Imprimir artigo
Migrando para o Apache 2.4
por em Tutoriais
Última atualização:
14.957 visualizações
Página 1 de 3

Introdução

Nós preparamos este tutorial para aqueles que estão atualmente usando o servidor web Apache e planejam atualizá-lo para a série mais recente 2.4, já que existem diferenças significativas entre a série 2.4 do Apache e suas versões anteriores, de modo que o processo de migração seja o mais tranquilo possível..

Antes de detalharmos como compilar e configurar o Apache 2.4, você precisar saber que há uma diferença importante entre o Apache 2.4 e suas versões anteriores.

As versões anteriores do Apache usavam o módulo de processamento múltiplo (MPM ou multi-processing module) “prefork” como padrão. Este módulo cria um processo individual para cada conexão. Portanto, quando existirem 500 conexões em seu servidor web, você verá 500 processos httpd rodando.

O apache 2.4, por outro lado, usa o módulo de processamento múltiplo “event” como padrão. Este módulo cria apenas alguns processos, com cada processo controlando várias conexões (até 25, por padrão) e, por isso, você verá menos processos rodando. Por exemplo, quando houver 500 conexões em seu servidor web, você verá apenas 20 processos httpd rodando (500/25). Portanto, este novo módulo faz com que o Apache use menos memória (RAM).

É claro que você ainda pode compilar o Apache 2.4 para usar o antigo módulo de processamento múltiplo “prefork”. No entanto, se você não der nenhum parâmetro adicional durante o processo de compilação, ele usará o módulo “event” e você terá que fazer alguns ajustes em seu arquivo de configuração (httpd.conf). Nós explicaremos estes ajustes mais tarde.

Vamos agora ver como compilar o Apache 2.4.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
530.014 usuários cadastrados
207 usuários on-line