Imprimir artigo
Malwarebytes Anti-Malware
por em Tutoriais
Última atualização:
17.790 visualizações
Página 3 de 3

Configurando o Agendador de Tarefas do Windows – parte 2

Clique agora na guia “Ações”, clicando em seguida na caixa “Novo...”. Clique na caixa “Procurar” e localize o executável do Malwarebytes Anti-Malware, que é chamado mbam.exe. Em uma instalação típica, ele estará localizado em c:\Arquivos de Programas (x86)\Malwarebytes Anti-Malware..

Na caixa “Adicione argumentos (opcional)”, digite /update. A configuração dessa tela ficará como na Figura 8. Clique em “OK”. Você verá a janela da Figura 9.


Figura 8: configuração da ação

Agendador de Tarefas do Windows
Figura 9: configuração da guia “Ação”

Clique agora na guia “Condições”, marque as caixas “Reativar o computador para executar esta tarefa” (para “acordar” o computador caso ele esteja “dormindo”) e “Iniciar somente se a seguinte conexão de rede estiver disponível” (deixando esta opção selecionada em “Qualquer conexão”). Ver Figura 10.

Agendador de Tarefas do Windows
Figura 10: configuração da guia “Condições”

E, finalmente, na guia “Configurações”, marque a caixa “Executar a tarefa o mais cedo possível após uma inicialização agendada ter sido perdida”. Ver Figura 11.

Agendador de Tarefas do Windows
Figura 11: configuração da guia “Configurações”

Clique em “OK” e a tarefa estará agora agendada.

O processo de atualização do banco de dados, porém, gera uma tela de confirmação informando que a atualização foi bem sucedida. É necessário eliminar esta tela, o que pode ser feito criando-se um pequeno script. Para isso, abra o bloco de notas e digite o seguinte:

TASKKILL /F /IM mbam.exe

Selecione “Arquivo”, “Salvar Como” e na caixa “Tipo”, mude para “Todos os arquivos (*.*)”. Navegue para a pasta do programa (c:\Arquivos de Programas (x86)\Malwarebytes Anti-Malware) e salve o arquivo como “mata_tarefa.cmd” ou qualquer outro nome de sua preferência.

Agora, crie um novo agendamento da forma mostrada, com as seguintes diferenças:

  • Use um nome diferente para a tarefa. Por exemplo, “Malwarebytes Anti-Malware – Encerra atualização”.
  • Na guia “Disparadores”, configure o horário em que o programa rodará para depois da tarefa de atualização do banco de dados (por exemplo, uma hora depois).
  • Na guia “Ação”, você deverá selecionar o arquivo “mata_tarefa.cmd” e não o arquivo do programa. A caixa “Adicione argumentos (opcional)” deverá ficar em branco.

Agora que você configurou corretamente a atualização automática do programa antimalware, repita o processo para agendar a varredura automática do seu computador. Basta repetir os mesmos passos (o último passo para “matar” a tarefa não é necessário), com as seguintes diferenças:

  • Use um nome diferente para a tarefa. Por exemplo, apenas “Malwarebytes Anti-Malware”.
  • Na guia “Disparadores”, configure o horário em que o programa rodará para depois da tarefa de atualização do banco de dados (por exemplo, uma hora depois).
  • Na guia “Ação”, na caixa “Adicione argumentos (opcional)”, você deverá usar /fullscanterminate (se quiser uma varredura completa) ou /quickscanterminate (se quiser uma varredura rápida).
  • Na guia “Condições”, marque a caixa “Iniciar a tarefa somente se o computador estiver ocioso há:” (e ajuste o tempo de ociosidade, caso queira), para que a varredura não seja iniciada em um momento em que você esteja usando o computador, o que poderá atrapalhar o seu uso.
AUTOR
Gabriel Torres
Gabriel Torres
Editor Executivo

Gabriel Torres criou o Clube do Hardware em maio de 1996, onde escreve artigos e coordena o trabalho dos nossos diversos colaboradores. É também autor de 24 livros sobre hardware, redes e eletrônica. Foi, de 1996 a 2007, colunista do suplemento de informática do jornal O DIA (RJ). Morou nos Estados Unidos de 2007 a 2013 e atualmente mora na Austrália.

ARTIGOS RELACIONADOS
Removendo Programas Bisbilhoteiros
por em Vírus
A Lição do Vírus I Love You
por em Vírus
ÚLTIMOS ARTIGOS
530.042 usuários cadastrados
977 usuários on-line