Imprimir artigo
Instalando Conectores de Áudio Frontais
por em Tutoriais
Última atualização:
224.708 visualizações

Os gabinetes mais incrementados, além de trazerem portas USB em sua parte frontal, como vimos na semana passada, trazem também plugues de entrada de microfone (mic in) e saída para alto-falantes (ou fones de ouvido), recurso que torna muito prático e rápido instalar um microfone ou fone de ouvidos ao PC, pois com este recurso não precisamos tirar o gabinete do lugar e ficar procurando onde encaixar o microfone ou os fones de ouvido (ou caixas de som) na hora da instalação destes periféricos. Retirar o gabinete do lugar é realmente um inconveniente, ainda mais se você tem ele instalado em um móvel feito sob medida, por exemplo.

Instalando Conectores de Áudio Frontais
Figura 1: Detalhe de gabinete com portas USB e plugues do som on-board na parte frontal..

Para usar esses plugues, sua placa-mãe precisa ter placa de som integrada (ou seja, som on-board). A instalação, no entanto, não é tão simples quanto parece, e iremos explicar na coluna de hoje como ela deve ser feita.

Dos plugues sai um conjunto contendo sete fios. Ao final de cada fio há um pequeno conector preto, e neste conector há escrito a função do fio. Você encontrará os seguintes fios: Mic In (ou Mic Data), Ret L, Ret R, L Out (ou Ear L), R Out (ou Ear R) e dois Gnd (ou Ground). Se você observar bem, os fios Ret L e L Out são conectados entre si, o mesmo ocorrendo com os fios Ret R e R Out. Se o seu gabinete tiver também um plugue de entrada de linha (line in), haverá mais dois fios: Line In L e Line In R.

Instalando Conectores de Áudio Frontais
Figura 2: Fios dos plugues frontais do gabinete.

Você deverá procurar na sua placa-mãe o local de instalação desses fios. Este local está marcado com "Audio", "External Audio", "Ext Audio", "Front Audio", "F Audio" ou similar. Este local consiste em um conector contendo 9 pinos, existindo dois jumpers instalados, fazendo a ligação de alguns destes pinos. A localização exata deste conector varia de placa-mãe para placa-mãe e você precisará do manual da sua placa-mãe para localizá-lo com exatidão.

Instalando Conectores de Áudio Frontais
Figura 3: Local da placa-mãe onde os fios do gabinete deverão ser instalados.

Para instalar os fios, o primeiro passo é entender o sistema de numeração dos pinos do conector da placa-mãe. Existem no conector nove pinos, mas o conector é considerado de 10 pinos porque um dos pinos foi removido (pino 8). Os jumpers existentes conectam os pinos 5 ao 6 e os pinos 9 ao 10. Como há o espaço sem pino (pino 8), fica fácil descobrir a numeração dos demais pinos. Note que de um lado do conector os pinos têm numeração ímpar (1 a 9) e, do outro, par (2 a 10).

Instalando Conectores de Áudio Frontais
Figura 4: Pinagem do plugue da placa-mãe.

Remova os jumpers. A conexão dos fios deve ser feita da seguinte forma: Mic In ao pino 1; Gnd ao pino 2 e 3; R Out ao pino 5; Ret R ao pino 6; L Out ao pino 9 e Ret L ao pino 10.

AUTOR
Gabriel Torres
Gabriel Torres
Editor Executivo

Gabriel Torres criou o Clube do Hardware em maio de 1996, onde escreve artigos e coordena o trabalho dos nossos diversos colaboradores. É também autor de 24 livros sobre hardware, redes e eletrônica. Foi, de 1996 a 2007, colunista do suplemento de informática do jornal O DIA (RJ). Morou nos Estados Unidos de 2007 a 2013 e atualmente mora na Austrália.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
477.565 usuários cadastrados
1.642 usuários on-line