Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Como Fazer um Upgrade de Memória no seu Notebook

        257.659 Visualizações     6 comentários     Tutoriais   

Um guia passo-a-passo de como fazer um upgrade de memória no seu notebook.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A maioria dos notebooks disponíveis hoje no mercado permite que você faça um upgrade de memória. Isto é possível porque os notebooks, assim como os computadores, utilizam módulos de memória. O tipo de módulo de memória usado em notebooks é diferente do usado em computadores, e é chamado SO-DIMM (Small Outline Dual in Line Memory Module). Portanto, os módulos de memória usados em computadores de mesa não podem ser usados em notebooks e vice-versa.

A primeira coisa que você precisa saber é o tipo (SDRAM ou DDR-SDRAM) e a velocidade da memória que seu notebook necessita. É interessante saber também a quantidade de módulos de memória que o seu notebook possui atualmente para planejar a capacidade do módulo que você precisará comprar. Outra informação que você precisará saber é a capacidade máxima por módulo que o seu notebook aceita. Esta informação pode ser encontrada no manual do seu notebook.

Você pode fazer isso de duas maneiras: abrindo o seu notebook e olhando os módulos de memória já instalados (falaremos mais sobre isso adiante) ou executando um programa como o Everest (disponível em nossa área de download). Rodamos o Everest (clique em Placa-mãe, Chipset, Slots de memória) em nosso notebook e descobrimos que ele estava usando dois módulos DDR-SDRAM PC2700 (“DDR333”) de 256 MB, totalizando 512 MB de memória.

Como Fazer um Upgrade de Memória no seu Notebook
Figura 1: Verificando a configuração atual da memória com o programa Everest.

Se o seu notebook tiver algum soquete de memória vazio, basta comprar um módulo de memória SO-DIMM com a mesma tecnologia (SDRAM ou DDR-SDRAM), velocidade e com a capacidade que você deseja – claro que você precisa saber o limite de capacidade do seu notebook. Você não pode instalar um módulo de 1 GB em um notebook que aceita módulos de no máximo 512 MB, por exemplo. Nosso notebook – um Sony Vaio PCG-V505ECP – aceita módulos de até 1 GB, para um total de 2 GB de memória RAM, já que ele possui dois soquetes de memória.

Por exemplo, se o seu notebook possui um módulo de 256 MB e se o outro soquete de memória estiver vazio, se você comprar e instalar outro módulo de 256 MB, ele terá 512 MB de memória RAM. Se você comprar e instalar um módulo de 512 MB, seu notebook terá 768 MB.

Se o seu notebook já possui dois módulos de memória, você precisará remover um deles para instalar um novo. Se os dois módulos tiverem a mesma capacidade, não importa qual módulo você irá remover. Mas se eles tiverem capacidades diferentes, remova aquele com capacidade menor. A quantidade de memória total do seu notebook será a soma da capacidade do módulo instalado mais a capacidade do novo módulo.

Em nosso caso, nosso notebook possui dois módulos de 256 MB. Então, removeremos um deles e instalaremos um novo módulo no lugar. Compramos um módulo de 1 GB, e por isso, após a instalação do mesmo nosso notebook passará a ter 1.280 MB de memória instalada (1 GB é igual a 1.024 MB e não a 1.000 MB, como poderíamos imaginar. Por isso, 1.024 MB + 256 MB = 1.280 MB).

Veremos agora um guia passo-a-passo de como instalar um novo módulo de memória em seu notebook.

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


Ou valeu cara mais uma duvida

Tenho um notebook thinkpad daqueles meio antigo aqui em casa o processo seria o mesmo????

No mais cara o tutorial esta ótimo mesmo valeu :-BEER

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um note Satellite A60 S1691ST - com 256 Mb Ram ... e estou querendo colocar mais módulo de memória de 1Gb ... Bem estive dando uma olhada e estou desconfiado que a velocidade deste módulo que está instalado é 266Mhz ... utilizei o Programa FreshDiagnose e um dos pontos que ele mostra é ( Memory Speed = 266Mhz ), instalei o Everest e o retorno dele é apenas 256Mb (DDR SDRAM).

Os vendedores com quem falei me falaram que é compatível com meu note... tenho certeza que sim... pois está no manual ... mas um chegou a me dizer que eu poderia utilizar um módulo de 1Gb DDR 333 e o módulo que está instalado DDR 266 ... achei estranho ... ele perguntou qual o processador .. ( Celeron 2.8Ghz ) e disse que dava sim ...

É verdade?? posso fazer isso??

Gostaria que vocês me ajudassem pois estou precisando mas não quero ser precipitado ...

Desde já agradeço,

aguardo um retorno,

Erick Pessoa

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu ligar os dois juntos o que acontece??

Se não der para utilizar os dois juntos ... o que vocês recomendam?? comprar um módulo 1Gb DDR 333 e ficar só com ele, ou comprar um 1Gb DDR 266 e ficar com os dois??

Os tipos de programa que utilizo são Dreamweaver, Corel, Fireworks, Flash ... etc.

Desde já muitíssimo obrigado,

Erick Pessoa

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, é o seguinte, acredito que alguns notebooks de marca, exigem módulos com latência 2-2-2, e se colocarmos com outras caracteristicas, êles simplesmente não inicializam.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

tentei executar o tutorial para upgrade de memória, o meu notebook é o mesmo do exemplo vaio pcg-v505ecp, e possui dois pentes de 256 pc2700, estou tentando instalar dois pentes de 512Mb pc2700 (DDR333), mas o notebook não reconhece os dois quando coloco os dois juntos ou um sozinho. Quando eu coloco qualquer um dos dois com um dos de 256Mb funciona perfeitamente.

Alguém tem alguma ideia do por que disso e qual a solução

Abraço,

Marcos

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora