Imprimir artigo
Malwarebytes Anti-Malware
por em Tutoriais
Última atualização:
17.779 visualizações
Página 1 de 3

Introdução

Nota: este artigo é uma recomendação espontânea. Não recebemos qualquer tipo de incentivo para recomendar este programa. Estamos recomendamos porque achamos que ele merece ser usado por usuários e técnicos..

Atualmente, com a grande quantidade de potenciais ameaças existentes para o seu computador (coletivamente chamadas malware), ter apenas um programa antivírus não é suficiente. É recomendado que tenhamos também um programa antimalware instalado, visto que muitos programas antivírus, especialmente os gratuitos, não verificam o computador por programas “chatos” ou maliciosos, como plug-ins adicionados ao seu navegador de Internet.

Assim como ocorre com programas antivírus, há uma grande quantidade de programas desse tipo disponível, e cada usuário e técnico tem o seu preferido. Um programa bastante recomendado por nossos usuários é o Malwarebytes Anti-Malware (outros programas populares incluem o SpyHunter e o IOBit Malware Fighter). Uma de suas vantagens é estar em português. Se você preferir outro programa desse tipo, não há problema; o importante é que você tenha um deles instalado.

Da mesma maneira que ocorre com programas antivírus, o programa analisado tem duas versões: uma gratuita e uma paga. A lista de vantagens da versão paga pode ser vista aqui, entre as quais destacamos a proteção em tempo real e o bloqueio a acesso a sites conhecidamente fontes de malware.

Antes de procurar por malware em seu computador, não se esqueça de primeiro atualizar o banco de dados do programa (clicando  no link “Atualizar agora” presente ao lado da versão do banco de dados na tela que aparece quando você abre o programa).

Malwarebytes Anti-Malware
Figura 1: procurando por malware em nosso computador

Na Figura 2 você pode verificar que, mesmo com antivírus atualizado, o programa detectou quatro ameaças.

Malwarebytes Anti-Malware
Figura 2: ameaças detectadas

A versão gratuita funciona bem, mas você deve atualizar o banco de dados e executá-la manualmente, já que não oferece proteção em tempo real e agendamentos só estão disponíveis na versão paga. Mas você pode usar o Agendador de Tarefas do Windows para atualizar e executar o programa de forma automática. Na próxima página mostramos o passo a passo de como isso pode ser feito, e a nossa dica é facilmente adaptável para qualquer programa antimalware gratuito do mercado.

ARTIGOS RELACIONADOS
Removendo Programas Bisbilhoteiros
por em Vírus
A Lição do Vírus I Love You
por em Vírus
ÚLTIMOS ARTIGOS
530.014 usuários cadastrados
207 usuários on-line