de fonte recomendada?

4) É verdade que o Smart Handle suporta fontes ATX normal? Tem gente dizendo isso por aí. Será que isso não prejudica muito o espaço?

Editado por brunocassol
Adicionei informações.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felizmente consegui minhas respostas pesquisando nos confins da web.

Vou escrever os meus achados sobre o gabinete Smart Handle para eventualmente poder ajudar outras pessoas:

Fonte ATX

Ele comporta SIM fontes de tamanho normal ATX.

Porém pode ficar muito apertado se usar uma fonte ATX de tamanho convencional e um drive de CD/DVD também de tamanho popular. Um destes tem que ser de tamanho menor do que o padrão.

O ideal é usar uma fonte ATX pequena. Sugiro usar uma destas abaixo que medem apenas 14cm de comprimento, tem excelente custo benefício e foram aclamadas no teste do Clube do Hardware!

Corsair 400CX:

63309ampliada.jpg

Corsair 450VX:

63310ampliada.jpg

Corsair 550VX:

63311ampliada.jpg

Os cabos da maioria das fontes ATX são longos demais para um gabinete microATX, o pessoal geralmente esconde o excesso embaixo do drive de CD/DVD.

Existem fontes que joguem o ar quente por elas produzido direto nos slots PCIe, onde geralmente fica a placa de vídeo, o que é um crime. Por isto é muito importante usar fontes que suguem ar de baixo e soltem atrás do gabinete.

Outros

Muito cuidado ao montar e manusear o gabinete pois as janelas riscam com MUITA facilidade. Evite colocar qualquer coisa sobre o gabinete, mesmo que seja uma mera caneta.

Pode-se fazer uma analogia deste gabinete com uma mulher bonita. Ele é muito bonito mas requer de cuidados extras para se manter assim.

O gabinete pode parecer molão. Mas o que você queria? Ele é de alumínio de 1mm, leve. Após montadas as peças ele fica mais firme.

Não confie na alça.

Placas de vídeo compridas, mesmo que caibam, podem atrapalhar o fluxo de ar. Leve isto em consideração.

Editado por brunocassol

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×