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Por Dentro do Odyssey


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Por Dentro do Odyssey

O Hardware (Cont.)

O Odyssey era baseado em um microcontrolador Intel 8048, membro da família Intel MCS-48. Este microcontrolador era um “computador em um único chip”, equipado com um processador, 1 kB de memória ROM, 64 bytes de memória RAM, um temporizador e um oscilador (gerador de clock), tudo isso dentro de um único chip. A utilização deste microcontrolador barateou a fabricação do Odyssey, já que equipamentos com um processador convencional necessitavam de componentes externos. O microcontrolador Intel 8048 trabalhava a 1,79 MHz e tinha 27 linhas de entrada e saída.

Dentro da memória ROM do Intel 8048, a Magnavox gravou o código básico para o console funcionar (similar ao BIOS de um computador). Cada cartucho de jogo também tinha uma memória ROM, que era onde o jogo estava armazenado.

O gráfico e o som eram gerados por um chip Intel 8244 (ou Intel 8245 na versão europeia do Odyssey), que era um circuito integrado exclusivo, ou seja, especialmente desenvolvido e vendido apenas para a Magnavox.

Como o microcontrolador Intel 8048 tinha um software proprietário gravado internamente pela Magnavox e usava um controlador de áudio e vídeo proprietário, era impossível para outras empresas clonarem o Odyssey (a clonagem poderia ser feita fazendo engenharia reversa do chip Intel 8244 e criando um novo chip com funcionalidades similares, mas copiar o conteúdo da memória ROM do 8048 seria ilegal; até onde nós sabemos, ninguém tentou clonar o Odyssey).

Além disso, o Odyssey tinha 128 bytes de memória RAM estática.

"Odyssey"
Figura 9: Os principais chips

O chip Intel 8244/8245 tinha uma pequena quantidade de memória RAM que podia armazenar até quatro objetos de vídeo programáveis chamados “sprites”. Cada “sprite” media 8 x 8 pontos, o que significa que cada “sprite" ocupava 64 bits, já que apenas uma cor poderia ser definida por “sprite", dentro de oito cores possíveis (cinza escuro, vermelho, verde, laranja, azul, violeta, cinza claro e branco). Cada “sprite" poderia ser movido livremente na tela, e eles poderiam ser posicionados lado-a-lado para montar objetos maiores do que 8 x 8 pontos.

Este chip também tinha uma memória ROM integrada com 64 objetos (“sprites”) pré-definidos, tais como as letras do alfabeto, símbolos, números e objetos básicos que qualquer um que jogou o Odyssey reconhecerá, já que eles apareceriam em vários jogos diferentes, tais como os objetos “árvore” e “homem”. Desta biblioteca, o Odyssey poderia exibir até 12 objetos ao mesmo tempo. Este é um dos motivos pelo qual vários jogos de Odyssey tinham o mesmo visual. A outra razão era que os jogos normalmente eram desenvolvidos pela mesma pessoa ou grupo (Ed Averett era o principal programador do Odyssey e desenvolveu 24 jogos sozinho), que reutilizavam trechos de código de um jogo em outro.

A tela era dividida em uma matriz de nove colunas por oito linhas, chamada “grade de fundo”, onde cada segmento de cada uma das linhas da grade poderia ser ligado ou desligado. Esta grade foi usada para criar o “labirinto” usado em jogos como “Come-Come!”, “Tartarugas!”, “Macacos Me Mordam!, etc. O console permitia oito cores diferentes para o fundo e para a grade, além de uma configuração de “claro” ou “escuro”, que incluía mais duas cores (azul escuro e verde escuro). As cores disponíveis para a grade eram preta, azul, verde, verde claro, vermelho, violeta, laranja, cinza claro, azul escuro e verde escuro.

O controlador de vídeo dedicado também tinha um sistema de detecção de colisão.

O áudio era produzido pelo registrador de deslocamento de 24 bits integrado no Intel 8244, que poderia usar uma de duas frequências (983 Hz ou 3.933 Hz).


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Comentários de usuários

Respostas recomendadas



  • Membro VIP

Parabéns pelo artigo. Ganhei um Odissey, mas ganhei o mesmo usado (sem funcionar) e em 1994 mais ou menos, e nao houve reparacao :(

Em uma das mudancas decidi abrir o mesmo e vi vários chips Intel e fiquei curioso de qual seria o processador, hoje tive a resposta.

Sempre tive curiosidade de ver esse bicho em acao. E na época, o técnico que revisou o meu video-game comentou, que o maior motivo do fracasso dele, era nao permitir jogos de outros vídeo-games, como era o caso dos clones do Atari, que aceitavam jogos do Atari.

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  • Administrador

Olha, o Intellivision eu tenho como comprar aqui via eBay (tanto o I quanto o II), mas os MSX brasileiros eu não tenho acesso daqui. Se quiser me doar ou vender o seu MSX, entre em contato comigo, por favor, pelo email webmaster [arroba] clubedohardware.com.br. Não se esqueça de dizer se é o Hotbit da Sharp ou o Expert da Gradiente. Se alguém tiver aí TK85, TK90X, TK95 e outras velharias, me avise pois tenho interesse para meu museu particular...

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Muito legal Gabriel. Gostei bastante. Estou curioso par ver um Atari desmontado. Foi meu primeiro video game (era da minha irmã). E isso já na era do Mega Drive, Super Nintendo....

Só acho que poderia ter colocado todos os videos em 1 só, seria mais prático pra quem fosse ver (porém, menos para você :D).

Obrigado pelo artigo.

OBS: Putz musica chata aquela da tartaruga, :muro:

kkkk

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Eu também tive um MSX.

No meu ponto de vista, a arquitetura do MSX era muito mais avançada do que a arquitetura do PC (ou IBM-PC como era chamado da época).

Enquanto que na época o PC-XT tinha como som "plics" e "Plocs", 512kb de RAM, monitor fósforo Verde (duas cores:verde claro e verde escuro....rsrs) um MSX 2.0 com Megaram e Memory Mapper poderia chegar a 720Kb de memoria ram, rodava

jogos fantásticos como Metal Gear, Space Mambow, Maze of Galious, Jagur, e outros do "nível" do "Master System". Jogos bem escritos - era incrível o que os programadores conseguiam fazer com míseros 64kb, 128kb, com bons efeitos sonoros, musicas de fundo e gráficos coloridos(MSX 2.0 tinha resolucao de aprox 16 mil cores).

Havia inclusive muitos bons jogos nacionais a citar: Amazonia, Alcatraz, Palhada City, Gruta de Maquiné, entre outros.

Alguns anos depois, com o advento do PC-AT é que os PCs começaram a ter mais cores. É claro que para isso você tinha que pagar algumas centenas de dolares pra comprar uma placa de vídeo e uma placa de som.

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  • Membro VIP

Realmente, um MSX Plus ou Expert viria a calhar. E também tive a honra e o prazer de usar um MSN Plus da Gradiente, foi vendo um amigo programando o bicho em Basic que me motivou a estudar informática, também queria aprender a comandar o computador e hoje estou aqui :)

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Muito bacana este artigo. Nunca imaginei que veria uma análise do Odissey nos dias de hoje.

Eu não tive este videogame. Na época, tinha um Atari 2600 trazido dos EUA, um MSX e um Tandy RadioShack (TRS) 80 Color Computer 2, onde eu e meu irmão inventávamos jogos em Basic. Tudo vindo dos EUA através de um amigo de meu pai que trabalhava na marinha mercante. Eu tinha 9 anos quando comecei a jogar Atari e não parei mais de jogar videogame (hj com 37 anos)

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Adorei a matéria (e a seção). Poderia ser destacado junto com vídeo, processador, redes, etc. Será que futuramente veremos alguma matéria sobre o Sharp X68000?

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Cara, que saudade que deu do meu Atari 2600. Ainda tenho ele por aqui, só não sei aonde minha mãe guardou. :P

Tenho também um Super Nintendo na caixa com tudo original, novinho. Dá gosto ver essas fotos dos cartuchos e tabuleiros e lembrar como as coisas eram bem feitas antigamente, e eram feitas pra durar.

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Gostei muito da matéria, é bom conhecer os consoles pioneiros. Essa modificação do Odissey para gerar imagem em video composto e audio pode ser feita no SNES? Porque eu tenho um SNES funcionando aqui em casa e ele é o modelo mais novo: http://www.gamersace.com/images/SNES-Ver2-System.jpg, que por incrível que pareça não tem essas saídas e muito menos o botão de ejetar cartucho ou reset, a imagem é gerada nos canais 3 ou 4, logo queria fazer essa modificação nele.

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Gostei muito da matéria, é bom conhecer os consoles pioneiros. Essa modificação do Odissey para gerar imagem em video composto e audio pode ser feita no SNES? Porque eu tenho um SNES funcionando aqui em casa e ele é o modelo mais novo: http://www.gamersace.com/images/SNES-Ver2-System.jpg, que por incrível que pareça não tem essas saídas e muito menos o botão de ejetar cartucho ou reset, a imagem é gerada nos canais 3 ou 4, logo queria fazer essa modificação nele.

O meu veio com um cabo que faz isso, parecido com o cabo do PS2, tem o vídeo e os dois canais de áudio. Aparentemente o modulador RF do SNES é externo, podendo conectar ele ou esse cabo que falei naquela saída retangular.

