Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Introdução às Portas Lógicas


         510.821 visualizações    Outros    6 comentários
Introdução às Portas Lógicas

OR

Como o nome sugere, uma porta lógica OR realiza uma operação lógica “OR” (“OU”), que é uma adição. Ela possui pelo menos duas entradas. Por isso, se A e B são suas entradas, na saída teremos o resultado de A + B. Uma porta lógica OR pode ser resumida através da fórmula Y= A + B. Você pode ver seu símbolo na Figura 10 e sua tabela verdade mais abaixo.

Introdução às Portas Lógicas

Figura 10: Porta lógica OR.

A

B

Y

0

0

0

0

1

1

1

0

1

1

1

1

Uma outra maneira de entender a porta lógica OR é a seguinte: sua saída será sempre “0” quando todos os valores de entrada forem iguais a “0”. Caso contrário, sua saída será “1”.

Se você precisar de mais do que duas entradas, a mesma idéia se aplica. Se você está projetando um circuito e precisa de uma porta lógica OR com mais entradas, você pode simplesmente desenhar uma porta lógica OR como a que mostramos na Figura 10 e colocar mais entradas nela. Mas se você está trabalhando com um circuito integrado com portas lógicas OR com poucas entradas, você pode expandir o número de entradas conectando-as como mostramos na Figura 11.

Introdução às Portas Lógicas

Figura 11: Expandindo o número de entradas OR usando portas de duas entradas.

O circuito integrado com portas OR mais famoso é o 7432, que tem sua pinagem mostrada na Figura 12. Claro que existem vários outros circuitos integrados que possuem portas OR com mais entradas. Por exemplo, o 7427 possui três portas OR com três entradas cada.

Introdução às Portas Lógicas
Figura 12: Circuito integrado 7432 possui quatro portas OR com duas entradas cada.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

  • Administrador

Não tem mistério. Coletor aberto ou dreno aberto são circuitos que você usa quando quer que "1" não seja "5 V" mas outra tensão qualquer, como 12 V, por exemplo. Assim você pode ativar diretamente um circuito de 12 V (um relé, por exemplo).

Ou então para criar uma porta lógica AND "virtual", a junção das saídas será uma porta AND. Assim você economiza uma porta lógica no seu circuito.

Abraços,

Gabriel Torres

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...