Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Como Gerar Disquetes Para Computadores Macintosh Antigos

       
 17.117 Visualizações    Tutoriais  
 2 comentários

Você comprou um computador Macintosh antigo e ele não veio com os disquetes dos programas e do sistema operacional? Neste tutorial, nós ensinaremos como gerá-los.

Como Gerar Disquetes Para Computadores Macintosh Antigos
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Você comprou um computador Macintosh antigo como o Macintosh 128K, Macintosh 512K, Macintosh Plus ou Macintosh SE em um site de leilões da internet ou em uma loja de equipamentos usados, mas ele não veio com os discos do sistema operacional e dos programas? Vamos ver como você pode gerá-los e ressuscitar seu velho Macintosh.

Antes de prosseguirmos, vamos falar sobre conhecimentos básicos que você deverá ter.

Nos modelos sem disco rígido (ver a lista na próxima página), o computador não carregará qualquer sistema operacional quando ligado. Na tela aparecerá um ícone de um disquete com um ponto de interrogação. Ver Figura 1. Este é o comportamento normal. Nós vemos com frequência pessoas vendendo modelos sem um disco rígido, dizendo que o computador está quebrado e/ou vendendo “no estado, sem garantia” porque “o sistema operacional não carrega”. É claro que esta pessoa não tem qualquer conhecimento básico sobre computadores antigos. Computadores antigos sem um disco rígido precisam de disquetes para carregar o sistema operacional e neste tutorial nós explicaremos como gerar estes disquetes.

Tela de boot
Figura 1: A tela de “boot”

Se ao ligar o computador você não visualizar a tela apresentada na Figura 1 e você já tentou aumentar o brilho da tela para o máximo (o botão de ajuste de brilho fica localizado no canto inferior direito do computador), isto significa que o computador está com defeito. Você deverá consertar o computador e está não é o objetivo deste tutorial.

Em modelos com um disco rígido interno (modelos a partir do Macintosh SE), o computador deverá carregar o sistema operacional. Caso contrário, o disco rígido foi apagado ou está com defeito. Nesses modelos, você pode tentar instalar o sistema operacional (usando os disquetes do sistema operacional que ensinaremos a gerar neste tutorial) no disco rígido. Se o disco rígido falhar, você poderá substituí-lo por qualquer disco rígido SCSI de 50 pinos (o que é um excelente upgrade para computadores Macintosh antigos que permitem um disco rígido interno, já que você terá um disco rígido maior e mais rápido que o modelo original).

Unidades de disquete para computadores Macintosh apresentam um mecanismo de ejeção elétrico e, portanto, não há um botão “eject” nas unidades de disquete do Macintosh. Para remover o disquete, você terá que ligar o computador e, ao mesmo tempo, pressionar o botão do mouse até que o disquete seja ejetado. Se o disquete não for ejetado usando este procedimento, isto significa que o mouse está quebrado ou o mecanismo de ejeção da unidade de disquete está com defeito. Com o sistema operacional carregado, você poderá ejetar um disquete clicando em “File, Eject” ou pressionando ⌘E.

Antes de prosseguirmos, você deverá limpar a unidade de disquete. Nós mostraremos como limpá-la.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Também não tenho nenhum computador antigo assim, nem pretendo colecionar (meu foco são videogames de gerações anteriores) mas é um excelente artigo, ajudará muitas pessoas que tem ou querem colecionar computadores antigos.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×