O Hardware (Cont.)
O Odyssey era baseado em um microcontrolador Intel 8048, membro da família Intel MCS-48. Este microcontrolador era um “computador em um único chip”, equipado com um processador, 1 kB de memória ROM, 64 bytes de memória RAM, um temporizador e um oscilador (gerador de clock), tudo isso dentro de um único chip. A utilização deste microcontrolador barateou a fabricação do Odyssey, já que equipamentos com um processador convencional necessitavam de componentes externos. O microcontrolador Intel 8048 trabalhava a 1,79 MHz e tinha 27 linhas de entrada e saída.
Dentro da memória ROM do Intel 8048, a Magnavox gravou o código básico para o console funcionar (similar ao BIOS de um computador). Cada cartucho de jogo também tinha uma memória ROM, que era onde o jogo estava armazenado.
O gráfico e o som eram gerados por um chip Intel 8244 (ou Intel 8245 na versão europeia do Odyssey), que era um circuito integrado exclusivo, ou seja, especialmente desenvolvido e vendido apenas para a Magnavox.
Como o microcontrolador Intel 8048 tinha um software proprietário gravado internamente pela Magnavox e usava um controlador de áudio e vídeo proprietário, era impossível para outras empresas clonarem o Odyssey (a clonagem poderia ser feita fazendo engenharia reversa do chip Intel 8244 e criando um novo chip com funcionalidades similares, mas copiar o conteúdo da memória ROM do 8048 seria ilegal; até onde nós sabemos, ninguém tentou clonar o Odyssey).
Além disso, o Odyssey tinha 128 bytes de memória RAM estática.
Figura 9: Os principais chips
O chip Intel 8244/8245 tinha uma pequena quantidade de memória RAM que podia armazenar até quatro objetos de vídeo programáveis chamados “sprites”. Cada “sprite” media 8 x 8 pontos, o que significa que cada “sprite" ocupava 64 bits, já que apenas uma cor poderia ser definida por “sprite", dentro de oito cores possíveis (cinza escuro, vermelho, verde, laranja, azul, violeta, cinza claro e branco). Cada “sprite" poderia ser movido livremente na tela, e eles poderiam ser posicionados lado-a-lado para montar objetos maiores do que 8 x 8 pontos.
Este chip também tinha uma memória ROM integrada com 64 objetos (“sprites”) pré-definidos, tais como as letras do alfabeto, símbolos, números e objetos básicos que qualquer um que jogou o Odyssey reconhecerá, já que eles apareceriam em vários jogos diferentes, tais como os objetos “árvore” e “homem”. Desta biblioteca, o Odyssey poderia exibir até 12 objetos ao mesmo tempo. Este é um dos motivos pelo qual vários jogos de Odyssey tinham o mesmo visual. A outra razão era que os jogos normalmente eram desenvolvidos pela mesma pessoa ou grupo (Ed Averett era o principal programador do Odyssey e desenvolveu 24 jogos sozinho), que reutilizavam trechos de código de um jogo em outro.
A tela era dividida em uma matriz de nove colunas por oito linhas, chamada “grade de fundo”, onde cada segmento de cada uma das linhas da grade poderia ser ligado ou desligado. Esta grade foi usada para criar o “labirinto” usado em jogos como “Come-Come!”, “Tartarugas!”, “Macacos Me Mordam!, etc. O console permitia oito cores diferentes para o fundo e para a grade, além de uma configuração de “claro” ou “escuro”, que incluía mais duas cores (azul escuro e verde escuro). As cores disponíveis para a grade eram preta, azul, verde, verde claro, vermelho, violeta, laranja, cinza claro, azul escuro e verde escuro.
O controlador de vídeo dedicado também tinha um sistema de detecção de colisão.
O áudio era produzido pelo registrador de deslocamento de 24 bits integrado no Intel 8244, que poderia usar uma de duas frequências (983 Hz ou 3.933 Hz).
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora