Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Por Dentro do Macintosh SE


     26.526 visualizações    Outros    2 comentários
Por Dentro do Macintosh SE

Por Dentro do Macintosh SE

Para evitar que o usuário comum abrisse o Macintosh SE, a Apple usou parafusos Torx TT15, um tipo de parafuso bem incomum para ser usado em computadores (especialmente naquele tempo), que requer uma chave Torx TT15 com pelo menos 230 mm de comprimento. O mesmo se aplica aos modelos anteriores de Macintosh.

Dentro do computador, você encontra o mais comentado (e escondido) atributo do computador: a assinatura de todos os membros do time que projetou o Macintosh, incluindo, obviamente, Steve Jobs. Ver Figura 15. Estas assinaturas também estão presentes nos modelos anteriores do Macintosh. O interessante é que o Macintosh Plus e o Macintosh SE foram lançados após Steve Jobs ter deixado a Apple, e por alguma razão sua assinatura foi mantida dentro dos computadores, mesmo que ele não tivesse tido participação alguma no desenvolvimento destes computadores, principalmente no Macintosh SE, e Jobs nunca teria aprovado a adição de uma ventoinha de refrigeração.

Você verá várias pessoas vendendo Macs antigos no eBay dizendo: “este Mac é tão especial que tem a assinatura do Steve Jobs” ou “raro – assinado pelo Steve Jobs”. Mas vamos deixar claro uma coisa; todos os Macs mais antigos foram assinados pela equipe toda, e isso não é uma característica especial.

Macintosh SE Tutorial
Figura 15: As assinaturas da equipe do Macintosh

Na Figura 16, você pode ver a aparência interna do Macintosh SE. Ele era composto por duas placas de circuito impresso, uma contendo a fonte de alimentação e os componentes eletrônicos para o monitor e a outra era a placa-mãe. Essas placas eram diferentes das usadas em modelos anteriores do Macintosh.

Macintosh SE Tutorial
Figura 16: Por dentro do Macintosh SE

Em modelos anteriores do Macintosh, a placa analógica apresentava componentes eletrônicos para o monitor de vídeo e para a fonte de alimentação. No Macintosh SE, no entanto, a fonte de alimentação estava disponível como uma unidade separada, porém presa à placa analógica. Ver Figura 17. Na Figura 18, você pode ver a placa do monitor de vídeo (oficialmente chamada “Macintosh SE Analog”), número da modelo 820-0206 ou 630-0147, sem a fonte de alimentação, enquanto que na Figura 19 você pode ver a fonte de alimentação sozinha.

Macintosh SE Tutorial
Figura 17: Placa do monitor de vídeo e fonte de alimentação

Macintosh SE Tutorial
Figura 18: Placa do monitor de vídeo

Macintosh SE Tutorial
Figura 19: Fonte de alimentação


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Temos em mão um Macintosh SE 1/20 (1MB RAM e 20MB HD). A aparência dele é idéntica a foto no artigo. O número do modelo é M5011, FCC ID BCG6LWM5011, Assembled in Ireland, Serial number CK0220EHC70. Foi fabricado em 1988. Posteriormente a memória RAM foi aumentada para 4MB. Os HD foram substituidos por 40Mb, por 160Mb, por 512Mb, por 1Gb e por 4Gb. Quando o último parou de funcionar (há muito tempo) não tinha como comprar outro SCSI por um preço razoável. Originalmente SE foi comprado com System 6 com teclado em Alemão. O software tinha HyperCard 1(não HyperCard Player como nos posteriores!). Com actualizações chegou funcionar com System 7.5.3. Tinha época quando estava funcionando com um leitor de CD SCSI interno colocado para fora e conectado pela porta externa SCSI com cabo de alimentação via tampinha aberta na parte traseira. Usava a rede Apple Talk e se conectava com mundo via um modem externo. Hoje o leitor do disquete faz bastante barulho, o restante de carcaça sofreu com maresia. Entretanto a qualidade e durabilidade do plástico é incomparável.

Está ocupando um lugar na biblioteca do lado do livro Steve Jobs por Walter Isaacson, no momento está vivo e permite brincar com introdução gráfica e divertida via disquete demostrando o talento da equipe envolvida neste projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Muito legal o seu relato, Vladimir! Não se esqueça de ler o tutorial que postei sobre como restaurar a cor do plástico deste computador:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Como-Restaurar-a-Cor-de-Computadores-Antigos/2766

Quanto ao HD SCSI, eu consegui comprar com preço razoável um lote de vários no eBay, de uma pessoa que não sabia o que eram e se estavam funcionando. De um lote de quase 10, a maioria estava quebrada, mas pelo menos consegui colocar para funcionar vários SEs da minha coleção.

Abraços,

Gabriel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...