Imprimir artigo
Intel Turbo Boost Technology Monitor
por em Tutoriais
Última atualização:
27.657 visualizações

Os processadores Core i5 e Core i7 da Intel trazem a tecnologia Turbo Boost, que aumenta o clock do processador em caso de necessidade, de forma automática. Com isso, o usuário normalmente não tem como saber a qual clock o seu processador Core i5 ou Core i7 está trabalhando em um determinado momento..

O pequeno utilitário Intel Turbo Boost Technology Monitor, que roda em português se o seu Windows for em português, permite que o usuário saiba se a tecnologia Turbo Boost está sendo usada e qual é o clock atual do processador. O programa é extremamente simples, não trazendo nenhum tipo de opção mirabolante. Ao abrir o programa, ele mostra o desenho de um processador e o seu clock atual. Ao clicar com o botão direito do mouse sobre o programa, há apenas opções para escolher entre três tamanhos para a janela do programa, e uma opção chamada “Sempre em cima”, que é extremamente útil caso você queira deixar o utilitário aberto enquanto abre, usa e roda programas para ver como o clock do processador é alterado dependendo da aplicação. E a opção “Executar na inicialização” configura o programa para ser automaticamente carregado sempre em que você inicializar o computador.

Nas Figuras 1 e 2 vemos o comportamento de um processador Core i5-3317U, que tem um clock nominal de 1,7 GHz e um clock “turbo” de 2,6 GHz. Na Figura 1 o processador estava em seu clock padrão, enquanto na Figura 2 o modo Turbo Boost entrou em ação e o clock do processador pulou para 2,6 GHz por apenas pouquíssimos segundos quando estávamos editando uma foto no Photoshop. Neste programa, a cor azul escuro indica o clock padrão e a cor azul claro indica o clock “turbo”.

O Intel Turbo Boost Technology Monitor é um excelente programa para o técnico ter em seu arsenal.

Intel Turbo Boost Technology Monitor
Figura 1: Intel Turbo Boost Technology Monitor

Intel Turbo Boost Technology Monitor
Figura 2: Intel Turbo Boost Technology Monitor

AUTOR
Gabriel Torres
Gabriel Torres
Editor Executivo

Gabriel Torres criou o Clube do Hardware em maio de 1996, onde escreve artigos e coordena o trabalho dos nossos diversos colaboradores. É também autor de 24 livros sobre hardware, redes e eletrônica. Foi, de 1996 a 2007, colunista do suplemento de informática do jornal O DIA (RJ). Morou nos Estados Unidos de 2007 a 2013 e atualmente mora na Austrália.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
530.136 usuários cadastrados
618 usuários on-line