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  • Administrador
Eu também tive um MSX.

No meu ponto de vista, a arquitetura do MSX era muito mais avançada do que a arquitetura do PC (ou IBM-PC como era chamado da época).

Enquanto que na época o PC-XT tinha como som "plics" e "Plocs", 512kb de RAM, monitor fósforo Verde (duas cores:verde claro e verde escuro....rsrs) um MSX 2.0 com Megaram e Memory Mapper poderia chegar a 720Kb de memoria ram, rodava

jogos fantásticos como Metal Gear, Space Mambow, Maze of Galious, Jagur, e outros do "nível" do "Master System". Jogos bem escritos - era incrível o que os programadores conseguiam fazer com míseros 64kb, 128kb, com bons efeitos sonoros, musicas de fundo e gráficos coloridos(MSX 2.0 tinha resolucao de aprox 16 mil cores).

Havia inclusive muitos bons jogos nacionais a citar: Amazonia, Alcatraz, Palhada City, Gruta de Maquiné, entre outros.

Alguns anos depois, com o advento do PC-AT é que os PCs começaram a ter mais cores. É claro que para isso você tinha que pagar algumas centenas de dolares pra comprar uma placa de vídeo e uma placa de som.

Essa é uma visão equivocada, pois você tem que levar em consideração que vivíamos na reserva de mercado e os computadores mais poderosos demoravam pelo menos 5 anos para chegar aqui. Enquanto nós estávamos usando PC XT, nos EUA já existiam computadores baseados no 386... (Os primeiros computadores baseados no 386 foram lançados em 1985 nos EUA). Basta lembrar que o próprio Odyssey foi lançado nos EUA em 1978 mas só foi lançado no Brasil como sendo uma grande novidade em 1983...

Quanto ao número de cores, isso obviamente era uma limitação do monitor usado, não do computador. Mas realmente o MSX vinha com processador de áudio. Mas você podia instalar uma placa de som no PC que dava no mesmo, a questão é que no Brasil não eram vendidas, justamente por conta da reserva de mercado. O MSX era bom mesmo para jogos. Mas era fraco para aplicações profissionais. Já tentou rodar um processador de textos no MSX? Extremamente lento!

Acho que nunca vi um desse,mas me lembro do nome.O teclado alfanumerico servia para alguma coisa ou era só enfeite?

Servia sim, você não viu as fotos e os vídeos? Você pode entrar o nome do jogador, o console vinha com um jogo tipo "forca" e tinha ainda o jogo mais "poderoso" que era o Em Busca dos Anéis Perdidos (fotos no artigo) onde você colocava um mapa sobre o teclado.

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  • Membro VIP

Odissey quem tinha eram meus primos, eu tive nessa época um clone do Atari 2600 da CCE.

Quanto ao MSX, tínhamos na Escola Técnica Federal onde eu estudava um laboratório cheio de Hotbits, todos com drive de disquete, o que era um avanço para a época.

Isso foi em 1988. Tinhamos um grupo extraclasse chamado "Clube de Software" mas passávamos 90% do tempo jogando. Até hoje lembro do Zanac.

Nessa época já existiam PCs e Apple IIe, que eram computadores bem melhores, mas para jogos o MSX era excelente. Tanto que, além de poder ser usado com fita cassete ou disquete, ele tinha uma entrada para cartuchos que nem os de videogame.

Mas discutiremos mais sobre quando sair o artigo sobre o MSX.

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Legal, fiquei surpreso com essa análise, mas gostei bastantem foi uma viagem ao passado bem legal, tive um desses com bastante jogos, mas meus amigos tinham muito mais jogos no atari, pois eram mais fáceis de achar e mais baratos.

MSX eu tive também, muito bom, depois lançaram o plus 2.0 que era um sonho meio distante, mas logo depois vieram os PCs melhores e fiquei fora dessa geração, nunca tive nenhum video game depois do odyssey, até hoje, nenhum, só PC e o PC que eu consegui ganhar da mãe depois do MSX foi um com pentium 166 se não me engano com uma VGA de 32MB de memória que pra época era uma super VGA, todo mundo ficou de cara quando comprei essa máquina, rsss.

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Gostei muito da matéria, é bom conhecer os consoles pioneiros. Essa modificação do Odissey para gerar imagem em video composto e audio pode ser feita no SNES? Porque eu tenho um SNES funcionando aqui em casa e ele é o modelo mais novo: http://www.gamersace.com/images/SNES-Ver2-System.jpg, que por incrível que pareça não tem essas saídas e muito menos o botão de ejetar cartucho ou reset, a imagem é gerada nos canais 3 ou 4, logo queria fazer essa modificação nele.

Cara, o único mod que conheço é o da saída RGB que vi neste site (http://gamesx.com/wiki/doku.php?id=av:snes2rgb). Esse lance do seu console não ter saídas AV foi coisa da Gradiente, infelizmente, porque a versão vendida pela Nintendo of America possui saída multi out.

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:aplausos: Absolutamente incrível essa iniciativa do CDH em fazer essa Reportagem sobre o Odissey ! Parabéns a todos os envolvidos !!!

Pessoalmente foi muito bom ter revivído essa inesquecível memória do meu primeiro "eletrônico" , isso no natal de 1984...

Já não bastasse essa alegria, me animou ainda mais essa :

Mas discutiremos mais sobre quando sair o artigo sobre o MSX.

Aí é só chorar de emoção, ehehehehe.

apesar de que já inventei algo há um tempinho atrás e a imagem já esclarecerá àqueles que Viveram essa época.

MSXPc015.jpg

Aguardando o artigo sobre o MSX... :-BEER

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Gabriel, já que você começou a montar um museu de eletrônicos deixo como sugestão a inclusão do X68000, da Sharp, caso tenha à venda no ebay ou similar (foi vendido só no Japão). Era bem potente pra época em que foi comercializado.

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muito boa a materia deu uma nostalgia, meu primeiro videogame foi um master system 3 que veio com Alex kid na memoria, nunca vi esse Odissey e nen sabia quais eram os jogos e pensar que ali que nasceu Metal Gear Solid que tem ate hoje, tanbem me interressei pra ver esse artigo do msx,parabens Clube do Hardware nota 10 por essa materia.:D

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Achei interessante o artigo sobre o Odyssey. Gostaria apenas de apontar um detalhe: ao contrário do que foi mencionado, existe uma chave comutadora de canal (3 ou 4) embaixo da versão brasileira do console... até tirei o meu da caixa hoje pra conferir isso, pois não me lembrava deste detalhe. Será que só o fabricado no Brasil tinha a tal chave?

Recomendo a quem tem este console guardado ligá-lo de vez em quando, pois ao ficar muito tempo parado ele pode parar de funcionar, mostrando uma tela repleta de caracteres estranhos e borrões ao ligar (algo a ver com os capacitores da placa... já vi isso acontecer em vários deles). Após algumas tentativas (ou deixando algum tempo ligado), ele volta a funcionar normalmente... nessa hora, aproveite os jogos... ;)

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Cara, me dá uma forte emoção lembrar dos tempos antigos de atari e odissey..

Os jogos que marcaram pra mim foram o Hero do Atari, o MoonPatrol do MSX e o Didi na Mina Encantada do Odissey..

Ainda bem que sou um feliz privilegiado de ter vivido essa época..

Alex Kidd e Golden Axe do master system, além do primeiro RPG que joguei, o Phantasy Star, dá muita vontade de voltar no passado..

eu poderia ficar horas falando jogo por jogo de cada videogame, cada fase, cada personagem, tudo detalhado..

pena que hoje só tenho conservado e funcionando o Snes.. Está praticamente zero, e foi mmuiiiiitttoo bem usado, e olha que foi comprado na época de segunda mão.. Ano passado comprei vários cartuchos, um joystick e o cabo AV pra ele, tudo no ebay.. Ainda estou procurando uma boa oferta do Zelda e Rock and Roll Racing, os melhores jogos de video game já criados na minha opnião..

Gostei muito da matéria, é bom conhecer os consoles pioneiros. Essa modificação do Odissey para gerar imagem em video composto e audio pode ser feita no SNES? Porque eu tenho um SNES funcionando aqui em casa e ele é o modelo mais novo: http://www.gamersace.com/images/SNES-Ver2-System.jpg, que por incrível que pareça não tem essas saídas e muito menos o botão de ejetar cartucho ou reset, a imagem é gerada nos canais 3 ou 4, logo queria fazer essa modificação nele.

Você pode comprar o cabo próprio para o SNES.. Comprei o meu no ebay ano passado, junto com alguns jogos, e funciona perfeitamente bem..

No mercado livre, tá por volta dos R$ 6,00

Mercado Livre: Cabo A/V Snes

No Ebay, está por menos de $2 com frete pro Brasil

Ebay: Cable A/V Snes

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  • Membro VIP

no msx eu jogava o yayama, um jogo de luta, até que estragou o disquete. Eu tinha um drive de disquete com um cartucho. Ligava, dava boot, daí aparecia "microsol tecnologia 1986" e lia o drive. Queimou algum tempo depois

o odissey eu não vivi. Vivi o atari 2600, o cce (que era o atary em "dificulty B") e dali por diante. Eu tenho um primo que tem "toda essa história" dos vídeo games e deve ter eles funcionando ainda. não sei se o odissey, mas vou ver com ele

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