Entre para seguir isso  
Seguidores 0

ATP SD Trio Professional Plus

       
 28.870 Visualizações    Primeiras Impressões  
 0 comentários

Uma rápida olhada no processo de fabricação dos cartões de memória da ATP e em seu SD Trio Professional Plus, um conjunto contendo um cartão micro SD, um adaptador para transformá-lo em um cartão mini SD, outro adaptador para transformá-lo em um cartão SD comum e um leitor USB.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A ATP é uma empresa especializada em memórias flash e que possui uma linha completa de cartões de memória flash. Eles têm um processo de fabricação inovador que faz com que todos os seus cartões de memória sejam à prova d’água, de choque e de descargas eletrostáticas, além de serem resistentes a altas temperaturas. Eles também têm um inovador conjunto de cartão SD, chamado SD Trio Professional Plus, que vem com um cartão micro SD e dois adaptadores para transformá-lo em um mini SD ou em um cartão SD comum – que é excelente, já que você não precisa se preocupar que formato SD seu dispositivo aceita –, além de um leitor USB. Vamos dar uma olhada neste produto.

Antes de falarmos sobre o SD Trio Professional Plus, vamos falar um pouco sobre a ATP. Esta empresa tem fábrica própria em Taiwan e eles mesmos cortam os wafers usados nos cartões de memória flash. Esses wafers são fornecidos pela Samsung. Então como é que a ATP não é uma empresa tão conhecida? Na verdade o foco deles é principalmente o mercado OEM, ou seja, eles produzem cartões de memória flash para outras empresas que apenas colam suas etiquetas nos produtos da ATP. Isto inclui grandes nomes no mercado de câmeras digitais.

Todos os cartões da ATP são fabricados em um processo muito inovador onde todos os componentes são protegidos dentro de um mesmo encapsulamento. Na Figura 1 você pode comparar um cartão de memória comum e um produzido pela ATP. Como você pode ver, no cartão de memória comum os chips e todos os outros componentes ficam expostos, o que pode danificá-los caso haja contato com água, por exemplo. No processo de fabricação da ATP todos os componentes são montados dentro do mesmo invólucro.

ATP SD Trio Professional Plus
Figura 1: À esquerda um cartão de memória tradicional e à direita um cartão de memória da ATP.

Na Figura 2 você tem uma idéia melhor de como este invólucro é montado. No lado esquerdo você pode que em vez de usar chips comuns a ATP adiciona chips sem seus encapsulamentos na placa de circuito impresso. Feito isto, um encapsulamento único é adicionado sobre todos os componentes. Você pode ver na Figura 2 dois chips de memória e o controlador de memória na parte superior. De acordo com a ATP eles podem empilhar chips (ou seja, soldar um chip em cima do outro) de modo a obter altas capacidades, até quatro camadas. Portanto eles podem produzir um cartão de memória com até oito chips (quatro chips x 2).

ATP SD Trio Professional Plus
Figura 2: Componentes do cartão de memória sem seus encapsulamentos.

Na Figura 3 você pode ver a embalagem do SD Trio Professional Plus (nós tiramos esta foto quando o produto ainda era chamado "MicroSD/Reader Combo"; a ATP recentemente mudou o nome deste produto para "SD Trio Professional Plus" e portanto a embalagem pode ser diferente da Figura 3). A ATP lançará ainda este mesmo produto sem o leitor USB como “SD Universal”.

ATP SD Trio Professional Plus
Figura 3: Invólucro do SD Trio Professional Plus .

Agora vamos falar mais sobre o SD Trio Professional Plus da ATP.

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora