Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock da Memória


     470.146 visualizações    Memória    1 comentário
Overclock da Memória

Modo Síncrono

A principal desvantagem do modo síncrono é que para fazer o overclock da memória você também precisará aumentar o clock do processador. Geralmente isso dá certo já que você pode estar tentando fazer o overclock tanto da memória quanto do processador. Mas em alguns casos o clock externo máximo que o processador “agüenta” é limitado pela memória ou vice-versa.

Por exemplo, pelo método da tentativa e erro você descobriu que o clock externo máximo que o seu processador agüenta é 180 MHz. Então, sua memória estará também trabalhando a 180 MHz (“360 MHz” já que as memórias DDR são rotuladas como tendo duas vezes o clock real) ou mais, dependendo das configuração do fator “host/memory” (“barramento local/memória”) que algumas placas-mães síncronas possuem. Por exemplo, na placa-mãe da Figura 4 a memória pode ser configurada para rodar com o clock externo do processador multiplicado este por 2 ou por 2,5. Esta placa-mãe foi desenvolvida para os processadores Pentium 4 e por isso, quando o clock externo for configurado como 133 MHz (“533 MHz”), o clock da memória pode ser configurado para 266 MHz (“2”) ou 333 MHz (“2,5”). É claro que configurar a memória para rodar a 333 MHz faz mais sentido se você usar módulos DDR333 ou DDR400. Quando subimos o clock externo do processador para 180 MHz e o fator “host/memory” para 2,5 a memória rodaria a 450 MHz.

Overclock da Memória
Figura 4: Configuração do fator “host/memory”.

Quando você descobre o clock máximo do barramento externo do processador em placas-mães com modo síncrono você não tem como saber ao certo o que está impedindo você de aumentá-lo, já que pode ser uma limitação do processador ou da memória. Em placas-mães com configuração de fator “host/memory”, como mostrada na Figura 4, você pode mudar o fator e verificar que componente está limitando o overclock. Por exemplo, poderíamos diminuir o fator de 2,5 para 2 para fazer a memória rodar a 360 MHz em vez de 450 MHz, e então tentaríamos aumentar novamente o clock externo do processador. Se você realmente não conseguir aumentar o clock externo do processador acima do limite de 180 MHz (em nosso exemplo), isso significa que o processador é o componente que está limitando o aumento do clock. Por outro lado, se após baixar o fator você conseguir aumentar o clock externo do processador um pouco, é a memória que está limitando o overclock. Assim você pode ver subir mais o clock externo do processador usando esta nova configuração.

Quando o processador é o responsável por limitar o aumento do clock, você tem que se deparar com uma terrível realidade: sua memória pode alcançar um clock alto, mas você não pode configurá-la para operar com seu clock máximo suportado, já que sua placa-mãe não tem configuração para isso. Esta é uma desvantagem de usar placas-mães de baixo custo e é por esse motivo que os amantes do overclock preferem usar placas-mães topo de linha.

Este problema não afeta placas-mães com configurações de memória de modo assíncrono. Como você tem dois diferentes conjuntos de opções de configuração, tanto para o processador quanto para a memória, o clock máximo que o processador consegue alcançar não é limitado pela memória, e o clock máximo que a memória consegue alcançar não é limitado pelo processador, o que é muito melhor para overclock.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Bom isso ser mencionado, no forum "overclock" deveria aparecer um um sub-diretório com mais informações sobre over em memórias. Mas tenho uma pequena crítica e uma pequena dúvida, respectivamente: na parte de temporização achei um pouquinho confuso lidar com os conceitos de aumentar / diminuir, mas nada que com um pouco mais de atenção alguém que saiba o que está lendo consiga pegar, e, minha dúvida, diminuindo o clock (como no meu caso eu podeira fazer, já que meu processador limita minha memória) fica mais fácil de diminuir as latências? (ou chega ser certo que dá para diminuir?). Até mais,

e.t.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...