Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Kingston HyperX 4000 512 MB

       
 70.759 Visualizações    Testes  
 2 comentários

Testes de desempenho realizados com o módulo de memória Kingston HyperX 4000.

Kingston HyperX 4000 512 MB

Introdução

Finalmente estaremos testando aqui no Clube do Hardware módulos de memória com mais regularidade. Nossa maior dificuldade foi definirmos uma metodologia de testes para módulos de memória.

Afinal, o quê testar em módulos de memória? Percebemos que o desempenho de diferentes memórias DDR funcionando na mesma freqüência, em um mesmo sistema, é praticamente igual. O que muda de uma para outra é a freqüência máxima alcançável por essas memórias, mantendo uma temporização rápida. Essa freqüência máxima é o número que nós buscamos. Você verá que a qualidade da memória testada está diretamente relacionada a esse número, ou seja, memórias de boa procedência terão desempenho melhor no seu micro por alcançarem um barramento maior (importantíssimo para o overclock) e por manterem uma temporização mais rápida. Para saber mais sobre esses conceitos leia o artigo Entendendo as Memórias DDR.

Após analisarmos várias configurações de placas mãe e processadores, decidimos por realizar os testes em uma plataforma Intel 865PE que nos proporciona uma ampla margem para overclock do barramento de memória sem limitações decorrentes do processador.

Temos ainda que medir a banda passante dos módulos testados em nosso sistema. Daí mais um ponto positivo para a plataforma Intel 865PE que possui o recurso de DDR Dual Channel que melhora bastante o desempenho do sistema ao usarmos módulos aos pares. Os módulos testados que forem fornecidos em pares serão testados nessa configuração e terão um desempenho muito superior ao compararmos a seus resultados, medidos em MB/s (megabytes por segundo), com módulos testados sozinhos.

Escolhemos um software para testar a banda passante. O SiSoftware Sandra, ferramenta de diagnóstico do sistema, possui uma opção para testes de memória, o Memory Benchmark. Ele se baseia em outro software, o STREAM, desenvolvido na Universidade de Delaware/EUA por John McCalpin, PhD, hoje patrocinado pelo Departamento de Ciência da Computação da Universidade da Virgínia/EUA. Em curtas palavras ele mede a banda passante, em MB/s, sustentável pelo sistema, utilizando quatro algoritmos de 16 e 24 bytes. O Sandra melhorou os algoritmos iniciais e oferece suporte a sistemas multi-tarefa e multi-processados, dentre outras melhorias. Os testes são realizados de forma que a real banda de memória disponível no sistema seja mensurada em dez baterias e a maior conseguida é reportada. Escolhemos o algoritmo TRIAD para comparação dos módulos testados. Lembramos que esse é um resultado que mede apenas o desempenho em nosso sistema e de um componente específico, portanto não servindo para comparar o desempenho geral da máquina.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Postado Originalmente por Strider@21 out 2004, 14:53

Tópico para a discussão do teste da memória HyperX 4000 512 MB da Kingston realizado pelo Clube do Hardware, publicado em 26/ago/04.

Leia o teste: http://www.clubedohardware.com.br/hyperx.html

Sera que vale a pena compra um par de memorias da kingston Hyperx de 512 duas para fazer dual channel para um computador domestico onde somente e utilizado para ler artigo na net e alguns jogos não tão fantasticos comos need doom..Uma generica uma Kingston KVR um pouco mais simples com um bom desempenho..

abraços..

:bandeira:

_____________

A7V8X-X

Athlon XP 2400

Seagate 40 Gigas 7200 RPM

Combo LG

Kingston KVR 512 400mhz

Georce FX5200 128MB

:bandeira::bandeira::bandeira::bandeira:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×