Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Liberando memória RAM

        460.156 Visualizações     2 comentários     Tutoriais   

Deixe o seu Windows mais rápido liberando memória RAM.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Como vimos na semana passada, o Windows tem o péssimo hábito de não liberar memória RAM após o seu uso. Isto é, com o tempo a memória RAM vai acumulando restos não usados de dados e programas.

O resultado é que, após horas de uso, o micro fica com parte de sua memória RAM ocupada com "lixo", fazendo com que o micro fique mais lento e mais propenso a falhas.

Se você está acostumado a usar programas pesados como o Photoshop, Page Maker e Corel Draw sabe muito bem do que estamos falando: freqüentemente temos de reiniciar o micro para que a memória fique liberada novamente e o micro volte a obter um bom desempenho.

A boa notícia é que existe um pequeno programa grátis que resolve esse problema com um simples clique de mouse. Trata-se do Rambooster, que pode ser baixado na Internet em http://www.sci.fi/~borg/rambooster.

Após instalar e executar o programa, basta você clicar na caixa Optimize para liberar a memória RAM. Além disso, o programa apresenta gráficos para você ir acompanhando o uso da memória RAM e do nível de utilização do processador da máquina. Você pode ainda clicar em Send to Tray para "jogar" o programa para a barra de ferramentas do Windows, ao lado do relógio.

Através do campo "Memory Control" você configura quanto de memória RAM você precisa livre. Clicando em Optimize após alterar esse valor, o programa tentará liberar o máximo de memória RAM possível até atingir o mais próximo do valor configurado. Esse recurso é excelente se você tem o costume de jogar jogos 3D "devoradores" de memória RAM, isto é, que necessitam de muita memória RAM livre para obterem um bom desempenho.

O programa possui ainda uma opção para acionar um alarme quando houver pouca memória RAM livre. O valor padrão desse alarme é de 3 MB (esse valor pode ser alterado a seu critério), isto é, quando houver menos memória do que isso disponível, o programa é acionado e limpa a memória RAM automaticamente para que exista mais memória disponível. Para essa opção funcionar, o programa precisa estar minimizado.

Como o Rambooster ocupa pouca memória RAM, recomendamos que ele seja executado toda a vez em que o Windows é carregado. Para isso, basta habilitar a caixa "Launch automatically at startup" existente na opção Preferences do menu Edit. Você também pode habilitar a caixa "Start minimized" existente na mesma tela para o programa ser iniciado minimizado.

Liberando memória RAM

Figura 1: O programa Rambooster libera a memória RAM, tornando o micro mais rápido.

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


Olá!

Estava lendo este tutorial, muito interessante!

mas existem programas similares a este?

existe algum link direto, para o download?

Muito Obrigado!!!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de saber se este programa que libera memoria pode ser usado no meu potente K6-2 300 sem piorar o desempenho ou trava-lo. Sem mais fico agradeçido.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora